O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4968 |
Resumo: | O nosso relatório surge, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da ESECD, do IPG, de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. No que concerne ao nosso estudo, incidimos e aprofundamos o tema: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas. Salientamos, assim, que esta nossa opção foi consequente do interesse suscitado, pela exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, emergindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem e das várias experiências partilhadas e desenvolvidas. Enfatizamos, ainda, que nesta perspetiva, sobressai a enorme pertinência e atualidade do tema, uma vez que, extremamente valorizado, pois cada vez mais as crianças são solicitadas, por uma grande panóplia de materiais que é necessário selecionar criteriosamente, visando promover a exploração e manipulação de variados materiais, adequados e conducentes a aprendizagens ativas, significativas. Remetemos, assim, a uma análise exploratória e reflexão crítica, cujo objetivo essencial e crucial, subjacente é promover o uso, a manipulação, a exploração e a experimentação de diversos materiais, como suportes de aprendizagem, meios, ferramentas, apoios e auxílios, facilitadores da construção/consolidação de conhecimentos, ou seja, de aprendizagem, em crianças do pré-escolar, focando-nos também na experimentação de algumas provas de Piaget. Neste contexto, salientamos, que o nosso estudo decorreu no Jardim de Infância da Sé, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Incidimos na descrição e investigação-ação, concomitantes à observação direta que ocorreu em contexto real, visando em primeira instância, fomentar a realização de algumas atividades com materiais manipuláveis. Posteriormente, as crianças responderam a várias questões efetuadas, pela educadora estagiária, aplicando algumas das provas de Piaget. Inferimos assim, que o uso sistemático e programado dos materiais, como suportes de aprendizagem, contribui para uma melhor e mais profícua aquisição de saberes, constituindo verdadeiras ferramentas fundamentais e imprescindíveis à observação, concretização, manipulação, exploração e experimentação, sendo consequentemente facilitadores da aprendizagem e conducentes a verdadeiras aprendizagens diversificadas, vi além de influenciarem e motivarem as aprendizagens, promovendo a autoestima e a autonomia da criança. |
id |
RCAP_466e9dbd3dfed798246268a130190b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianasPrática de Ensino SupervisionadaPré-escolarProvas PiagetianasSuportes de aprendizagemManipulaçãoAprendizagens significativasO nosso relatório surge, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da ESECD, do IPG, de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. No que concerne ao nosso estudo, incidimos e aprofundamos o tema: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas. Salientamos, assim, que esta nossa opção foi consequente do interesse suscitado, pela exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, emergindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem e das várias experiências partilhadas e desenvolvidas. Enfatizamos, ainda, que nesta perspetiva, sobressai a enorme pertinência e atualidade do tema, uma vez que, extremamente valorizado, pois cada vez mais as crianças são solicitadas, por uma grande panóplia de materiais que é necessário selecionar criteriosamente, visando promover a exploração e manipulação de variados materiais, adequados e conducentes a aprendizagens ativas, significativas. Remetemos, assim, a uma análise exploratória e reflexão crítica, cujo objetivo essencial e crucial, subjacente é promover o uso, a manipulação, a exploração e a experimentação de diversos materiais, como suportes de aprendizagem, meios, ferramentas, apoios e auxílios, facilitadores da construção/consolidação de conhecimentos, ou seja, de aprendizagem, em crianças do pré-escolar, focando-nos também na experimentação de algumas provas de Piaget. Neste contexto, salientamos, que o nosso estudo decorreu no Jardim de Infância da Sé, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Incidimos na descrição e investigação-ação, concomitantes à observação direta que ocorreu em contexto real, visando em primeira instância, fomentar a realização de algumas atividades com materiais manipuláveis. Posteriormente, as crianças responderam a várias questões efetuadas, pela educadora estagiária, aplicando algumas das provas de Piaget. Inferimos assim, que o uso sistemático e programado dos materiais, como suportes de aprendizagem, contribui para uma melhor e mais profícua aquisição de saberes, constituindo verdadeiras ferramentas fundamentais e imprescindíveis à observação, concretização, manipulação, exploração e experimentação, sendo consequentemente facilitadores da aprendizagem e conducentes a verdadeiras aprendizagens diversificadas, vi além de influenciarem e motivarem as aprendizagens, promovendo a autoestima e a autonomia da criança.Instituto Politécnico da Guarda2020-01-06T11:40:26Z2020-01-062019-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4968http://hdl.handle.net/10314/4968TID:202319385porLopes, Diana R Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:12Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:52.174633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
title |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
spellingShingle |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas Lopes, Diana R B Prática de Ensino Supervisionada Pré-escolar Provas Piagetianas Suportes de aprendizagem Manipulação Aprendizagens significativas |
title_short |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
title_full |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
title_fullStr |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
title_full_unstemmed |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
title_sort |
O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
author |
Lopes, Diana R B |
author_facet |
Lopes, Diana R B |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Diana R B |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Pré-escolar Provas Piagetianas Suportes de aprendizagem Manipulação Aprendizagens significativas |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Pré-escolar Provas Piagetianas Suportes de aprendizagem Manipulação Aprendizagens significativas |
description |
O nosso relatório surge, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da ESECD, do IPG, de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. No que concerne ao nosso estudo, incidimos e aprofundamos o tema: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas. Salientamos, assim, que esta nossa opção foi consequente do interesse suscitado, pela exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, emergindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem e das várias experiências partilhadas e desenvolvidas. Enfatizamos, ainda, que nesta perspetiva, sobressai a enorme pertinência e atualidade do tema, uma vez que, extremamente valorizado, pois cada vez mais as crianças são solicitadas, por uma grande panóplia de materiais que é necessário selecionar criteriosamente, visando promover a exploração e manipulação de variados materiais, adequados e conducentes a aprendizagens ativas, significativas. Remetemos, assim, a uma análise exploratória e reflexão crítica, cujo objetivo essencial e crucial, subjacente é promover o uso, a manipulação, a exploração e a experimentação de diversos materiais, como suportes de aprendizagem, meios, ferramentas, apoios e auxílios, facilitadores da construção/consolidação de conhecimentos, ou seja, de aprendizagem, em crianças do pré-escolar, focando-nos também na experimentação de algumas provas de Piaget. Neste contexto, salientamos, que o nosso estudo decorreu no Jardim de Infância da Sé, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Incidimos na descrição e investigação-ação, concomitantes à observação direta que ocorreu em contexto real, visando em primeira instância, fomentar a realização de algumas atividades com materiais manipuláveis. Posteriormente, as crianças responderam a várias questões efetuadas, pela educadora estagiária, aplicando algumas das provas de Piaget. Inferimos assim, que o uso sistemático e programado dos materiais, como suportes de aprendizagem, contribui para uma melhor e mais profícua aquisição de saberes, constituindo verdadeiras ferramentas fundamentais e imprescindíveis à observação, concretização, manipulação, exploração e experimentação, sendo consequentemente facilitadores da aprendizagem e conducentes a verdadeiras aprendizagens diversificadas, vi além de influenciarem e motivarem as aprendizagens, promovendo a autoestima e a autonomia da criança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25T00:00:00Z 2020-01-06T11:40:26Z 2020-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4968 http://hdl.handle.net/10314/4968 TID:202319385 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4968 |
identifier_str_mv |
TID:202319385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136933723504640 |