Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Filipa Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/19564
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_453ada63f9ee0e9b69435300f23e0340
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária374.8Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório resulta de um amplo trabalho de intervenção levado a cabo com a população da terceira idade em situação de institucionalização numa entidade sem fins lucrativos. Neste sentido, podemos encontrar no relatório o percurso realizado desde a inserção na comunidade até ao momento da avaliação final do projecto. Este está sustentado nos princípios da elaboração de projectos de intervenção comunitária onde se define estratégias, objectivos, finalidades, actividades, formas de avaliação e se reflecte sobre as acções realizadas. Nas páginas deste trabalho procura-se demonstrar a importância do trabalho com a terceira idade institucionalizada ao nível da ocupação dos tempos livres, os resultados desse mesmo trabalho, o perfil necessário para o trabalho com esta população e as áreas de actividades exploradas. Neste tipo de trabalho, é-nos exigido enquanto profissionais uma prática reflexiva que possibilita ver para além dos resultados verificáveis pelos instrumentos quantitativos e concluir que este trabalho é um ciclo sem fim e que os resultados deste projecto ultrapassam as nossas barreiras de intervenção na medida em que se relaciona com as actuações de outros profissionais e integra um projecto global. É neste percurso de intervenção que nasce um conjunto de temas e referenciais teóricos que sustentam e validam o nosso trabalho e que abrem novas possibilidades de investigação para o profissional. Deste modo, seleccionamos questões teóricas relevantes para este trabalho, focando os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do processo do envelhecimento, a problemática educacional da terceira idade, as possibilidades de acção no campo da intervenção comunitária e da animação numa perspectiva de educação ao longo da vida e o nosso papel enquanto agentes de intervenção. De forma geral, com a implementação deste projecto, concluímos que cumprimos os nossos objectivos.The present report is the result of a comprehensive intervention work carried out with the elderly population in situation of institutionalization. In this way, we can find in this report, the journey from the first contact with the community till the final evaluation moment of this project. This report is based on the principles of development of community intervention projects, defining strategies, objectives, goals, activities, forms of assessment and reflecting on the actions taken. The pages of this work are intended to demonstrate the importance of working with third-age institutionalized at the level of occupation of leisure time, the results of this work, the profile needed for working with this population and areas of activity explored. In this type of work is required of us as professionals, a reflective practice that allows us to see beyond the results verified by quantitative instruments and conclude that this work is an endless cycle and that its results are influenced by the practices of other professionals, integrating a global project. In this work there is a range of issues and theoretical frameworks that support and validate our work and open up new research possibilities for the professional. Thus, we select theoretical issues relevant to this work, focusing on biological, social and psychological aspects of the aging process, the educational problem of elderly, the possibilities for action in the field of community intervention and animation within a perspective of lifelong education and our role as agents of intervention. In general, we believe that we achieved our aims, in particular in improving the quality of life of the institutionalized population.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoSilva, Marta Filipa Duarte20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/19564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:01.143865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
title Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
spellingShingle Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
Silva, Marta Filipa Duarte
374.8
title_short Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
title_full Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
title_fullStr Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
title_full_unstemmed Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
title_sort Recolorindo vidas: desenvolvimento humano e intervenção comunitária
author Silva, Marta Filipa Duarte
author_facet Silva, Marta Filipa Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Filipa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv 374.8
topic 374.8
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/19564
url https://hdl.handle.net/1822/19564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132514020753408