Perceção dos riscos ocupacionais nos trabalhadores da indústria dos espetáculos e eventos ao vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Tiago Rosa Bastos Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35623
Resumo: Este estudo dedica-se à caracterização das particulares condições de segurança e saúde no trabalho dos técnicos da indústria dos espetáculos e eventos ao vivo, e é precedido por um outro do mesmo âmbito dedicado ao tema “Identificação e análise de perigos e riscos laborais da indústria dos eventos e espetáculos ao vivo”. São conhecidas a especificidades da estrutura de produção do setor dos espetáculos, em que os modelos organizativos diferem de forma muito significativa das formas tradicionais de produção e de gestão de recursos humanos. O conceito “tempo” tem neste sector um contributo essencial, já que os prazos de entrega têm de ser cumpridos de forma exemplar, um espetáculo que está programado para um determinado dia, tem de acontecer nesse dia. Este fator aleado ao cariz frequentemente itinerante e pontual dos espetáculos, oferecem a este setor características únicas em termos de processo produtivo. Estas representam naturalmente consequências ao nível da gestão da segurança e da forma como os profissionais desta indústria encaram e percecionam essa mesma segurança. É o objetivo deste estudo, identificar e determinar a forma como os profissionais percecionam os riscos e como os valorizam. Do espectro de atividades profissionais técnicas de apoio às artes do espetáculo, foi escolhida como objeto de estudo a atividade que se dedica à instalação e remoção de equipamento que se destina a movimentar, suspender ou segurar objetos, vulgarmente denominada por rigging. A escolha desta atividade para foco do estudo, prende-se com as características de maior exposição ao risco por parte destes profissionais, e pela severidade das consequências do erro humano no desempenho das competências de um rigger. O estudo usou como instrumento um questionário, respondido por 163 profissionais, de 27 nacionalidades distintas. As perguntas estão divididas em três dimensões de análise: dados sociodemográficos, determinantes pessoais da perceção do risco e preocupação e exposição dos trabalhadores com os riscos específicos da indústria dos espetáculos ao vivo. Com o questionário procurou-se identificar e analisar as perceções globais do risco no trabalho dos profissionais de rigging, identificar e analisar as relações entre as dimensões que compõem as perceções dos riscos e seus determinantes, caracterizar os profissionais de rigging da indústria dos espetáculos em termos de perceção e valorização dos riscos, nas suas componentes cognitivas e racionais e compreender a influência das variáveis sociodemográficas na perceção dos riscos. Este estudo procura igualmente validar como hipótese, uma consciência global de segurança, partilhada pelos riggers independentemente das suas origens, que poderá representar uma subcultura.
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O conceito “tempo” tem neste sector um contributo essencial, já que os prazos de entrega têm de ser cumpridos de forma exemplar, um espetáculo que está programado para um determinado dia, tem de acontecer nesse dia. Este fator aleado ao cariz frequentemente itinerante e pontual dos espetáculos, oferecem a este setor características únicas em termos de processo produtivo. Estas representam naturalmente consequências ao nível da gestão da segurança e da forma como os profissionais desta indústria encaram e percecionam essa mesma segurança. É o objetivo deste estudo, identificar e determinar a forma como os profissionais percecionam os riscos e como os valorizam. Do espectro de atividades profissionais técnicas de apoio às artes do espetáculo, foi escolhida como objeto de estudo a atividade que se dedica à instalação e remoção de equipamento que se destina a movimentar, suspender ou segurar objetos, vulgarmente denominada por rigging. A escolha desta atividade para foco do estudo, prende-se com as características de maior exposição ao risco por parte destes profissionais, e pela severidade das consequências do erro humano no desempenho das competências de um rigger. O estudo usou como instrumento um questionário, respondido por 163 profissionais, de 27 nacionalidades distintas. As perguntas estão divididas em três dimensões de análise: dados sociodemográficos, determinantes pessoais da perceção do risco e preocupação e exposição dos trabalhadores com os riscos específicos da indústria dos espetáculos ao vivo. Com o questionário procurou-se identificar e analisar as perceções globais do risco no trabalho dos profissionais de rigging, identificar e analisar as relações entre as dimensões que compõem as perceções dos riscos e seus determinantes, caracterizar os profissionais de rigging da indústria dos espetáculos em termos de perceção e valorização dos riscos, nas suas componentes cognitivas e racionais e compreender a influência das variáveis sociodemográficas na perceção dos riscos. Este estudo procura igualmente validar como hipótese, uma consciência global de segurança, partilhada pelos riggers independentemente das suas origens, que poderá representar uma subcultura.This research seeks to identify the main safety work conditions of the technical labor in the live entertainment industry. This study fallows one other in the same scope, dedicated to the “Identification and analyses of live entertainment industry occupational risks and hazards”. It is widely known the distinct production layout of the entertainment sector, where the organization models fall apart off the traditional production ways and concepts, as human resources management. “Time” it is taken in a discerning way, mainly because if a show is schedule for a specific date, it is not supposed to be postponed or delayed. If we add to this the fact that shows are itinerant for definition and frequently happen only once on each place, it is then clear that this industry displays a very unique production layout. This unique character forces the industry to adopt singular safety management models and affects the way that the live entertainment professionals perceived safety. It is the research primary goal, to identify and determine the ways that the labor copes and perceives the surrounding hazards. From all the variety of professionals in the live entertainment support activities, it was the riggers who have been consider for this research, mainly because of their higher exposure to risk, and for the role they play in production safety, where a rigger mistake may represent a catastrophe. This study uses a questionnaire, which was taken by 163 riggers of 27 different nationalities. The questionnaire is divided in three distinct categories: Social and demographic parameters, personal risk perception determinants, and labor specific live risk exposure and dread. The results were expected to contribute to the identification of the global perception of the risk exposure by the riggers, identify and analyze dependency relations between the main risk perception determinants, and describe the live entertainment riggers in their risk perceptions and dread hierarchy, either in the emotional component as also in the cognitive component. Understand the contribution of the social and demographic parameters in risk perception. It also fits the scope of this research the validation of a global safety conscience among the rigging community that shares the same values and might represent a safety subculture.Pereira, Maria OdeteRepositório ComumMartins, Pedro Tiago Rosa Bastos Carvalho2021-02-23T16:01:44Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35623TID:202668479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:37.475714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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