Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Susana Maria Mendes Coelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11208
Resumo: A necessidade de acompanhar os novos métodos de ensino tem sido um dos desafios que se colocam a todos os graus de docência sendo as universidades especialmente visadas pela sua necessidade de constante evolução. Em colaboração restrita com o departamento de Prótese da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e em particular com a unidade curricular de Prótese Parcial Removível, identificou-se a necessidade de ter um apoio multimédia para eliminar as lacunas próprias de uma unidade curricular com muitas componentes de diagnóstico e práticas. Seja pela ausência dos estudantes, ou pelas dificuldades inerentes a um espaço físico limitado, estes por diversas vezes não conseguem ver procedimentos práticos irrepetíveis, e que os condicionam no futuro da disciplina. Procurou-se nos vários repositórios, bibliotecas universitárias e em plataformas Web, uma solução para este problema. O que se encontrou ou não era aplicável pelas metodologias de ensino próprias, ou linguagem ou ainda por demasiadas incorreções. Neste sentido e para contribuir para a resolução do problema foi realizado, com o apoio da equipa clínica, um protótipo de uma aplicação hipermédia educativa que proporcione o ensino focalizado do tema Prótese Parcial Removível (PPR) sobretudo nos seguintes temas: conteúdos introdutórios à PPR, classificação das arcadas parcialmente desdentadas baseada na topografia segundo a classificação de Kennedy, componentes da PPR esquelética e a prática laboratorial para a confeção de uma PPR esquelética. A utilização de vários tipos de multimédia aplicados em diferentes situações de ensino e na transmissão de determinados conteúdos foi um dos focos essenciais deste protótipo tendo em conta a sua reutilização e adaptação a vários cenários de possíveis negócios.
id RCAP_464088f023c80c1e2901ea2849bca422
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial RemovívelAprendizagem multimédiaPrótese Parcial RemovívelVídeoRealidade virtual não imersivaSimulaçãoInteratividadeMultimedia LearningRemovable partial dentureVideoImmersive virtual realitySimulationInteractivitySistemas ComputacionaisA necessidade de acompanhar os novos métodos de ensino tem sido um dos desafios que se colocam a todos os graus de docência sendo as universidades especialmente visadas pela sua necessidade de constante evolução. Em colaboração restrita com o departamento de Prótese da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e em particular com a unidade curricular de Prótese Parcial Removível, identificou-se a necessidade de ter um apoio multimédia para eliminar as lacunas próprias de uma unidade curricular com muitas componentes de diagnóstico e práticas. Seja pela ausência dos estudantes, ou pelas dificuldades inerentes a um espaço físico limitado, estes por diversas vezes não conseguem ver procedimentos práticos irrepetíveis, e que os condicionam no futuro da disciplina. Procurou-se nos vários repositórios, bibliotecas universitárias e em plataformas Web, uma solução para este problema. O que se encontrou ou não era aplicável pelas metodologias de ensino próprias, ou linguagem ou ainda por demasiadas incorreções. Neste sentido e para contribuir para a resolução do problema foi realizado, com o apoio da equipa clínica, um protótipo de uma aplicação hipermédia educativa que proporcione o ensino focalizado do tema Prótese Parcial Removível (PPR) sobretudo nos seguintes temas: conteúdos introdutórios à PPR, classificação das arcadas parcialmente desdentadas baseada na topografia segundo a classificação de Kennedy, componentes da PPR esquelética e a prática laboratorial para a confeção de uma PPR esquelética. A utilização de vários tipos de multimédia aplicados em diferentes situações de ensino e na transmissão de determinados conteúdos foi um dos focos essenciais deste protótipo tendo em conta a sua reutilização e adaptação a vários cenários de possíveis negócios.The need to monitor new methods of teaching has been one of the challenges facing all levels of teaching, especially universities by their need for constant evolution. In collaboration with the constrained prosthesis Department of the Faculty of Dentistry of the University of Porto, and in particular with the curricular unit of Removable partial denture, identified the need to have a multimedia support to eliminate the gaps specific to a course with many components and diagnostic practices. Is the lack of students, or by the difficulties inherent in a limited physical space, they often fail to see practical procedures unrepeatable, and the condition in the future of the curricular unit. Searched in several repositories, University libraries and Web platforms, a solution to this problem. What if found or was not applicable for teaching methodologies own, or language or by too many inaccuracies. In this sense and to contribute to the resolution of the problem was realized, with the support of the clinical team, a prototype of an educational hypermedia application that provides the focused theme education removable partial denture (PPR) especially on the following themes: introductory content to PPR, classification of partially edentulous arches based on topography according to the classification of Kennedy, components of the skeletal PPR and laboratory practice for the knitting of a skeletal PPR. The use of multiple media types applied in different teaching situations and in the transmission of certain content was one of the foci of this prototype essential having regard to their re-use and adaptation to various possible business scenarios.Castro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Susana Maria Mendes Coelho2018-03-22T11:43:21Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11208TID:201750902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:35.425426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
title Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
spellingShingle Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
Alves, Susana Maria Mendes Coelho
Aprendizagem multimédia
Prótese Parcial Removível
Vídeo
Realidade virtual não imersiva
Simulação
Interatividade
Multimedia Learning
Removable partial denture
Video
Immersive virtual reality
Simulation
Interactivity
Sistemas Computacionais
title_short Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
title_full Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
title_fullStr Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
title_full_unstemmed Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
title_sort Tecnologias digitais para apoio ao ensino de Prótese Parcial Removível
author Alves, Susana Maria Mendes Coelho
author_facet Alves, Susana Maria Mendes Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, António Abel Vieira de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Susana Maria Mendes Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem multimédia
Prótese Parcial Removível
Vídeo
Realidade virtual não imersiva
Simulação
Interatividade
Multimedia Learning
Removable partial denture
Video
Immersive virtual reality
Simulation
Interactivity
Sistemas Computacionais
topic Aprendizagem multimédia
Prótese Parcial Removível
Vídeo
Realidade virtual não imersiva
Simulação
Interatividade
Multimedia Learning
Removable partial denture
Video
Immersive virtual reality
Simulation
Interactivity
Sistemas Computacionais
description A necessidade de acompanhar os novos métodos de ensino tem sido um dos desafios que se colocam a todos os graus de docência sendo as universidades especialmente visadas pela sua necessidade de constante evolução. Em colaboração restrita com o departamento de Prótese da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e em particular com a unidade curricular de Prótese Parcial Removível, identificou-se a necessidade de ter um apoio multimédia para eliminar as lacunas próprias de uma unidade curricular com muitas componentes de diagnóstico e práticas. Seja pela ausência dos estudantes, ou pelas dificuldades inerentes a um espaço físico limitado, estes por diversas vezes não conseguem ver procedimentos práticos irrepetíveis, e que os condicionam no futuro da disciplina. Procurou-se nos vários repositórios, bibliotecas universitárias e em plataformas Web, uma solução para este problema. O que se encontrou ou não era aplicável pelas metodologias de ensino próprias, ou linguagem ou ainda por demasiadas incorreções. Neste sentido e para contribuir para a resolução do problema foi realizado, com o apoio da equipa clínica, um protótipo de uma aplicação hipermédia educativa que proporcione o ensino focalizado do tema Prótese Parcial Removível (PPR) sobretudo nos seguintes temas: conteúdos introdutórios à PPR, classificação das arcadas parcialmente desdentadas baseada na topografia segundo a classificação de Kennedy, componentes da PPR esquelética e a prática laboratorial para a confeção de uma PPR esquelética. A utilização de vários tipos de multimédia aplicados em diferentes situações de ensino e na transmissão de determinados conteúdos foi um dos focos essenciais deste protótipo tendo em conta a sua reutilização e adaptação a vários cenários de possíveis negócios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-03-22T11:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11208
TID:201750902
url http://hdl.handle.net/10400.22/11208
identifier_str_mv TID:201750902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131410935578624