Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Sofia Araújo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8048
Resumo: Esta dissertação investiga e analisa a construção de uma cena de luta na animação, com influências de filmes de acção de imagem real. Este trabalho procura responder a questões sobre a estruturação narrativa de uma cena de luta, e como são abordados os elementos físicos e técnicos numa cena deste tipo. A pesquisa teórica apresentada será analisada em cinco sequências de luta de animação: a luta entre as personagens Naruto e Sasuke da série televisiva de animação japonesa “Naruto” (episódio 130, 131, 132, 133 e 134) do Studio Pierrot; a luta entre Os Cinco Furiosos e o Tai Lung do filme “Kung Fu Panda” (2008) da Dream Works; a luta entre Tifa Lockhart e Loz do filme “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) da produtora japonesa Square Enix Company; a luta entre Raphael e Leonardo do filme “TMNT” (2007) da Warner Brothers; e por fim, a luta de Neo contra vários Agentes Smith no filme “The Matrix: Reloaded” (2003), onde grande parte é animação 3D. Esta análise ajudará a perceber se a animação põe em prática a teoria usada no cinema convencional. Foi realizada a curta metragem de animação “Old Moon” associada a esta dissertação que visa pôr em prática a teoria estudada, com o objectivo de fazer uma cena de luta com profundidade narrativa e ao mesmo tempo apelativa para o espectador. Ao pôr em prática o estudo, foi possível perceber novas técnicas de animação e ter uma noção mais aprofundada sobre a estrutura e ritmo de uma cena que retrata um conflitico físico.
id RCAP_4586b3351485d66edec872e91217b46e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011Esta dissertação investiga e analisa a construção de uma cena de luta na animação, com influências de filmes de acção de imagem real. Este trabalho procura responder a questões sobre a estruturação narrativa de uma cena de luta, e como são abordados os elementos físicos e técnicos numa cena deste tipo. A pesquisa teórica apresentada será analisada em cinco sequências de luta de animação: a luta entre as personagens Naruto e Sasuke da série televisiva de animação japonesa “Naruto” (episódio 130, 131, 132, 133 e 134) do Studio Pierrot; a luta entre Os Cinco Furiosos e o Tai Lung do filme “Kung Fu Panda” (2008) da Dream Works; a luta entre Tifa Lockhart e Loz do filme “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) da produtora japonesa Square Enix Company; a luta entre Raphael e Leonardo do filme “TMNT” (2007) da Warner Brothers; e por fim, a luta de Neo contra vários Agentes Smith no filme “The Matrix: Reloaded” (2003), onde grande parte é animação 3D. Esta análise ajudará a perceber se a animação põe em prática a teoria usada no cinema convencional. Foi realizada a curta metragem de animação “Old Moon” associada a esta dissertação que visa pôr em prática a teoria estudada, com o objectivo de fazer uma cena de luta com profundidade narrativa e ao mesmo tempo apelativa para o espectador. Ao pôr em prática o estudo, foi possível perceber novas técnicas de animação e ter uma noção mais aprofundada sobre a estrutura e ritmo de uma cena que retrata um conflitico físico.This dissertation investigates and analyses he construction of a fight scene in animation, with real image action movie‟s influence. This paper searches for answers about the narrative structure of a fight scene, and what is the physical and technical elements‟ approach in a scene of this nature. The theoretical research presented here, will be analyzed in five animation fight sequences: the fight between the characters Naruto e Sasuke, from the animated TV show “Naruto” (episode 130, 131, 132, 133 and 134) Studio Pierrot; the fight between The Furious Five and Tai Lung from the movie “Kung Fu Panda” (2008) Dream Works; the fight scene between Tifa Lockhart and Loz, from the movie “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) from the Japanese producer Square Enix Company; the fight between Raphael and Leonardo from the movie “TMNT” (2007) from Warner Brothers; and the fight between Neo and various Agents Smith in the movie “ The Matrix Reloaded” (2003), which is mainly 3D animation. These analyses will help to understand if animation puts in practice the theory used in regular cinema. The short film animation “ Old Moon” , attached to this dissertation, was made to put in practice the studied theory, the goal being to make a fight scene with narrative depth and appeling to viewers at the same time. When using what was studied in the fight scene, was possible to understand new animation techniques and be more aware of the rhythm and structure of a scene that portrays physical conflict.Barbosa, ÁlvaroKunz, SahraMegre, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Ana Sofia Araújo2012-03-07T10:00:35Z2011-07-0120112011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:03:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:03:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
title Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
spellingShingle Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
Alves, Ana Sofia Araújo
title_short Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
title_full Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
title_fullStr Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
title_full_unstemmed Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
title_sort Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador : 2010-2011
author Alves, Ana Sofia Araújo
author_facet Alves, Ana Sofia Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Álvaro
Kunz, Sahra
Megre, Ricardo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Sofia Araújo
description Esta dissertação investiga e analisa a construção de uma cena de luta na animação, com influências de filmes de acção de imagem real. Este trabalho procura responder a questões sobre a estruturação narrativa de uma cena de luta, e como são abordados os elementos físicos e técnicos numa cena deste tipo. A pesquisa teórica apresentada será analisada em cinco sequências de luta de animação: a luta entre as personagens Naruto e Sasuke da série televisiva de animação japonesa “Naruto” (episódio 130, 131, 132, 133 e 134) do Studio Pierrot; a luta entre Os Cinco Furiosos e o Tai Lung do filme “Kung Fu Panda” (2008) da Dream Works; a luta entre Tifa Lockhart e Loz do filme “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) da produtora japonesa Square Enix Company; a luta entre Raphael e Leonardo do filme “TMNT” (2007) da Warner Brothers; e por fim, a luta de Neo contra vários Agentes Smith no filme “The Matrix: Reloaded” (2003), onde grande parte é animação 3D. Esta análise ajudará a perceber se a animação põe em prática a teoria usada no cinema convencional. Foi realizada a curta metragem de animação “Old Moon” associada a esta dissertação que visa pôr em prática a teoria estudada, com o objectivo de fazer uma cena de luta com profundidade narrativa e ao mesmo tempo apelativa para o espectador. Ao pôr em prática o estudo, foi possível perceber novas técnicas de animação e ter uma noção mais aprofundada sobre a estrutura e ritmo de uma cena que retrata um conflitico físico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2011
2011-07-01T00:00:00Z
2012-03-07T10:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8048
url http://hdl.handle.net/10400.14/8048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546730663575552