Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23178 |
Resumo: | O grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educação |
id |
RCAP_45d308b840b4bcad422f596522b73bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, BrasilEducaçãoSexualidadeO grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPássaro, AniceSerrão, CarlaMarques, Amélia2023-06-26T14:41:15Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23178engAnice, A. de C. P., Serrão, C., & Marques, A. P. (2023). Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23020. https://doi.org/10.21814/rpe.21854https://doi.org/10.21814/rpe.21854info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-05T01:45:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:38.268782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
title |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
spellingShingle |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil Pássaro, Anice Educação Sexualidade |
title_short |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
title_full |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
title_fullStr |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
title_sort |
Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil |
author |
Pássaro, Anice |
author_facet |
Pássaro, Anice Serrão, Carla Marques, Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Serrão, Carla Marques, Amélia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pássaro, Anice Serrão, Carla Marques, Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexualidade |
topic |
Educação Sexualidade |
description |
O grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26T14:41:15Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23178 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anice, A. de C. P., Serrão, C., & Marques, A. P. (2023). Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23020. https://doi.org/10.21814/rpe.21854 https://doi.org/10.21814/rpe.21854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131683853697024 |