Análise de moda de rua através de informações das agências de tendências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28658 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda |
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Análise de moda de rua através de informações das agências de tendênciasStreetstyleTribos urbanasTendênciasUrban tribeTrends687Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de ModaA dissertação de mestrado teve como propósito analisar o modo como as agências de tendências selecionam e difundem os conteúdos de moda de “rua” e, simultaneamente, entender o sistema de interpretação e sistematização das informações. Numa primeira fase incidiu-se, de um modo sucinto, sobre as alterações que a moda foi sofrendo ao longo dos tempos; na entrada de novos atores; Isto é, a “rua” tornou-se numa inspiração espontânea e diária, quer para o prêt-à-porter, quer para a alta costura. Neste sentido, o mercado teve necessidade de repensar novas estratégias e as agências de tendências passaram a ser imprescindíveis para todos os setores da indústria. Relativamente às agências de tendências a escolha incidiu sobre agência britânica WGSN e a Agência brasileira, UseFashion. No entanto, dada a quantidade de informações relevantes que as agências difundem, optou-se pela análise das imagens de roupa feminina. Posteriormente foi elaborada uma ferramenta de raiz, uma tabela, no sentido de trabalhar de um modo coerente e funcional as informações indispensáveis. A tabela é composta de vinte e dois elementos determinantes para o estudo em causa e simultaneamente foram analisadas 300 imagens de moda correspondentes aos seguintes países: Suécia, Japão, Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil e Reino Unido. Neste ponto foram observados quais as escolhas preferidas pelo universo “feminino”. Finalmente incidiu-se sobre outra fase mais específica que consistiu num estudo comparativo entre a cidade de Barcelona e a cidade de Curitiba; entre as gerações Unique Sons e Sense Girls e a imagem de moda, (básico, contemporâneo e fashion), no sentido de percebermos quais as preferências predominantes.This Master’s thesis had as a target to analyze the way the trend agencies select and diffuse the "street" fashion contents and, simultaneously, to understand the interpretation system and information systematization. In a first phase there was a focus, in a succinct way, on the alterations that fashion suffered throughout time; in the entry of new actors. In other words, the “street” became a daily and spontaneous inspiration, for the prêt-à-porter and for the haute couture. In this sense, the market had the need of rethinking new strategies and the trend agencies became imperative to all sectors of this industry. Relatively to the agencies and trends, the choice focused on the British agency WGSN and the Brazilian agency UseFashion. However, given the amount of relevant information that the agencies diffuse, it was decided for the analysis of the female clothing images. Afterwards it was made a Root Cause Analysis, a worksheet, in order to work the indispensable informations in a coherent and functional way. This worksheet is composed with twenty-two determining factors to the study concerned and simultaneously were analyzed 300 images corresponding to the following countries: Sweden, the United States, Spain, Italy, Germany, Brazil and the United Kingdom. In this point, the favorite choices in the “feminine universe” were considered. Finally, the focus went to another phase, more specific, that consisted in a comparative study between the cities of Barcelona and Curitiba; between the Unique Sons and Sense Girls generations and the fashion image (basic, contemporary and fashion), in order to realize what are the prevalent preferences.Guedes, Maria da GraçaGama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoCordeiro, Lettícia de Souza20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28658por201194007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:53:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:23.243730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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