Relação entre estilos de humor e valores em adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5295 |
Resumo: | Exame público realizado em 22 de janeiro de 2020, às 16H00 |
id |
RCAP_45bac84219115ef378e51071f0155d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre estilos de humor e valores em adultosPsicologiaPsicologia clínicaAvaliação da Personalidade - Adultos - ValoresAvaliação de humorTeste psicológico - Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI)Teste Psicológico - Comic Styles Markers (CSM)Exame público realizado em 22 de janeiro de 2020, às 16H00Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaResumo: Emergência: Estilos de humor e valores humanos são duas dimensões psicológicas essenciais para a compreensão das idiossincrasias do ser humano, tendo já sido associados em várias investigações enquanto preditores de uma ampla variedade de resultados comportamentais. No entanto, estes construtos foram maioritariamente estudados de modo isolado limitando, assim, a compreensão da sua relação. Objetivo: Deste modo, o principal objetivo deste estudo foi compreender a associação entre os estilos de humor dos indivíduos e os seus valores. Metodologia: Participaram neste estudo 755 sujeitos (512 do sexo feminino e 241 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 18 e 88 anos de idade, com diferentes habilitações literárias. Para a avaliação dos estilos de humor foi utilizada a versão portuguesa do Comic Styles Markers (CSM) e para a avaliação dos valores foi utilizada a versão portuguesa do Twenty Item Value Inventory (TwIVI). Os referidos questionários foram distribuídos em papel e, posteriormente, os dados foram analisados com recurso ao software estatístico SPSS. Resultados: Os resultados demonstram correlações positivas e negativas entre os estilos de humor e os valores, nomeadamente uma associação entre estilos de humor positivos e valores intrínsecos, assim como associação entre estilos de humor negativos e valores extrínsecos. Foram, ainda, encontradas diferenças nos valores e nos estilos de humor em função do sexo do participante. Os homens valorizam mais o recurso a estilos de humor cómicos, em particular estilos mais agressivos. Ao mesmo tempo, homens e mulheres valorizam diferentes subescalas de valores. Conclusão: Tal como era esperado, conclui-se que existem associações entre as subescalas dos estilos de humor e dos valores.Abstract: Emergency: Humor styles and human values are two essential psychological dimensions essential to understand the idiosyncrasies of the human being, having already being associated in several studies as predictors for a wide range of behavioural results. However, these constructs were mainly studied in isolation, limiting the compreension of their relations. Objective: Therefore, the focus of this study was understand the association between humor styles and human values. Methodology: Participated in this study 755 individual (512 females and 241 males) with ages between 18 and 88 years old, with diferent literary qualifications. In order to evaluate the humor styles we used the portuguese version of Comic Styles Markers (CSM) and the portuguese version of do Twenty Item Value Inventory (TwIVI). The aforementioned questionnaires were distributed in paper and, subsequently, the data were analised using with SPSS statistic software. Results: The results show positive and negative correlations between humor styles and human values, although weak and moderated. It was found a relation between positive humor styles and intrinsic values, as well as a relation between negative humor styles and extrinsic values. Differences were also found in humor styles and human values, according the participant’s sex. Men place more value on the use of comic humor styles, in particular more agressive styles. At the same time, men and women value diferente subscales of values. Conclusion: As expected, it is concluded that there are associations between the subscales of humor styles and human values.2020-03-16T12:05:11Z2020-03-162019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5295http://hdl.handle.net/11067/5295TID:202441253porSoares, Ana Isabel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:47Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:55.734274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
title |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
spellingShingle |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos Soares, Ana Isabel Alves Psicologia Psicologia clínica Avaliação da Personalidade - Adultos - Valores Avaliação de humor Teste psicológico - Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI) Teste Psicológico - Comic Styles Markers (CSM) |
title_short |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
title_full |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
title_fullStr |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
title_full_unstemmed |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
title_sort |
Relação entre estilos de humor e valores em adultos |
author |
Soares, Ana Isabel Alves |
author_facet |
Soares, Ana Isabel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ana Isabel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Avaliação da Personalidade - Adultos - Valores Avaliação de humor Teste psicológico - Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI) Teste Psicológico - Comic Styles Markers (CSM) |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Avaliação da Personalidade - Adultos - Valores Avaliação de humor Teste psicológico - Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI) Teste Psicológico - Comic Styles Markers (CSM) |
description |
Exame público realizado em 22 de janeiro de 2020, às 16H00 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-03-16T12:05:11Z 2020-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5295 http://hdl.handle.net/11067/5295 TID:202441253 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5295 |
identifier_str_mv |
TID:202441253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136740349313024 |