A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, David José Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57263
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_465c8b590c09458bf3505a636a873fd8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarraGuitarraDançaMúsicaConsciência corporalPercepção musicalExercíciosGuitarDanceMusicBody awarenessMusical perceptionExercisesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio reflete sobre o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto foi implementado no ano letivo de 2016/2017, no Conservatório Bomfim, com alunos dos 2º e 3º ciclos do Grupo Disciplinar M11 (Guitarra/Viola Dedilhada). O projeto teve como objetivos investigar que vantagens se poderiam retirar da dança contemporânea para complementar o ensino de guitarra, o que levou à criação de exercícios, e perceber se a dança contemporânea poderia ter impacto na aprendizagem instrumental dos alunos. A nível de intervenção, os objetivos passaram por testar os exercícios criados, procurando avaliar a sua pertinência e funcionalidade, e perceber se os alunos sentiam algum efeito ou diferença depois de realizar os exercícios propostos, que focaram problemáticas em torno da consciência corporal e percepção musical. A recolha de dados foi feita através de observação direta, diálogos com os alunos e um questionário no final da intervenção. Como resultado da investigação foram criados oito exercícios diferentes e foi também possível observar e registar o impacto positivo dos mesmos nos alunos. Como resultado da intervenção foi possível comprovar a funcionalidade de todos os exercícios e também perceber que, de um modo geral, os alunos sentiram uma diferença significativa após a realização dos exercícios, provando assim a pertinência da investigação bem como da intervenção.This document describes and analyses the practice developed for the internship project of the Masters in Music Education from University of Minho. The project was implemented in the year of 2016/2017 at Conservatório Bomfim with classical guitar students. The project aims were to investigate ways to complement my guitar teaching practice with contemporary dance concepts and philosophies, which led to the creation of exercises, as well as to investigate if contemporary dance could have an impact on the students learning. On the practical level, the aims were to test the created exercises, evaluating their purpose and functionality, and to see if the students could feel any difference or effect after doing the exercises that focused on body awareness and the perception of music. The data was collected through direct observation, dialogues with the students and a questionnaire answered at the end of the project. The study resulted in the creation of eight different exercises and made it possible to also register and observe de positive impact they had on the students. On the practical level, it was possible to test and prove the functionality of all the exercises, as well as to realize that, in general, the students felt a significant difference after doing the exercises, thus, proving the usefulness of the work that was developed in this project.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoRamalho, David José Lopes20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57263por202052966info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:00.922048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
title A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
spellingShingle A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
Ramalho, David José Lopes
Guitarra
Dança
Música
Consciência corporal
Percepção musical
Exercícios
Guitar
Dance
Music
Body awareness
Musical perception
Exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
title_full A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
title_fullStr A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
title_full_unstemmed A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
title_sort A dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
author Ramalho, David José Lopes
author_facet Ramalho, David José Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, David José Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Guitarra
Dança
Música
Consciência corporal
Percepção musical
Exercícios
Guitar
Dance
Music
Body awareness
Musical perception
Exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Guitarra
Dança
Música
Consciência corporal
Percepção musical
Exercícios
Guitar
Dance
Music
Body awareness
Musical perception
Exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57263
url http://hdl.handle.net/1822/57263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202052966
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132487381680128