Building a hybrid recommender engine for e-commerce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81295 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática |
id |
RCAP_45d26f9b8488b19efefa6abb1949c2a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Building a hybrid recommender engine for e-commerceDesenvolvimento de um sistema de recomendação híbrido para comércio virtualSistema de recomendaçõesComércio virtualCiência de DadosInteligência de negócioAprendizagem automáticaTomada de decisões baseadas em dadosRecommender systemE-commerceData scienceBusiness intelligenceMachine learningEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Engenharia InformáticaA história pode ser resumida em um punhado de eventos que influenciaram a evolução humana: a nossa capacidade de controlar o fogo, a invenção da roda ou a implementação da linha de montagem. Todas estas descobertas tiveram um enorme impacto no futuro da nossa raça e do próprio mundo. Agora encontramo-nos novamente noutra revolução: a revolução dos dados. Facilmente impercetível, esta nova perspetiva está a mudar de todas as formas possíveis como interagimos com a Internet e, pela primeira vez na história, como a internet interage connosco. Este novo tipo de interações é definido por conexões entre utilizadores e bens consumíveis (produtos, artigos, filmes, etc.). Através destas conexões, conhecimento pode ser encontrado. Esta é a definição de mineração de dados. Com o aumento da oferta que as plataformas de comércio virtual oferecem hoje, é necessária uma ferramenta que auxilie a conexão entre clientes e produtos. Os sistemas de recomendação surgem como o fator dominante na criação de novas conexões entre oferta e procura. Esta dissertação segue a investigação e implementação de um motor de recomendações adaptável a várias plataformas de comércio virtual de diversas áreas de negócio. Consequentemente, trata-se de um sistema escalável, genérico e customizável, com o objetivo de aumentar a interação dos clientes, através de uma experiência personalizada com múltiplos tipos de recomendações espalhados pelas plataformas. Este projeto irá seguir uma metodologia CRISP-DM e o motor deverá implementar algoritmos aceites mas adaptados aos dados e à estrutura das plataformas de comércio virtual. As recomendações serão também avaliadas de acordo com métricas apropriadas ao projeto, e os seus resultados discutidos.History could be epitomised to a handful of events that changed the course of human evolution: Our ability to control fire, the invention of the wheel, or the implementation of the assembly line. All these discoveries made an enormous impact on the future of our race and the world itself. Now we might find ourselves right across another revolution: the data revolution. Easily unnotice-able, this new outlook is shifting in every single and possible way how we interact with the internet and, for the first time in history, how the internet interacts with us. This new kind of interactions is defined by connections between users and consumable goods (products, articles, movies, etc.). And through these connections, knowledge can be found. This is the definition of data mining. With the increase of supply that e-commerce platforms offer today, a tool is needed to connect clients to products. Recommender systems emerge as the dominant factor in creating new connections between supply and demand. This dissertation follows the research and implementation of a recommender engine adaptable to various e-commerce platforms from very different business areas. Consequently, it is a scalable, generic and customisable system, intending to increase customer engagement, by providing a personalised experience with multiple types of recommendations across the platforms. The project will follow a CRISP-DM methodology, and the engine should use accepted algorithms but adapted to the data and the structure of the e-commerce platforms. The recommendations will also be evaluated according to metrics appropriate to the project, and its results discussed.Peixoto, HugoMachado, José ManuelUniversidade do MinhoPeixoto, Vítor Emanuel Carvalho2021-04-062021-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81295eng203055942info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:21.156167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce Desenvolvimento de um sistema de recomendação híbrido para comércio virtual |
title |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
spellingShingle |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce Peixoto, Vítor Emanuel Carvalho Sistema de recomendações Comércio virtual Ciência de Dados Inteligência de negócio Aprendizagem automática Tomada de decisões baseadas em dados Recommender system E-commerce Data science Business intelligence Machine learning Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
title_full |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
title_fullStr |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
title_full_unstemmed |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
title_sort |
Building a hybrid recommender engine for e-commerce |
author |
Peixoto, Vítor Emanuel Carvalho |
author_facet |
Peixoto, Vítor Emanuel Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Hugo Machado, José Manuel Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Vítor Emanuel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de recomendações Comércio virtual Ciência de Dados Inteligência de negócio Aprendizagem automática Tomada de decisões baseadas em dados Recommender system E-commerce Data science Business intelligence Machine learning Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Sistema de recomendações Comércio virtual Ciência de Dados Inteligência de negócio Aprendizagem automática Tomada de decisões baseadas em dados Recommender system E-commerce Data science Business intelligence Machine learning Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 2021-04-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81295 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203055942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132425509404672 |