Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vítor de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/580
Resumo: Apesar de uma das tendências da investigação do campo da “Educação para os Media” ir no sentido da criação de um quadro conceptual operatório para a literacia mediática, não existe um conceito agregador para definir esta área. Há várias denominações que aparentemente pretendem significar a mesma coisa. Com este artigo pretende-se responder à pergunta: por que é que não existe uma única definição para designar “Educação para os Media”? Para além disso, espera-se contribuir com um quadro explicativo para a existência dessa situação, avançando-se com eventuais razões para isso. Pretende-se, também, observar se isso configura um eventual constrangimento para que o campo se afirme em termos de investigação.
id RCAP_44b5eb573e093dce5d6e43dc9fde077c
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”media educationdispersion of namesreasonsconstraintsjustificationseducação para os mediadispersão de denominaçõesrazõesconstrangimentosjustificaçõesApesar de uma das tendências da investigação do campo da “Educação para os Media” ir no sentido da criação de um quadro conceptual operatório para a literacia mediática, não existe um conceito agregador para definir esta área. Há várias denominações que aparentemente pretendem significar a mesma coisa. Com este artigo pretende-se responder à pergunta: por que é que não existe uma única definição para designar “Educação para os Media”? Para além disso, espera-se contribuir com um quadro explicativo para a existência dessa situação, avançando-se com eventuais razões para isso. Pretende-se, também, observar se isso configura um eventual constrangimento para que o campo se afirme em termos de investigação.Although one of the investigation trends in “Media Education” go towards the creation of a conceptual framework for media literacy surgery, there isn’t an aggregate concept to define this area. There are several denominations who apparently intended to mean the same thing. With this article it is intended to answer the question: Why isn’t there a single definition to describe “Media Education”? In addition, it is also expected to contribute to an explanatory framework for the existence of this situation, moving forward with any reasons. The aim is also to observe if it sets up a potential embarrassment for the field is stated in terms of research.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/580oai:revues.org:cp/580porurn:doi:10.4000/cp.580http://journals.openedition.org/cp/580Sousa, Vítor deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:40Zoai:revues.org:cp/580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:30.824427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
title Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
spellingShingle Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
Sousa, Vítor de
media education
dispersion of names
reasons
constraints
justifications
educação para os media
dispersão de denominações
razões
constrangimentos
justificações
title_short Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
title_full Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
title_fullStr Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
title_full_unstemmed Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
title_sort Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”
author Sousa, Vítor de
author_facet Sousa, Vítor de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vítor de
dc.subject.por.fl_str_mv media education
dispersion of names
reasons
constraints
justifications
educação para os media
dispersão de denominações
razões
constrangimentos
justificações
topic media education
dispersion of names
reasons
constraints
justifications
educação para os media
dispersão de denominações
razões
constrangimentos
justificações
description Apesar de uma das tendências da investigação do campo da “Educação para os Media” ir no sentido da criação de um quadro conceptual operatório para a literacia mediática, não existe um conceito agregador para definir esta área. Há várias denominações que aparentemente pretendem significar a mesma coisa. Com este artigo pretende-se responder à pergunta: por que é que não existe uma única definição para designar “Educação para os Media”? Para além disso, espera-se contribuir com um quadro explicativo para a existência dessa situação, avançando-se com eventuais razões para isso. Pretende-se, também, observar se isso configura um eventual constrangimento para que o campo se afirme em termos de investigação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/580
oai:revues.org:cp/580
url http://journals.openedition.org/cp/580
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.580
http://journals.openedition.org/cp/580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130598987530240