O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Teresa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Resumo: Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
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spelling O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do AlgarveEstudantes não-tradicionaisEnsino SuperiorProcesso de BolonhaDissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012A introdução do Processo de Bolonha nas universidades portuguesas trouxe mudanças significativas no mundo académico, nomeadamente a maioria das licenciaturas passou de quatro ou cinco anos para apenas três, aumentou a oferta de mestrados e pós-graduações e, mais recentemente, registou-se um boom quanto ao número de inscrições em cursos pós-laborais por parte de alunos “Maiores de 23 anos”, designados, pela literatura da especialidade, de estudantes “não-tradicionais”. Através da utilização de uma metodologia quantitativa e qualitativa pretendemos caracterizar os estudantes maiores de 23 anos da Universidade do Algarve, sob diversos pontos de vista – económico, social, cultural, uma vez que as investigações no âmbito desta matéria são ainda muito escassas em Portugal. Por esta razão tornou-se fundamental caracterizar e traçar um perfil do estudante adulto: conhecer os principais motivos que os levaram a regressar aos estudos e compreender a qualidade dos processos de aprendizagem, a estrutura e o clima organizacional vivido na Universidade do Algarve. Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivos - de ordem pessoal, social e profissional. Os sujeitos da investigação, apesar de identificarem alguns aspetos positivos relativamente ao regime de acesso e ao processo de adaptação e de integração, sublinham alguns obstáculos, como a conciliação entre o trabalho e a família e dificuldades para responderem às exigências académicas dos cursos que frequentam. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes M23 da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica.Quintas, HelenaSapientiaGonçalves, Teresa2013-11-14T18:46:15Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:09Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:46.568024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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