A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8217 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência. |
id |
RCAP_4642f807a8296b1b3d112959d68aba99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Práticas PedagógicasMaleta PedagógicaDeficienteDeficiênciaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlinePaulo, Luís António Matias de Sousa2023-03-14T14:59:33Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8217TID:203248619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:59.734407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
title |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
spellingShingle |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. Paulo, Luís António Matias de Sousa Práticas Pedagógicas Maleta Pedagógica Deficiente Deficiência Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
title_full |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
title_fullStr |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
title_full_unstemmed |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
title_sort |
A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade. |
author |
Paulo, Luís António Matias de Sousa |
author_facet |
Paulo, Luís António Matias de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Susana Alexandre dos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Luís António Matias de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Maleta Pedagógica Deficiente Deficiência Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Práticas Pedagógicas Maleta Pedagógica Deficiente Deficiência Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 2022-11-30T00:00:00Z 2023-03-14T14:59:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8217 TID:203248619 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8217 |
identifier_str_mv |
TID:203248619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137001749872640 |