Artes e artistas do Estuque de Viana do Castelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ramiro Moreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2198
Resumo: Esta investigação de Mestrado teve como principal finalidade pesquisar a arte da estucaria e as narrativas de artistas estucadores do litoral norte de Viana do Castelo, especificamente da zona de Carreço. Optou-se pelo recurso ao método etnográfico, por ser o que melhor permitia recolher informação através de testemunhos de estucadores de gerações diversificadas, sobre os problemas que limitam o funcionamento da arte de estucar. O estudo identificou respostas imaginativas e inovadoras de proteção, para garantir a continuidade da profissão no âmbito das artes decorativas, tendo por base a observação, as entrevistas, os registos audiovisuais e as notas de campo no diário. Os resultados obtidos permitem reforçar a ideia de que não existiam estudos metodológicos relacionados com as histórias de vida de gerações de estucadores da zona de Carreço. Apesar da maioria das publicações sobre a estucaria que circulam, revelarem o talento e a capacidade criativa de quem as criou, como no caso dos vários artistas dessa comunidade por nós entrevistados, acabam por transmitir, imensas vezes, a debilidade que decorre da falta de uma metodologia adequada a esse mesmo desenho. Face à crescente abertura e ao aumento da exigência cultural que se está a materializar atualmente, os profissionais destas tradições têm cada vez mais necessidade dele se verem apoiados na concetualização, realização e produção desta arte, cada vez mais diversificada e sofisticada. Como resultados reitera-se o princípio de igual dignidade de todas as culturas, e a necessidade de adotar medidas preventivas para o reconhecimento, a defesa, a promoção e a proteção das culturas tradicionais, reconhecendo o direito que as comunidades locais possuem sobre os benefícios decorrentes da utilização de seus conhecimentos e tecnologias tradicionais. Conclui-se que esta comunidade é possuidora de um património cultural que é indispensável promover e proteger e que está dotada de grande riqueza cultural, que, por um lado é muito importante para a comunidade, pelo impacto cultural e económico que pode ter na sua vida e por outro lado, pela constatação crescente de uma maior consciência por parte dos agentes políticos e educativos para as questões da sua preservação e divulgação na escola e na comunidade. No entanto conclui-se que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo funcione de forma verdadeira e sustentada.
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Apesar da maioria das publicações sobre a estucaria que circulam, revelarem o talento e a capacidade criativa de quem as criou, como no caso dos vários artistas dessa comunidade por nós entrevistados, acabam por transmitir, imensas vezes, a debilidade que decorre da falta de uma metodologia adequada a esse mesmo desenho. Face à crescente abertura e ao aumento da exigência cultural que se está a materializar atualmente, os profissionais destas tradições têm cada vez mais necessidade dele se verem apoiados na concetualização, realização e produção desta arte, cada vez mais diversificada e sofisticada. Como resultados reitera-se o princípio de igual dignidade de todas as culturas, e a necessidade de adotar medidas preventivas para o reconhecimento, a defesa, a promoção e a proteção das culturas tradicionais, reconhecendo o direito que as comunidades locais possuem sobre os benefícios decorrentes da utilização de seus conhecimentos e tecnologias tradicionais. Conclui-se que esta comunidade é possuidora de um património cultural que é indispensável promover e proteger e que está dotada de grande riqueza cultural, que, por um lado é muito importante para a comunidade, pelo impacto cultural e económico que pode ter na sua vida e por outro lado, pela constatação crescente de uma maior consciência por parte dos agentes políticos e educativos para as questões da sua preservação e divulgação na escola e na comunidade. No entanto conclui-se que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo funcione de forma verdadeira e sustentada.The main aim of this MA study was to investigate the art and narratives of stucco artists from Viana do Castelo’s northern coast, in particular from those around (the village of) Carreço.The ethnographic method was selected for being the best for gathering data, about the problems that limit this art, through the use of oral testimonies provided by different generations of stucco workers. The study identified imaginative and innovative responses towards protection to ensure the continuity of the profession in the field of decorative arts. These were underpinned by observation, interviews, audiovisual records and fieldnotes research tools. The findings reinforced the idea that there were no qualitative studies about the life stories of stucco artists in the area of Carreço. Although most of the publications about stucco reveal the talent and creative skills of those who created them, as was the case of the various interviewees of this community, the fact is that such studies end up transmitting deep weaknesses that result from the lack of an appropriate methodology. Due to the increasing openness and cultural demand, professionals of these traditions need support in the conceptualisation, realisation and production of this art, which is becoming increasingly more diversified and sophisticated. As a result, the principle of equal dignity of all cultures is reiterated and the demand to implement preventive measures to recognise, defend, promote as well as to protect traditional cultures. It is also recognised the right local communities have over the benefits resulting from the use of their traditional knowledge and technologies. It is concluded that this community has a cultural heritage that needs to be promoted and protected. On the one hand it is very important for the community, for the cultural and economic impact it may have on their lives, and on the other hand, for the growing awareness of political and educational agents in matters of preservation and dissemination at both school and community level. Finally, it should be said that there is still a long way to go before this art can develop in a true and sustained manner.2019-05-23T10:41:09Z2019-03-27T00:00:00Z2019-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2198TID:202248119porAraújo, Ramiro Moreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.830021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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