Sistemas de avaliação da sustentabilidade na construção: análise da aplicabilidade em estradas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33250 |
Resumo: | As vias de comunicação e, em particular, a rede rodoviária, constituem a infraestrutura fundamental para o desenvolvimento global dos países, devido à facilidade de utilização para o movimento de pessoas e bens entre diferentes locais. A construção de novas estradas traz inúmeros benefícios aos seus utilizadores nomeadamente, o aumento da acessibilidade, a facilidade de circulação e as melhorias no transporte de bens materiais. Atualmente, o elevado consumo energético, a limitação dos recursos naturais e as altas emissões de gases efeito de estufa fazem com que as questões ambientais desempenhem um papel fundamental na tomada de decisão relativamente ao planeamento, projeto, construção, operação, manutenção e desativação das estradas. Por isso, no projeto de uma nova estrada as emissões de gases com efeito de estufa são um indicador-chave na avaliação da sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade é um dos conceitos em maior evidência atualmente, devido à consciencialização do ser humano face aos constantes impactes ambientais negativos que este provoca no planeta principalmente resultantes do setor da construção. Os sistemas de avaliação da sustentabilidade têm como prepósito incentivar o setor da construção a adotar práticas mais sustentáveis e avaliar/ certificar (de acordo com as áreas, critérios e parâmetros que cada sistema adota) as práticas adotadas de modo a promover uma estrada mais sustentável. Os sistemas de avaliação escolhidos para serem abordados nesta dissertação foram três: o Greenroads, por ser um método de avaliação de sustentabilidade exclusivamente dedicado a estradas; o CEEQUAL por ser um método que certifica obras de engenharia civil internacionalmente, por ser considerado um dos melhores métodos e por ter sido o primeiro sistema a classificar o nível de sustentabilidade das infraestruturas; e o LiderA por ser o sistema pioneiro em Portugal na avaliação da sustentabilidade. |
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