O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Margarida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16841
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_459e46add61bf4f318e614432a407bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana MangericãoDança contemporâneaAbordagem contemporâneaProcessos dinâmicosContemporary danceContemporary approachDynamic processesRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO estágio, objeto deste relatório, foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa. Foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Moderna durante o ano letivo de 2022/2023 na Escola de Dança Ana Mangericão, com as alunas do 5º ano do Ensino Artístico Especializado. A investigação-ação foi inspirada pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos como uma abordagem conceptual e prática, que se reflete no processo de aprendizagem das técnicas de dança e abordagens contemporâneas. O principal objetivo foi implementar uma abordagem dinâmica a todas as componentes do ensino-aprendizagem de dança, com recurso a um mapeamento de conceitos de Dança Contemporânea, estruturante da metodologia utilizada no estágio. Foram exploradas múltiplas ferramentas e abordagens que combinaram teorias práticas e ideias exploratórias (como por exemplo, a relação entre a linearidade e a não-linearidade do movimento) com o intuito de potencializar a descoberta de novos caminhos neuromusculares, permitindo uma adaptabilidade perante um meio na dança em constante mudança. Pretendeu-se também fomentar a acuidade propriocetiva, como ferramenta que desenvolve a autonomia, e o trabalho a pares como ferramenta que desenvolve a cooperação e a responsabilidade de aprender com e através do outro. Foram utilizados movimentos, ações e conceitos da Dança Contemporânea em diálogo com competências relacionadas com a Técnica de Dança Contemporânea. Tendo como ponto de partida a metodologia de Investigação-ação, foram produzidas investigações teóricas de base sobre os seguintes tópicos: a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, a aprendizagem motora em dança perspetivada por esta teoria, conceitos de Dança Contemporânea e sua aplicação no ensino de dança. Esta metodologia procurou modos de efetivação dos objetivos gerais e específicos, juntamente com a seleção de ferramentas de recolha de dados, tais como o diário de bordo, as entrevistas, os questionários e as gravações audiovisuais. A análise final reflete as possíveis organizações de blocos de aula através de conceitos de dança, bem como as estratégias pedagógicas encontradas de modo que o aluno se envolva em processos dinâmicos, como o da propriocepção. Esta investigação conclui que o ensino da Dança Contemporânea é sempre um processo dinâmico onde os conceitos de dança podem fazer uma fusão entre planos práticos e abstratos.ABSTRACT - The internship, which is the subject of this report, was developed as part of the Master's Degree in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança, part of the Instituto Politécnico de Lisboa. It was implemented in the Modern Dance Technique subject during the 2022/2023 academic year at the AnaMangericão Dance School, with 5th year Specialized Artistic Education students. The action research was inspired by Dynamic Systems Theory as a conceptual and practical approach, which is reflected in the process of learning dance techniques and contemporary approaches. The main aim of this research was to implement a dynamic approach to all the components of dance teaching and learning, using a mapping of Contemporary Dance concepts, which structured the methodology used in the internship. Multiple tools and approaches were explored that combined practical theories and exploratory ideas (such as the relationship between the linearity and non-linearity of movement) in order to enhance the discovery of new neuromuscular pathways, allowing adaptability to a constantly changing dance environment. The aim was also to foster proprioceptive acuity, as a tool for developing autonomy, and working in pairs as a tool for developing cooperation and the responsibility of learning with and through others. Contemporary dancemovements, actions and concepts were used in dialogue with skills related to the Contemporary Dance Technique. Using the Action Research methodology as a starting point, basic theoretical research was carried out on the following topics: Dynamic Systems Theory, motor learning in dance from a Dynamic Systems Theory perspective, Contemporary Dance concepts and their application in dance teaching. This methodology sought ways of achieving the general and specific objectives, along with the selection of data collection tools, such as the logbook, interviews, questionnaires and audiovisual recordings. The final analysis reflects the possibilities of organizing class blocks through dance concepts and the interaction between them, as well as the pedagogical strategies found so that the student is involved in dynamic processes, such as proprioception. The conclusion of this research is that teaching Contemporary Dance is always a dynamic process where dance concepts can merge practical and abstract planes.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaRijmer, SylviaRCIPLPaiva, Margarida2024-01-10T10:24:30Z2023-12-142023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16841TID:203460863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:57.962388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
spellingShingle O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
Paiva, Margarida
Dança contemporânea
Abordagem contemporânea
Processos dinâmicos
Contemporary dance
Contemporary approach
Dynamic processes
title_short O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_fullStr O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full_unstemmed O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
title_sort O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
author Paiva, Margarida
author_facet Paiva, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rijmer, Sylvia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Abordagem contemporânea
Processos dinâmicos
Contemporary dance
Contemporary approach
Dynamic processes
topic Dança contemporânea
Abordagem contemporânea
Processos dinâmicos
Contemporary dance
Contemporary approach
Dynamic processes
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2023-12-14T00:00:00Z
2024-01-10T10:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16841
TID:203460863
url http://hdl.handle.net/10400.21/16841
identifier_str_mv TID:203460863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945682513920