Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisa Maria Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20563
Resumo: A produção de imagens, quer fotografias ou vídeos, a par das novas tecnologias ao dispor de qualquer indivíduo, os efeitos de uma difusão e divulgação alargada no contexto globalizado em que vivemos, são aspetos a ter em conta quando se trata de falar de património e patrimonialização. Mais ainda, quando esse património é imaterial como seja o das festas ditas “tradicionais”, os rituais com máscara e as festas de Carnaval. Neste trabalho faz-se o relato etnográfico de uma festa de Carnaval protagonizada pelos Cardadores de Vale de Ílhavo, nas vertentes da significância da festa para a comunidade e para o grupo e, de que modo a produção imagética aumenta a consciencialização e o reconhecimento desta como elemento integrante da matriz da comunidade, reforçando o sentimento de pertença, orgulho identitário e observação de valor por populações externas, traduzindo-se, com frequência, em activos estratégicos territoriais e reconhecimento de património a salvaguardar.
id RCAP_461cc0deb371563016180be330e9fa30
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festasImagéticaFesta de CarnavalRituais com máscarasPatrimonalizaçãoImageryCarnival festivalRituals with masksPatrimonalizationA produção de imagens, quer fotografias ou vídeos, a par das novas tecnologias ao dispor de qualquer indivíduo, os efeitos de uma difusão e divulgação alargada no contexto globalizado em que vivemos, são aspetos a ter em conta quando se trata de falar de património e patrimonialização. Mais ainda, quando esse património é imaterial como seja o das festas ditas “tradicionais”, os rituais com máscara e as festas de Carnaval. Neste trabalho faz-se o relato etnográfico de uma festa de Carnaval protagonizada pelos Cardadores de Vale de Ílhavo, nas vertentes da significância da festa para a comunidade e para o grupo e, de que modo a produção imagética aumenta a consciencialização e o reconhecimento desta como elemento integrante da matriz da comunidade, reforçando o sentimento de pertença, orgulho identitário e observação de valor por populações externas, traduzindo-se, com frequência, em activos estratégicos territoriais e reconhecimento de património a salvaguardar.The production of images, whether photographs or videos, along with new technologies available to any individual, and the effects of widespread dissemination in the globalized context in which we live, are aspects to be taken into account when it comes to talking about heritage and patrimonialization. Moreover, when this heritage is immaterial such as the so-called “traditional” festivals, the rituals with mask and the Carnival festivals. In this research, an ethnographic account is made of a Carnival festival carried out by the Cardadores of Vale de Ílhavo, in terms of the significance of the festival for the community and the group, and how the imagery production increases awareness and recognition of this as integral element of the community matrix, reinforcing the sense of belonging, pride of identity and observation of value by external populations, often translating into strategic territorial assets and recognition of heritage to be safeguarded.2020-07-06T14:04:19Z2020-06-18T00:00:00Z2020-06-182019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20563TID:202497275porAlves, Elisa Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:38.189579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
title Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
spellingShingle Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
Alves, Elisa Maria Martins
Imagética
Festa de Carnaval
Rituais com máscaras
Patrimonalização
Imagery
Carnival festival
Rituals with masks
Patrimonalization
title_short Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
title_full Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
title_fullStr Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
title_full_unstemmed Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
title_sort Os cardadores de Vale de Ílhavo: a imagética na patrimonialização das festas
author Alves, Elisa Maria Martins
author_facet Alves, Elisa Maria Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elisa Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Imagética
Festa de Carnaval
Rituais com máscaras
Patrimonalização
Imagery
Carnival festival
Rituals with masks
Patrimonalization
topic Imagética
Festa de Carnaval
Rituais com máscaras
Patrimonalização
Imagery
Carnival festival
Rituals with masks
Patrimonalization
description A produção de imagens, quer fotografias ou vídeos, a par das novas tecnologias ao dispor de qualquer indivíduo, os efeitos de uma difusão e divulgação alargada no contexto globalizado em que vivemos, são aspetos a ter em conta quando se trata de falar de património e patrimonialização. Mais ainda, quando esse património é imaterial como seja o das festas ditas “tradicionais”, os rituais com máscara e as festas de Carnaval. Neste trabalho faz-se o relato etnográfico de uma festa de Carnaval protagonizada pelos Cardadores de Vale de Ílhavo, nas vertentes da significância da festa para a comunidade e para o grupo e, de que modo a produção imagética aumenta a consciencialização e o reconhecimento desta como elemento integrante da matriz da comunidade, reforçando o sentimento de pertença, orgulho identitário e observação de valor por populações externas, traduzindo-se, com frequência, em activos estratégicos territoriais e reconhecimento de património a salvaguardar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2020-07-06T14:04:19Z
2020-06-18T00:00:00Z
2020-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20563
TID:202497275
url http://hdl.handle.net/10071/20563
identifier_str_mv TID:202497275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134838714793984