Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/525 |
Resumo: | O presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada. De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo. Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios. |
id |
RCAP_451740ee9c6cb3fff13be817827963f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de formaçãoCompetênciasAvaliaçãoReflexãoEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Centro de Ciências SociaisO presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada. De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo. Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios.Universidade da MadeiraLopes, Hélder ArsénioCorreia, Ana LuisaDigitUMaGonçalves, Lisa Raquel dos Santos2014-01-21T15:57:18Z20122014-01-21T00:00:00Z2014-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:14.153404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
spellingShingle |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos Estágio pedagógico Educação física Processo de formação Competências Avaliação Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_fullStr |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_sort |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
author |
Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos |
author_facet |
Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Hélder Arsénio Correia, Ana Luisa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Processo de formação Competências Avaliação Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Processo de formação Competências Avaliação Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada. De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo. Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-01-21T15:57:18Z 2014-01-21T00:00:00Z 2014-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129902802272256 |