O ENCONTRO ENTRE O ÓCIO E A CULTURA: Reflexões sobre o ócio criativo desde a investigação empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuenca Cabeza, Manuel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cuenca Amigo, Macarena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rlec.22
Resumo: O ócio é um setor significativo pela sua importância económica e a sua incidência no bem-estar ou nos estilos de vida atuais. O desfrute da cultura, como decisão pessoal do sujeito que a experiencia, também é considerado ócio; mas nem a cultura como facto humano é toda ócio, nem o ócio é todo cultura. O artigo estuda o encontro entre ambos os conceitos a partir da ideia de ócio criativo e os dados que são obtidos da investigação empírica. Desde um ponto de vista humanista, a relação ócio-cultura tem um dos seus grandes referentes no ócio criativo, que vem a ser a realização atual do conceito de ócio herdado da cultura clássica. O desenvolvimento do tema é baseado na análise do estudo sobre Atividades Culturais em Espanha 2010-11 e de dados referidos em duas investigações concretas, realizadas no Instituto de Estudos de Ócio da Universidade de Deusto, Bilbau (Espanha): uma sobre as práticas e experiências de ócio na Região Autónoma do País Basco e outra focada na Experiência de Ócio em pessoas que praticam um ócio consolidado. Entre as conclusões destaca-se o desequilíbrio que existe entre a cultura da receção e a sua vertente criativa, pelo que se torna necessário diferenciar entre práticas de ócio associadas a uma visão ampla do ócio humanista, e práticas culturais, cujo significado se tem vindo a reduzir ao consumo das chamadas indústrias culturais. Mesmo assim, é evidente que há um amplo leque de confluência e, em ambos os casos, é possível diferenciar as duas vertentes, criação e recriação, como âmbitos diferenciados da mesma realidade.
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spelling O ENCONTRO ENTRE O ÓCIO E A CULTURA: Reflexões sobre o ócio criativo desde a investigação empíricaLEISURE STUDIES AND CULTURE: Reflections on Creative Leisure from an Empirical Research PerspectiveArtigos temáticosO ócio é um setor significativo pela sua importância económica e a sua incidência no bem-estar ou nos estilos de vida atuais. O desfrute da cultura, como decisão pessoal do sujeito que a experiencia, também é considerado ócio; mas nem a cultura como facto humano é toda ócio, nem o ócio é todo cultura. O artigo estuda o encontro entre ambos os conceitos a partir da ideia de ócio criativo e os dados que são obtidos da investigação empírica. Desde um ponto de vista humanista, a relação ócio-cultura tem um dos seus grandes referentes no ócio criativo, que vem a ser a realização atual do conceito de ócio herdado da cultura clássica. O desenvolvimento do tema é baseado na análise do estudo sobre Atividades Culturais em Espanha 2010-11 e de dados referidos em duas investigações concretas, realizadas no Instituto de Estudos de Ócio da Universidade de Deusto, Bilbau (Espanha): uma sobre as práticas e experiências de ócio na Região Autónoma do País Basco e outra focada na Experiência de Ócio em pessoas que praticam um ócio consolidado. Entre as conclusões destaca-se o desequilíbrio que existe entre a cultura da receção e a sua vertente criativa, pelo que se torna necessário diferenciar entre práticas de ócio associadas a uma visão ampla do ócio humanista, e práticas culturais, cujo significado se tem vindo a reduzir ao consumo das chamadas indústrias culturais. Mesmo assim, é evidente que há um amplo leque de confluência e, em ambos os casos, é possível diferenciar as duas vertentes, criação e recriação, como âmbitos diferenciados da mesma realidade.Leisure is a significant sector because of its economic importance and its impact on well-being or on current lifestyles. The enjoyment of culture, as a personal decision of the subject that experiences it, is also considered leisure; but neither culture as human production is all leisure, nor is leisure all culture. This article examines the encounter between both concepts from the idea of creative leisure and data obtained from empirical research. From a humanistic approach, one of the great exponents of the relationship between leisure and culture is creative leisure, which has become the current embodiment of the concept of leisure inherited from classical culture. The development of the subject is based on the analysis of the study on Cultural Activities in Spain 2010-11, as well as data relating to two specific researches, conducted at the Institute of Leisure Studies at the University of Deusto, Bilbao (Spain): one on the practices and experiences of leisure in the Autonomous Community of the Basque Country and the other focused on the Experience of Leisure in people who practice a consolidated leisure. From among the conclusions, we highlight the imbalance between the culture of reception and its creative aspect, which makes it necessary to differentiate between leisure practices associated with a broad vision of humanistic leisure and cultural practices whose meaning has been reduced to the consumption of so-called cultural industries. Still, it is evident that there is a wide range of confluence and, in both cases, it is possible to differentiate the two aspects, creation and re-creation, as different scopes of the same reality.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2013-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.22por2183-08862184-0458Cuenca Cabeza, ManuelCuenca Amigo, Macarenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:07Zoai:journals.uminho.pt:article/1739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:13.552497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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