Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Margarida M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31013
Resumo: Este trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora.
id RCAP_44d170298aa59c6c43476130b8a3d80d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensinoEducação em valoresEnsino à distância1.º ciclo do ensino básicoInvestigação-açãoTecnologia digital no ensinoEste trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-03-24T15:27:59Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31013por10.17346/se.vol29.395Pinto, Ana Catarina FerreiraMarques, Margarida M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:52Zoai:ria.ua.pt:10773/31013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:59.115008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
title Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
spellingShingle Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
Pinto, Ana Catarina Ferreira
Educação em valores
Ensino à distância
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Tecnologia digital no ensino
title_short Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
title_full Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
title_fullStr Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
title_full_unstemmed Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
title_sort Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
author Pinto, Ana Catarina Ferreira
author_facet Pinto, Ana Catarina Ferreira
Marques, Margarida M.
author_role author
author2 Marques, Margarida M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Catarina Ferreira
Marques, Margarida M.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em valores
Ensino à distância
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Tecnologia digital no ensino
topic Educação em valores
Ensino à distância
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Tecnologia digital no ensino
description Este trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-03-24T15:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31013
url http://hdl.handle.net/10773/31013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17346/se.vol29.395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137684821639168