A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Luís António Matias de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8217
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.
id RCAP_4642f807a8296b1b3d112959d68aba99
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Práticas PedagógicasMaleta PedagógicaDeficienteDeficiênciaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlinePaulo, Luís António Matias de Sousa2023-03-14T14:59:33Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8217TID:203248619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:59.734407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
title A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
spellingShingle A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
Paulo, Luís António Matias de Sousa
Práticas Pedagógicas
Maleta Pedagógica
Deficiente
Deficiência
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
title_full A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
title_fullStr A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
title_full_unstemmed A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
title_sort A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
author Paulo, Luís António Matias de Sousa
author_facet Paulo, Luís António Matias de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Susana Alexandre dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Luís António Matias de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Maleta Pedagógica
Deficiente
Deficiência
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Práticas Pedagógicas
Maleta Pedagógica
Deficiente
Deficiência
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
2022-11-30T00:00:00Z
2023-03-14T14:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8217
TID:203248619
url http://hdl.handle.net/10400.8/8217
identifier_str_mv TID:203248619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137001749872640