A sustentabilidade na indústria da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Patricia da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5580
Resumo: As alterações climáticas, aumento da poluição, escassez de recursos básicos em alguns países e aumento do interesse da população por questões relacionadas ao meio ambiente, fizeram com que muitas indústrias mudassem seus padrões de produção e consumo de matérias-primas extraídos do meio ambiente. Outra questão que tornou-se uma preocupação para as indústrias, é relativamente sobre como eliminar ou minimizar de maneira mais sustentável os resíduos que produzem. Além das preocupações com as questões ambientais, a indústria da moda enfrenta problemas relacionados à dimensão económica e social, visto que a maior parte de fábricas e fornecedores dessa indústria estão instalados em países em desenvolvimento, onde as questões sociais e económicas são negligenciadas. Numa perspetiva teórica e analítica, a presente investigação buscou analisar se a indústria da moda adota práticas sustentáveis nas três dimensões da sustentabilidade, nomeadamente, ambiental, social e económica. Para isso, foram levantadas proposições de investigação que foram sustentadas por meio da revisão de literatura e um estudo de caso da empresa que explora a marca de moda H&M. Os resultados encontrados indicaram que a H&M desempenha uma conduta sustentável com base nas três dimensões da sustentabilidade. A adoção de práticas sustentáveis proporciona benefícios como, ganhos de mercado, melhor gestão de recursos e diminuição dos custos de produção. Além desses benefícios, as práticas sustentáveis fortalecem a imagem da empresa no mercado tornando-a competitiva e agrega valor para as partes interessadas.
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