Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andreia Helena Nóbrega
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1075
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizou-se o presente relatório de estágio, de modo crítico e reflexivo, com base nos conhecimentos científicos adquiridos ao longo da formação e nas experiências ocasionadas em contexto de estágio. No decurso da ação educativa privilegiou-se uma pedagogia centrada na criança, onde esta possui um papel ativo na construção do seu conhecimento. Importa referir, que as estratégias adotadas surgiram tendo em conta os interesses e necessidades das crianças, identificados a partir da observação participante, e consequente reflexão sobre as inferências obtidas. Neste sentido, dá-se enfoque ao papel da Investigação-Ação neste processo, permitindo assim, o reajustamento e aperfeiçoamento das práticas educativas. Nesta linha, o papel da estagiária passou por criar condições que atendessem às particularidades de cada criança, favorecendo a criação de um ambiente estimulante e significativo, onde participam todos os agentes educativos em prol do desenvolvimento integral dos educandos. A participação das famílias e restante comunidade educativa, nos projetos desenvolvidos, contribuiu para o estreitar de relações, indispensáveis para uma dinâmica e gestão melhorada do processo educativo.
id RCAP_44d8d7bbb5e1321c1dceaa5c68ef4f79
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da NazaréEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEstágio pedagógicoReflexãoAprendizagemInvestigação-açãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizou-se o presente relatório de estágio, de modo crítico e reflexivo, com base nos conhecimentos científicos adquiridos ao longo da formação e nas experiências ocasionadas em contexto de estágio. No decurso da ação educativa privilegiou-se uma pedagogia centrada na criança, onde esta possui um papel ativo na construção do seu conhecimento. Importa referir, que as estratégias adotadas surgiram tendo em conta os interesses e necessidades das crianças, identificados a partir da observação participante, e consequente reflexão sobre as inferências obtidas. Neste sentido, dá-se enfoque ao papel da Investigação-Ação neste processo, permitindo assim, o reajustamento e aperfeiçoamento das práticas educativas. Nesta linha, o papel da estagiária passou por criar condições que atendessem às particularidades de cada criança, favorecendo a criação de um ambiente estimulante e significativo, onde participam todos os agentes educativos em prol do desenvolvimento integral dos educandos. A participação das famílias e restante comunidade educativa, nos projetos desenvolvidos, contribuiu para o estreitar de relações, indispensáveis para uma dinâmica e gestão melhorada do processo educativo.Sousa, Maria da Conceição Figueira deDigitUMaAndrade, Andreia Helena Nóbrega2016-03-27T01:00:11Z2013-10-21T00:00:00Z2013-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:46.907826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
title Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
spellingShingle Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
Andrade, Andreia Helena Nóbrega
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio pedagógico
Reflexão
Aprendizagem
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
title_full Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
title_fullStr Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
title_full_unstemmed Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
title_sort Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e da Nazaré
author Andrade, Andreia Helena Nóbrega
author_facet Andrade, Andreia Helena Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria da Conceição Figueira de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andreia Helena Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio pedagógico
Reflexão
Aprendizagem
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio pedagógico
Reflexão
Aprendizagem
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizou-se o presente relatório de estágio, de modo crítico e reflexivo, com base nos conhecimentos científicos adquiridos ao longo da formação e nas experiências ocasionadas em contexto de estágio. No decurso da ação educativa privilegiou-se uma pedagogia centrada na criança, onde esta possui um papel ativo na construção do seu conhecimento. Importa referir, que as estratégias adotadas surgiram tendo em conta os interesses e necessidades das crianças, identificados a partir da observação participante, e consequente reflexão sobre as inferências obtidas. Neste sentido, dá-se enfoque ao papel da Investigação-Ação neste processo, permitindo assim, o reajustamento e aperfeiçoamento das práticas educativas. Nesta linha, o papel da estagiária passou por criar condições que atendessem às particularidades de cada criança, favorecendo a criação de um ambiente estimulante e significativo, onde participam todos os agentes educativos em prol do desenvolvimento integral dos educandos. A participação das famílias e restante comunidade educativa, nos projetos desenvolvidos, contribuiu para o estreitar de relações, indispensáveis para uma dinâmica e gestão melhorada do processo educativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21T00:00:00Z
2013-10-21T00:00:00Z
2016-03-27T01:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1075
url http://hdl.handle.net/10400.13/1075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129907686539264