Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Fernanda Maria da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5787
Resumo: Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas - especialização em Teatro-Música.
id RCAP_45a5a4da7bca81b1be3679dd2a110d49
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cenaMúsicaTeatroMulticulturalidadePolifoniaFadoTangoMúsica popular brasileiraMusicDramaTheatreMulticulturalismPolyphonyBrazilian popular musicTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas - especialização em Teatro-Música.Tendo como objectivo principal colocar em prática o conceito de Música em Cena, partindo de fragmentos de fados, de tangos argentinos e de temas da música popular brasileira, o projecto que vos apresento neste relatório, “Fragmentos de um Adeus”, teve a sua primeira apresentação pública no Teatro Turim, em Lisboa, no dia 29 de Fevereiro de 2012. Este trabalho de Mestrado em Artes Performativas: Teatro-Música teve uma fase inicial de pesquisa relacionada, sobretudo, com os três estilos de música escolhidos e com o conceito de Actuação Polifónica, que pôde ser feita presencialmente nas cidades de Lisboa, Rio de Janeiro e Buenos Aires. O objectivo de construir uma obra dramática com base em trechos musicais de três estilos de música distintos, intrinsecamente relacionados com a cultura do seu respectivo país, começou a tomar forma na fase de ensaios com o encenador Claudio Hochman e sob a orientação musical do Professor Daniel Schvetz. A voz foi o único instrumento escolhido para interpretar este monólogo cantado, o qual pretende despertar no público as mais variadas sensações a partir da mise-en-scène de um discurso musical. Pretende-se desenvolver de forma prática os conceitos de Música em Cena e de Narrativa Cantada e que o espectáculo apresentado seja um reflexo e, ao mesmo tempo, uma base sobre a qual se pode reflectir sobre os conceitos de Actuação Polifónica, de Vocalidade e, ainda, da própria problemática da definição e enquadramento de uma obra deste tipo.ABSTRACT - With the main goal of this work being putting into practice the concept of “Música em Cena” (Music in Scene), mostly based on excerpts of fado, Argentinean tango and Brazilian popular music themes, the project I give you on this report, “Fragmentos de um Adeus”, had its public presentation premiere in the Turim Theatre, in Lisbon, on the 29th February 2012. This Performative Arts: Theatre-Music Master‟s Degree work had a primary research period mostly related to the three chosen types of music and the concept of Polyphonic Performance, and the research itself was done in locum in each of the three main cities – Lisbon, Rio de Janeiro and Buenos Aires. The goal of creating a dramatic work based on three distinct – and inextricably connected to their respective country‟s culture – music genres started to form itself when we were in rehearsal stage under director Claudio Hochman and musical guidance under Professor Daniel Schvetz. The voice was the single instrument chosen in order to play this sung monologue, which intends to produce, through the uses of a “musical speech” mise-en-scène, a wide range of sensations and feelings within the audience. Our purpose is to develop, in practice, the ideas of Music in Scene and Sung Narrative and that our play becomes both a paragon and a solid base upon which to reflect over the notions of Polyphonic Performance, “Vocality”, and the issues presented by the definition and categorization of such a work as the one we‟ve presented.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLPaulo, Fernanda Maria da Silva2016-03-07T10:06:22Z2012-07-112012-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5787TID:201044722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:01.319372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
title Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
spellingShingle Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
Paulo, Fernanda Maria da Silva
Música
Teatro
Multiculturalidade
Polifonia
Fado
Tango
Música popular brasileira
Music
Drama
Theatre
Multiculturalism
Polyphony
Brazilian popular music
title_short Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
title_full Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
title_fullStr Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
title_full_unstemmed Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
title_sort Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
author Paulo, Fernanda Maria da Silva
author_facet Paulo, Fernanda Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Armando Nascimento
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Fernanda Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Teatro
Multiculturalidade
Polifonia
Fado
Tango
Música popular brasileira
Music
Drama
Theatre
Multiculturalism
Polyphony
Brazilian popular music
topic Música
Teatro
Multiculturalidade
Polifonia
Fado
Tango
Música popular brasileira
Music
Drama
Theatre
Multiculturalism
Polyphony
Brazilian popular music
description Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas - especialização em Teatro-Música.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-11
2012-07-11T00:00:00Z
2016-03-07T10:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5787
TID:201044722
url http://hdl.handle.net/10400.21/5787
identifier_str_mv TID:201044722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133408020922368