Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31013 |
Resumo: | Este trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora. |
id |
RCAP_44d170298aa59c6c43476130b8a3d80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensinoEducação em valoresEnsino à distância1.º ciclo do ensino básicoInvestigação-açãoTecnologia digital no ensinoEste trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-03-24T15:27:59Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31013por10.17346/se.vol29.395Pinto, Ana Catarina FerreiraMarques, Margarida M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:52Zoai:ria.ua.pt:10773/31013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:59.115008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
title |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
spellingShingle |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino Pinto, Ana Catarina Ferreira Educação em valores Ensino à distância 1.º ciclo do ensino básico Investigação-ação Tecnologia digital no ensino |
title_short |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
title_full |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
title_fullStr |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
title_full_unstemmed |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
title_sort |
Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino |
author |
Pinto, Ana Catarina Ferreira |
author_facet |
Pinto, Ana Catarina Ferreira Marques, Margarida M. |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Margarida M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Catarina Ferreira Marques, Margarida M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em valores Ensino à distância 1.º ciclo do ensino básico Investigação-ação Tecnologia digital no ensino |
topic |
Educação em valores Ensino à distância 1.º ciclo do ensino básico Investigação-ação Tecnologia digital no ensino |
description |
Este trabalho diz respeito a um processo formativo desenvolvido no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Aveiro (Portugal). Emergiu a partir de situações observadas no contexto educativo onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, que suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 provocou o encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), tendo fomentado a transição para o Ensino a Distância. Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação desenvolvido e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo de uma futura professora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-03-24T15:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31013 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.17346/se.vol29.395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137684821639168 |