Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Liliana de Almeida Luís de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2163
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico
id RCAP_45fbf9302565e9686c99077d05583092
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionaisensino supervisionadomatemáticanúmeros racionaiserros dos alunosmathematicsrational fraction numberssupervised teachingstudents’ errorsRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básicoO presente trabalho investigativo aqui apresentado foi realizado no âmbito de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico com objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ciclo de ensino. Deste modo o trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte apresenta uma análise sintetizada do percurso realizado em Ensino Supervisionado, nomeadamente em 1º ano e 4º do 1º ciclo e 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino básico, nas áreas de Português, Historia e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte deste trabalho apresenta a componente investiga na área da matemática, onde se centra nos erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais fracionários. A abordagem neste trabalho é unicamente qualitativa alicerçada num conjunto de tarefas previamente realizadas nas quais os alunos terão que determinar se as resoluções estão ou não corretas. Os resultados deste estudo pretendem aferir se os alunos ao terminarem o 2º ciclo de ensino desenvolveram corretamente o sentido do número e se estão aptos a resolver tarefas que envolvam números racionais fracionários com a exigência própria ao terminar este ciclo de ensino.The present research study here presented was made for my Master's Degree in first and second cicle of Primary Education with the objective to present the developed work through this teaching period. This study is divided into two fundamental parts. The first part shows one synthesized analysis of the way carried out in Supervised Teaching, especially first and fourth years of primary school and fifth and sixth years of secondary school of Primary Education, in Portuguese, History and Portuguese Geography, Mathematics and Nature Science. The second part of my study, show the research component in the field of Mathematics, with the focus in the errors made by students working with rational fraction numbers. The approach in this work is uniquely qualitative based on a set of previously performed tasks in which students will have to determine if the resolutions are correct or not. . The results of this study are intended to assess whether students finish the second cycle of education with correctly developed the meaning of the number and if they are ready to solve tasks about rational fractions numbers with the expected skills that this cicle of education demands.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Liliana de Almeida Luís de2018-03-21T23:31:48Z2017-10-312017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2163TID:201875390por201875390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.773336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
title Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
spellingShingle Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
Almeida, Liliana de Almeida Luís de
ensino supervisionado
matemática
números racionais
erros dos alunos
mathematics
rational fraction numbers
supervised teaching
students’ errors
title_short Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
title_full Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
title_fullStr Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
title_full_unstemmed Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
title_sort Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
author Almeida, Liliana de Almeida Luís de
author_facet Almeida, Liliana de Almeida Luís de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Liliana de Almeida Luís de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino supervisionado
matemática
números racionais
erros dos alunos
mathematics
rational fraction numbers
supervised teaching
students’ errors
topic ensino supervisionado
matemática
números racionais
erros dos alunos
mathematics
rational fraction numbers
supervised teaching
students’ errors
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
2017-10-31T00:00:00Z
2018-03-21T23:31:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2163
TID:201875390
url http://hdl.handle.net/10400.15/2163
identifier_str_mv TID:201875390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201875390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032771993600