Vai teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18382
Resumo: Vai, Teatro…. É um Projeto que assenta no conceito de teatro pedagógico, com e para a escola. O teatro enquanto recurso didático, ferramenta de aprendizagem, que “Vai” ao encontro de um público-alvo e, em simultâneo, é dirigido a um centro de interesses. O teatro ao serviço da didática na sua dimensão instrumentalista, neste caso como veículo de conteúdos disciplinares e abordagem estética, pelo uso das práticas teatrais e da linguagem cénica. O Projeto consistiu na construção e apresentação de um espetáculo, em estreita colaboração com dois Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco, separadamente, a partir da obra de Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” e de textos produzidos por alunos de duas turmas de 9º ano, das respetivas escolas. A conceção do espetáculo foi paralela à sua produção, num processo evolutivo de construção, enquanto método criativo. Em cada escola foi apresentado o espetáculo resultante dessa construção participada;. ABSTRACT: Vai, Teatro.... (Portuguese for Go, Theatre...) is a project based on the concept of pedagogical theatre, with and for the school. Theatre as a teaching resource, a learning tool that reaches a target audience and simultaneously driven towards a centre of interests. The theatre in support of didactics in its instrumentalist approach, in this case as a vehicle for subject contents and as an aesthetic approach, by the use of theatrical practices and scenic language. The Project consisted on the development and performance of a theatre play, in close collaboration with two Groups of Schools from Castelo Branco, independently. The starting point was the work of the Portuguese Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” (English for Maria Parda’s Tears) and several texts produced by students of two 9th grade classes of the referred schools. The conception and the production of the play were simultaneous, based on an evolving process as a creative method. The play was performed in each school, as a result of this collaborative approach.
id RCAP_45a60941d7412587065bc72a74a39865
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vai teatroVai, Teatro…. É um Projeto que assenta no conceito de teatro pedagógico, com e para a escola. O teatro enquanto recurso didático, ferramenta de aprendizagem, que “Vai” ao encontro de um público-alvo e, em simultâneo, é dirigido a um centro de interesses. O teatro ao serviço da didática na sua dimensão instrumentalista, neste caso como veículo de conteúdos disciplinares e abordagem estética, pelo uso das práticas teatrais e da linguagem cénica. O Projeto consistiu na construção e apresentação de um espetáculo, em estreita colaboração com dois Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco, separadamente, a partir da obra de Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” e de textos produzidos por alunos de duas turmas de 9º ano, das respetivas escolas. A conceção do espetáculo foi paralela à sua produção, num processo evolutivo de construção, enquanto método criativo. Em cada escola foi apresentado o espetáculo resultante dessa construção participada;. ABSTRACT: Vai, Teatro.... (Portuguese for Go, Theatre...) is a project based on the concept of pedagogical theatre, with and for the school. Theatre as a teaching resource, a learning tool that reaches a target audience and simultaneously driven towards a centre of interests. The theatre in support of didactics in its instrumentalist approach, in this case as a vehicle for subject contents and as an aesthetic approach, by the use of theatrical practices and scenic language. The Project consisted on the development and performance of a theatre play, in close collaboration with two Groups of Schools from Castelo Branco, independently. The starting point was the work of the Portuguese Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” (English for Maria Parda’s Tears) and several texts produced by students of two 9th grade classes of the referred schools. The conception and the production of the play were simultaneous, based on an evolving process as a creative method. The play was performed in each school, as a result of this collaborative approach.Universidade de Évora2016-05-10T10:18:08Z2016-05-102014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18382http://hdl.handle.net/10174/18382TID:201225280porDepartamento de Teatroteses@bib.uevora.pt203Lopes, Maria da Luz Neto Gavanchainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:17.749236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vai teatro
title Vai teatro
spellingShingle Vai teatro
Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha
title_short Vai teatro
title_full Vai teatro
title_fullStr Vai teatro
title_full_unstemmed Vai teatro
title_sort Vai teatro
author Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha
author_facet Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha
description Vai, Teatro…. É um Projeto que assenta no conceito de teatro pedagógico, com e para a escola. O teatro enquanto recurso didático, ferramenta de aprendizagem, que “Vai” ao encontro de um público-alvo e, em simultâneo, é dirigido a um centro de interesses. O teatro ao serviço da didática na sua dimensão instrumentalista, neste caso como veículo de conteúdos disciplinares e abordagem estética, pelo uso das práticas teatrais e da linguagem cénica. O Projeto consistiu na construção e apresentação de um espetáculo, em estreita colaboração com dois Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco, separadamente, a partir da obra de Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” e de textos produzidos por alunos de duas turmas de 9º ano, das respetivas escolas. A conceção do espetáculo foi paralela à sua produção, num processo evolutivo de construção, enquanto método criativo. Em cada escola foi apresentado o espetáculo resultante dessa construção participada;. ABSTRACT: Vai, Teatro.... (Portuguese for Go, Theatre...) is a project based on the concept of pedagogical theatre, with and for the school. Theatre as a teaching resource, a learning tool that reaches a target audience and simultaneously driven towards a centre of interests. The theatre in support of didactics in its instrumentalist approach, in this case as a vehicle for subject contents and as an aesthetic approach, by the use of theatrical practices and scenic language. The Project consisted on the development and performance of a theatre play, in close collaboration with two Groups of Schools from Castelo Branco, independently. The starting point was the work of the Portuguese Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” (English for Maria Parda’s Tears) and several texts produced by students of two 9th grade classes of the referred schools. The conception and the production of the play were simultaneous, based on an evolving process as a creative method. The play was performed in each school, as a result of this collaborative approach.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-10T10:18:08Z
2016-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18382
http://hdl.handle.net/10174/18382
TID:201225280
url http://hdl.handle.net/10174/18382
identifier_str_mv TID:201225280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Teatro
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585148530688