Quais os Fatores de Stresse que contribuem para o Burnout? – A Perspetiva dos estudantes de Medicina e Medicina Dentária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marta Cristina Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102360
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling Quais os Fatores de Stresse que contribuem para o Burnout? – A Perspetiva dos estudantes de Medicina e Medicina DentáriaSTRESS FACTORS THAT CONTRIBUTE TO BURNOUT- MEDICINE AND DENTAL MEDICINE STUDENTS´ PERSPECTIVEFatores de stresseBurnoutEstudantes de MedicinaEstudantes de Medicina DentáriaStress factorsBurnoutMedical StudentsDental Medical StudentsTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: O burnout afeta cerca de 35% dos estudantes de medicina, sendo mais elevado nestes do que na população em geral. A nova versão validada do Inventário Fontes de Stresse Académico no Curso de Medicina (IFSAM), avalia presença e intensidade de fatores de stresse académico nos estudantes de medicina em sete fatores: Exigências do curso/EC, Exigências humanas/EH, Estilo de vida/EV, Competição académica/CA, Adaptação académica/AA, Falta de interesse/FI e fatores de stresse relacionados com a COVID-19/COVID-19.Objetivo: O presente estudo pretende identificar os fatores de stresse académico mais frequentes nos estudantes de medicina e medicina dentária e analisar se e quais os fatores de stress académico que explicam os níveis de burnout.Materiais e Métodos: Participaram neste estudo 754 estudantes dos cursos de Medicina (82.31%; n=619) e de Medicina Dentária (17.9%; n=135), a maioria da amostra (81.0%; n = 611) era do género feminino. Os participantes responderam a um questionário em formato digital, no Google Forms e em papel, que incluía os questionários IFSAM e a Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (EBM-E).Resultados: O género feminino apresentou médias significativamente superiores no IFSAM, tanto na pontuação total (76.74±15.00 vs. 72.54±15.95, p=0.003) como nas dimensões EC (30.50±5.65 vs. 28.67±5.98, p=0.001), EH (9.63±3.50, 8.91±3.33, p=0.025), EV (16.25±3.78 vs. 15.35±4.60, p=0.032) e AA (5.53±2.53 vs. 4.92±2.38, p=0.014), e na dimensão exaustão emocional (15.61±6.64 vs. 13.75±6.33, p=.002) da EBM-E. Os estudantes de Medicina Dentária apresentaram médias significativamente superiores, em relação aos estudantes de Medicina, nos fatores AA (6.01±2.20 vs. 5.30±2.56, p=.001) e FI (3.93±2.55 vs. 2.54±1.32, p<.001). Modelos de regressão linear simples demonstraram que todos os fatores do IFSAM são preditores da variância do burnout, com percentagens significativas (p<.001 para todos os fatores do IFSAM): EC (R2 24.6%/ β .896), EV (R2 24.5%/ β .496), AA (R2 9.0%/ β .301), EH (R2 8.5%/ β .873), FI (R2 4.9%/ β .225), COVID-19 (R2 4.3%/ β .211).Outras variáveis, como o rendimento académico e a existência de um curso superior concluído, também se correlacionaram com os níveis de burnout.Discussão: O género feminino influencia a perceção do stresse e o desenvolvimento de burnout. O facto dos estudantes de medicina dentária exibirem maiores pontuações nos fatores AA e FI pode dever-se ao facto de não ser a sua 1ª escolha do curso no ingresso para o ensino superior. As fontes de stresse mais associadas ao burnout nos estudantes de Medicina e Medicina Dentária são os fatores relacionados com as exigências do curso e com o estilo de vida. Conclusão: Várias fontes de stresse, tanto relacionadas com o curso como outras de índole sociodemográfica (como ter um curso superior concluído), são preditoras de burnout nos estudantes de Medicina e Medicina Dentária. Deste modo, é importante investigar a interação entre os fatores ambientais e os traços da personalidade individuais, como o perfecionismo, para intervir a nível da saúde mental e social.Introduction: Burnout affected 35% of medical students, which is higher than in the general population and in field students’ samples. The new version of the Inventory of Academic Sources of Stress in Medical Education (IASSME) validly evaluates the intensity of the main sources of academic stress for Portuguese Medicine students in seven dimensions: Course demands/CD, Human demands/HD, Lifestyle/LS, Academic competition/AC, Academic adjustment/AA, Lack of interest in medicine/LI and COVID-19 stress-related-items/COVID19. Objectives: The present study intends to identify the most frequent sources of academic stress/SAS among medical/dentistry students and analyze if and which SAS contribute to their burnout levels.Methods: In total, 754 Portuguese medicine (82.31%) and dentistry (17.9%) students (81.0%; girls) participated; they answered either an online or a paper survey including the ISSME and the Maslach Burnout Inventory–Students Survey.Results: We found that females had significantly higher average values in the IASSME for absolute scores (76.74±15.00 vs. 72.54±15.95, p=0.003), as well as in the fields of EC (30.50±5.65 vs. 28.67±5.98, p=0.001), EH (9.63±3.50, 8.91±3.33, p=0.025), EV (16.25±3.78 vs. 15.35±4.60, p=0.032), and AA (5.53±2.53 vs. 4.92±2.38, p=0.014), and the field of emotional exhaustion (15.61±6.64 vs. 13.75±6.33, p=.002) of the EBM-E. Dental Medicine students had significantly higher averages compared to Medicine students for the factors AA (6.01±2.20 vs. 5.30±2.56, p=.001) and FI (3.93±2.55 vs. 2.54±1.32, p<.001). Simple linear regression models showed that all of the IASSME factors are predictors for burnout variability, with significant percentage values (p<.001 for all of the IASSME factors): EC (R224.6%/ β .896), EV (R224.5%/ β .496), AA (R29.0%/ β .301), EH (R28.5%/ β .873), FI (R24.9%/ β .225), COVID-19 (R24.3%/ β .211).Other variables, such as academic performance or having completed a degree, were also related to burnout levels.Discussion: Both the perception of stress as well as the development of burnout were both influenced by the female gender. Dental medicine students’ higher scores for the factors AA and FI could be due to the fact that they didn’t enter their 1st choice during enrolment for University. The sources of stress that were most associated to burnout in both Medicine and Dental Medicine students are factors that are related to the demands of their course and their lifestyle.Conclusion: The SAS most associated with burnout in medical students are those related to the high course demands. In order to intervene in this health and social problem it is important to investigate the interaction between these environmental factors and the personality factors, focusing on traits common in medical students, such as perfectionism.2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102360http://hdl.handle.net/10316/102360TID:203067177porDias, Marta Cristina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T20:51:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:22.323408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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