Sátira e o cepticismo: Configuração de personagens em Mário de Carvalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86292 https://doi.org/10.14195/978-989-26-0548-7_4 |
Resumo: | A personagem constitui uma importante categoria ficcional à qual os estudiosos têm dado uma renovada atenção em parte devido ao relevo que ela vem adquirindo nas abordagens da “escrita criativa”, mas também nos cursos para guionistas e outros domínios artísticos. Mais do que adoptar um modelo teórico-conceptual de análise da personagem — seja ele de índole estruturalista, humanista, estético-historicista, funcional, sociológica, psicológica, ou qualquer outra — defende-se, de acordo com Uri Margolin, uma perspectiva integrativa dos diferentes modelos e concepções da personagem para avaliar e apreciar as personagens do mundo ficcional de Mário de Carvalho. Analisar-se-á, então, a configuração específica e individualizada de algumas das personagens das obras Casos do Beco das Sardinheiras, Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina, Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto e Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, mas também a sua representatividade social, a sua funcionalidade estética dentro da própria obra e ainda o modo como concorrem para a dimensão filosófica das obras referidas. |
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