A Bela Adormecida análise estrutural da narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1978 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3503 |
Resumo: | Partindo das proposições metodológicas de Greimas, este artigo tenta explicitar a estrutura narrativa de A Bela Adormecida, conto de Charles Perrault muito conhecido. Este conto assinala a transição do universo mítico-religioso medieval para a narrativa moderna, secular e linear; reproduz o imaginário colectivo acerca da fecundidade e da vida. As estruturas paradigmáticas e sintagmáticas referem- se ao jogo das oposições e das associações que definem (as representações do mundo próprias da sociedade ocidental. Estas mesmas estruturas servem provavelmente de iniciação sexual feminina nas sociedades tradicionais. |
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A Bela Adormecida análise estrutural da narrativaPartindo das proposições metodológicas de Greimas, este artigo tenta explicitar a estrutura narrativa de A Bela Adormecida, conto de Charles Perrault muito conhecido. Este conto assinala a transição do universo mítico-religioso medieval para a narrativa moderna, secular e linear; reproduz o imaginário colectivo acerca da fecundidade e da vida. As estruturas paradigmáticas e sintagmáticas referem- se ao jogo das oposições e das associações que definem (as representações do mundo próprias da sociedade ocidental. Estas mesmas estruturas servem provavelmente de iniciação sexual feminina nas sociedades tradicionais.RÉSUMÉ: En partant des propositions métrologiques de Greimas, cet article essaie d'expliciter la structure narrative de La Belle au bois dormant, conte de Charles Perrault bien connu. Ce conte marque la transition de l'univers mythico-religieux du Moyen-Age vers le récit moderne, séculier et linéaire; i1 reproduit l'imaginaire collectif d propos de la fécondité et de la vie. Les structures paradigmatiques et syntagmatiques renvoient au jeu des oppositions et des associations qui définissent les représentations du monde de la société occidentale. Ces mêmes structures servent probablement de l’initiation sexuelle féminine dans les sociétés traditionnelles.SUMMARY: Based on Greimas' methodological thesis, this article tries to explain the narrative structure of the Sleeping Beauty, the well-known Charles Perrault's story. This story marks the transition from the mythical- religious medieval world into the modern, secular and linear narrative; it reproduces the collective i m a g i q about fecundity and life. Its paradigmatic and syntagmatic structures refer to the play on the oppositions and associations which define the images of the typical world of the occidental society. These structures probably serve as feminine sexual initiation in traditional societiesInstituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPARodrigues, Adriano Duarte2015-03-20T11:05:42Z1978-01-01T00:00:00Z1978-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3503porAnálise Psicológica, 1(3), 89-97info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:24.507057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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