A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7746
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_45b989bdb3205e70513b4386ee6dd582
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TICNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoConcepções dos alunosEnsino básico (1º ciclo)Práticas dos professoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A presente investigação teve como objetivo analisar a influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º Ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC. O trabalho de investigação contemplou duas escolas do 1º ciclo, do mesmo agrupamento, mas com diferenças acentuadas ao nível do apetrechamento tecnológico baseando-se num estudo de natureza descritiva estruturado com base em métodos mistos de recolha e análise de dados, integrando igualmente uma dimensão comparativa de análise de dados. Esta foi desenvolvida durante o ano letivo 2010/2011 e contou com a participação de 12 professores do 1º ciclo e com 72 alunos (42 da escola A e 30 da escola B). Como instrumentos de recolha de dados foram selecionados o questionário para os professores e a entrevista focus group para os alunos. O questionário, dirigido aos professores foi disponibilizado online no sentido de facilitar e incentivar o seu preenchimento bem como o processo de análise de dados. A entrevista focus group foi realizada aos alunos, tendo sido constituído 12 grupos de 6 alunos, provenientes de cada uma das turmas, respetivamente lecionadas pelos professores participantes no estudo. Considerando a diferente natureza dos dados recolhidos foram mobilizados métodos diferentes de análise de dados, a saber: procedimentos de análise estatística e análise de conteúdo. Perante os resultados obtidos conclui-se que o acesso à tecnologia é um fator que favorece a utilização das TIC e que ainda que por si não garanta a utilização, a sua ausência garantidamente, inviabiliza por completo a mobilização de tais equipamentos por parte dos professores nas suas práticas docentes o que conduz a diferentes conceções acerca das TIC por parte dos alunos. Pela análise comparativa estabelecida às duas escolas, constatou-se que não apenas se encontra evidência de mais elevados scores na escala de utilização das TIC pelos professores da escola com maiores níveis de apetrechamento tecnológico, como efetivamente, foi igualmente nesta escola que os alunos enunciaram maior incidência e maior diversidade de atividades desenvolvidas com recurso às tecnologias.The main purpose of the study is the analysis of two schools of the primary education on the influence of different levels of technological equipment on teacher`s teaching practices and students conceptions about ICT. The research contemplated two schools of primary education in the same geographical area with significant differences regarding the technological equipment and was based on a structured descriptive nature study based on mixed methods of data collection and analysis in which a comparative dimension of data analysis was integrated. The present study was developed during the school year of 2010/2011 and involved the collaboration of 12 primary schools professors and 72 students (42 from schools A and 30 from schools B). For the data collection, a survey was selected inquiring teachers practices and a focus group interview, were conducted in the students. The surveys were performed online due to the easiness of the process of data analysis. The focus group interview were conducted to the students, 12 groups of 6 students were constituted from each class of the participating teachers. Considering the different nature from the collected data different data methods were mobilized: statistic analysis techniques and discourse content analysis. From the results can be concluded that access to technology is a factor that favors the use of ICT. Even by itself, equipment does not guarantee that it will be used its absence will completely prevents the use of such equipment by teachers in their teaching practices which leads students to different conceptions about ICT. Establishing comparative analysis of the two schools, it was found evidence of higher scores on the teachers ICT use in the school with higher levels of technological equipment. In fact it was also in this school that students enunciated more incidence and greater diversity of activities using technology resources.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-2013-02-15T10:45:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:29.912624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
title A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
spellingShingle A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
Gonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Concepções dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Práticas dos professores
Teses de mestrado - 2012
title_short A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
title_full A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
title_fullStr A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
title_full_unstemmed A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
title_sort A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC
author Gonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-
author_facet Gonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Joana Cristina Vilela, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Concepções dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Práticas dos professores
Teses de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Concepções dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Práticas dos professores
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-15T10:45:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7746
url http://hdl.handle.net/10451/7746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217334947840