A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1385
Resumo: A ideia de formar o cidadão tem por objetivo a sua ação participativa na sociedade, através de aquisição de valores. É este o papel da educação na formação do cidadão. O autor aborda três pontos fulcrais sobre a cidadania na diversidade cultural atual: a cidadania constitui uma aprendizagem moral e cívica promovida pela escola no processo de socialização dos indivíduos e na convivencialidade; a escola transmite uma cultura específica (escolar e social), adequando o individuo na comunidade, ensinando-lhe normas e pautas de comportamento adequadas à sua autonomia (pessoal, social); a escola como espaço de convivência (pedagogia da convivência) e de inserção (formação cívica) num contexto plural e intercultural da sociedade (inclusão) democrática. De fato, a escola com as suas parcerias (socioeducativas) promove aprendizagens para a socialização e cidadania, abrindo-se à comunidade com projetos, programas e ações, articuladas ou integradas no projeto educativo. (Utilidade social comunitária), de modo a despertar no cidadão valores que o enobrecem na participação e responsabilidade na vida.
id RCAP_451180b74790c845e6f41145cdc3c794
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade culturalCidadaniaDiversidade culturalAprendizagem cívicaAprendizagem ético-moralAprender a conviverPedagogia da convivênciaCultura socialCultura comunitáriaA ideia de formar o cidadão tem por objetivo a sua ação participativa na sociedade, através de aquisição de valores. É este o papel da educação na formação do cidadão. O autor aborda três pontos fulcrais sobre a cidadania na diversidade cultural atual: a cidadania constitui uma aprendizagem moral e cívica promovida pela escola no processo de socialização dos indivíduos e na convivencialidade; a escola transmite uma cultura específica (escolar e social), adequando o individuo na comunidade, ensinando-lhe normas e pautas de comportamento adequadas à sua autonomia (pessoal, social); a escola como espaço de convivência (pedagogia da convivência) e de inserção (formação cívica) num contexto plural e intercultural da sociedade (inclusão) democrática. De fato, a escola com as suas parcerias (socioeducativas) promove aprendizagens para a socialização e cidadania, abrindo-se à comunidade com projetos, programas e ações, articuladas ou integradas no projeto educativo. (Utilidade social comunitária), de modo a despertar no cidadão valores que o enobrecem na participação e responsabilidade na vida.Instituto Politécnico de BragançaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2012-07-27T11:08:21Z2009-042009-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1385porMARTINS, Ernesto (2009) - A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Bragança, 30 de Abril a 2 de Maio : atas. ISBN 978-972-745-102-9. p. 1-13.978-972-745-102-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:50.780863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
title A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
spellingShingle A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
Martins, Ernesto Candeias
Cidadania
Diversidade cultural
Aprendizagem cívica
Aprendizagem ético-moral
Aprender a conviver
Pedagogia da convivência
Cultura social
Cultura comunitária
title_short A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
title_full A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
title_fullStr A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
title_full_unstemmed A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
title_sort A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Diversidade cultural
Aprendizagem cívica
Aprendizagem ético-moral
Aprender a conviver
Pedagogia da convivência
Cultura social
Cultura comunitária
topic Cidadania
Diversidade cultural
Aprendizagem cívica
Aprendizagem ético-moral
Aprender a conviver
Pedagogia da convivência
Cultura social
Cultura comunitária
description A ideia de formar o cidadão tem por objetivo a sua ação participativa na sociedade, através de aquisição de valores. É este o papel da educação na formação do cidadão. O autor aborda três pontos fulcrais sobre a cidadania na diversidade cultural atual: a cidadania constitui uma aprendizagem moral e cívica promovida pela escola no processo de socialização dos indivíduos e na convivencialidade; a escola transmite uma cultura específica (escolar e social), adequando o individuo na comunidade, ensinando-lhe normas e pautas de comportamento adequadas à sua autonomia (pessoal, social); a escola como espaço de convivência (pedagogia da convivência) e de inserção (formação cívica) num contexto plural e intercultural da sociedade (inclusão) democrática. De fato, a escola com as suas parcerias (socioeducativas) promove aprendizagens para a socialização e cidadania, abrindo-se à comunidade com projetos, programas e ações, articuladas ou integradas no projeto educativo. (Utilidade social comunitária), de modo a despertar no cidadão valores que o enobrecem na participação e responsabilidade na vida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04
2009-04-01T00:00:00Z
2012-07-27T11:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1385
url http://hdl.handle.net/10400.11/1385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2009) - A escola como espaço educativo e de cidadania na diversidade cultural. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Bragança, 30 de Abril a 2 de Maio : atas. ISBN 978-972-745-102-9. p. 1-13.
978-972-745-102-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130786902835200