O direito das crianças à cidade apropriada como lugar de liberdade e de (inter)ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Frederico
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Madeira, Rosa, Neto, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31743
Resumo: Neste artigo, pretendemos refletir sobre o direito das crianças à cidade, assumindo o seu papel de “espacialistas” que participam na transformação dos espaços públicos em lugares com significado. Os indícios de mudança nas condições e disposições da sociedade em relação à presença das crianças, enquanto corpo em movimento que transita entre espaços desiguais, trazem consigo territórios comuns a diferentes disciplinas que investigam a infância. Deste modo, situamos aqui o contributo que a psicologia ambiental oferece ao diálogo entre áreas de conhecimento que problematizam a invisibilidade física e social das crianças e reclamam políticas públicas para a infância como condição de cidadania.
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