Homogeneidade da Fiabilidade conferida pela Curva de Encurvadura Portuguesa. Comparação com outros Regulamentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001053 |
Resumo: | O presente trabalho pretende mostrar as possibilidades fornecidas pela utilização de um método de simulação no estudo da homogeneidade da fiabilidade, oferecida pelas curvas de encurvadura de colunas, de diferentes regulamentos de estruturas de aço. Através de um modelo de cálculo geometricamente não linear, de que se faz uma breve apresentação e se descrevem alguns exemplos de aplicação, é feito o estudo da carga crítica de encurvadura de um perfil IPE120, segundo o eixo de maior inércia. Os resultados apresentados referem-se a cerca de 1000 colunas diferentes, obtidas através de um método de simulaçaõ do tipo Monte-Carlo, para as quais se efectua a comparação entre os valores da carga crítica obtidos e os fornecidos por vários regulamentos, bem como a análise da homogeneidade da fiabilidade conferida pelos regulamentos em função das respectivas esbeltezas. |
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Homogeneidade da Fiabilidade conferida pela Curva de Encurvadura Portuguesa. Comparação com outros Regulamentos.Estruturas de açoEstabilidadeFiabilidadeColunasCurva de encurvaduraRegulamentosO presente trabalho pretende mostrar as possibilidades fornecidas pela utilização de um método de simulação no estudo da homogeneidade da fiabilidade, oferecida pelas curvas de encurvadura de colunas, de diferentes regulamentos de estruturas de aço. Através de um modelo de cálculo geometricamente não linear, de que se faz uma breve apresentação e se descrevem alguns exemplos de aplicação, é feito o estudo da carga crítica de encurvadura de um perfil IPE120, segundo o eixo de maior inércia. Os resultados apresentados referem-se a cerca de 1000 colunas diferentes, obtidas através de um método de simulaçaõ do tipo Monte-Carlo, para as quais se efectua a comparação entre os valores da carga crítica obtidos e os fornecidos por vários regulamentos, bem como a análise da homogeneidade da fiabilidade conferida pelos regulamentos em função das respectivas esbeltezas.Departamento de Estruturas - LNEC2010-10-28T16:56:26Z2014-10-09T14:55:58Z2017-04-12T14:41:21Z1990-09-01T00:00:00Z1990-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1001053porMuzeau, J. P.Baptista, A. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T03:02:11Zoai:localhost:123456789/1001053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:38:25.348222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho pretende mostrar as possibilidades fornecidas pela utilização de um método de simulação no estudo da homogeneidade da fiabilidade, oferecida pelas curvas de encurvadura de colunas, de diferentes regulamentos de estruturas de aço. Através de um modelo de cálculo geometricamente não linear, de que se faz uma breve apresentação e se descrevem alguns exemplos de aplicação, é feito o estudo da carga crítica de encurvadura de um perfil IPE120, segundo o eixo de maior inércia. Os resultados apresentados referem-se a cerca de 1000 colunas diferentes, obtidas através de um método de simulaçaõ do tipo Monte-Carlo, para as quais se efectua a comparação entre os valores da carga crítica obtidos e os fornecidos por vários regulamentos, bem como a análise da homogeneidade da fiabilidade conferida pelos regulamentos em função das respectivas esbeltezas. |
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