Magia e encantamento no Islâ: Amuletos e prática religiosa popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30836 |
Resumo: | Práticas mágicas são produtos religiosos semióticos e semanticamente sincréticos, articuladas com aspectos específicos das práticas religiosas populares. No Islamismo, a magia se manifesta por meio de amuletos e talismãs, contendo os nomes de Deus e trechos do Alcorão. O objetivo deste artigo é delimitar práticas mágicas muçulmanas. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas plataformas LILACS, Google Scholar e Scielo e nos registros de museus. Foram encontrados dados que revelam que o mal é representado de acordo com o imaginário de cada cultura e a ideia de mal no Islamismo, Deus é bondoso e soberano em tudo, predestinando a vida dos seres humanos e do mundo. Não há mal que se sobressaia ou se iguale a Ele, pois Ele é tudo que é e tudo o que não é. Os elementos mágicos mais recorrentes foram amuletos, anéis, a Mão de Fátima, além da forma do hexagrama e do pentagrama. Identificou-se as ideias de que Deus é o único capaz de abençoar ou livrar os seres humanos. O mal cumpre um papel na organização do mundo e existe porque Deus permite. Todos os desejos e orações são direcionados para Allah, e amuletos são usados para fortalecer as súplicas e o amor a Deus. Os amuletos têm diferentes padrões culturais e as frases do Alcorão são comuns neles. |
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Magia e encantamento no Islâ: Amuletos e prática religiosa popularMagiaEncantamentoIslamismoAmuletosPopularPráticas mágicas são produtos religiosos semióticos e semanticamente sincréticos, articuladas com aspectos específicos das práticas religiosas populares. No Islamismo, a magia se manifesta por meio de amuletos e talismãs, contendo os nomes de Deus e trechos do Alcorão. O objetivo deste artigo é delimitar práticas mágicas muçulmanas. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas plataformas LILACS, Google Scholar e Scielo e nos registros de museus. Foram encontrados dados que revelam que o mal é representado de acordo com o imaginário de cada cultura e a ideia de mal no Islamismo, Deus é bondoso e soberano em tudo, predestinando a vida dos seres humanos e do mundo. Não há mal que se sobressaia ou se iguale a Ele, pois Ele é tudo que é e tudo o que não é. Os elementos mágicos mais recorrentes foram amuletos, anéis, a Mão de Fátima, além da forma do hexagrama e do pentagrama. Identificou-se as ideias de que Deus é o único capaz de abençoar ou livrar os seres humanos. O mal cumpre um papel na organização do mundo e existe porque Deus permite. Todos os desejos e orações são direcionados para Allah, e amuletos são usados para fortalecer as súplicas e o amor a Deus. Os amuletos têm diferentes padrões culturais e as frases do Alcorão são comuns neles.Magical practices are religious products that are semiotic and semantically syncretic, and are intertwined with specific aspects of popular religious practices. In Islam, magic is manifested through the use of amulets and talismans, which contain the names of God and excerpts from the Koran. The purpose of this article is to delimit Muslim magical practices, which have been studied through a bibliographic review conducted on the LILACS, Google Scholar, and Scielo platforms, as well as through museum records. Our findings reveal that the representation of evil varies according to the imagination of each culture. In Islam, God is kind and sovereign in everything, predestining the lives of human beings and the world. There is no evil that can excel or equal Him, for He is everything that is and everything that is not. Among the most recurrent magical elements in Islamic practices are amulets, rings, the Hand of Fatima, the hexagram, and the pentagram. The ideas that God is the only one able to bless or deliver human beings were identified. Evil plays a role in organizing the world and exists because God allows it. All wishes and prayers are directed towards Allah, and amulets are used to strengthen supplications and love of God. Amulets have different cultural patterns, and Quranic phrases are common in them.Núcleo de Pesquisa em Religião2024-02-05T13:13:27Z2023-01-01T00:00:00Z20232024-02-05T13:12:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30836por2317-368810.5380/rt.v12i1.90960Martins, N.Torres, M.Guimarães, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:17:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:28.608521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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