Freitag erobert Robinsons Spiel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Pereira, Paulo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5153
Resumo: O artigo debruça-se sobre um dos fenómenos que no nosso quotidiano mais galvaniza as multidões - o Futebol. Pegando nas figuras literárias de Sexta-Feira e de Robinson Crusué, recriadas por Michel Tournier, assistimos a uma clara alegoria, já expressa no título: "Sexta-Feira conquista o jogo de Robinson". O artigo convida-nos a uma viagem pelo passado, revisitando lugares onde as formas mais rudimentares do que viria a ser o desporto-rei alguns séculos mais tarde. É feita uma alisão à China, onde 2697 a.C. já se jogava com uma bola de pele. É evocado o jogo Choule, disputado no séc. XII em França durante a Mardi Gras. Não fica esquecido o jogo florentino 'giuoco del calcio', uma mistura de rugby, futebol, luta livre e de rua. Claro que a tradição inglesa é sublinhada, sobretudo através das citações contidas nas peças de Shakespeare "Rei Lear" e "Comédia dos Enganos". Após esta viagem pela História, o leitor é confrontado com a questão da identificação (aos mais diversos níveis) com e através deste desporto; a sua dimensão chega a constituir símbolo de identificação nacional. Por fim, é-nos mostrado um mundo anacrónico, no qual os chamados Global Players têm de deixar os seus países, por falta de condições, para, se quiserem fazer um percurso de renome, irem jogar para países ocidentais.
id RCAP_4672456425f5c36dea9e3f70241dcb3d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Freitag erobert Robinsons SpielHistória do FutebolFutebol no Ocidente e em ÁfricaFutebol como cartão de visitaGlobal PlayersO artigo debruça-se sobre um dos fenómenos que no nosso quotidiano mais galvaniza as multidões - o Futebol. Pegando nas figuras literárias de Sexta-Feira e de Robinson Crusué, recriadas por Michel Tournier, assistimos a uma clara alegoria, já expressa no título: "Sexta-Feira conquista o jogo de Robinson". O artigo convida-nos a uma viagem pelo passado, revisitando lugares onde as formas mais rudimentares do que viria a ser o desporto-rei alguns séculos mais tarde. É feita uma alisão à China, onde 2697 a.C. já se jogava com uma bola de pele. É evocado o jogo Choule, disputado no séc. XII em França durante a Mardi Gras. Não fica esquecido o jogo florentino 'giuoco del calcio', uma mistura de rugby, futebol, luta livre e de rua. Claro que a tradição inglesa é sublinhada, sobretudo através das citações contidas nas peças de Shakespeare "Rei Lear" e "Comédia dos Enganos". Após esta viagem pela História, o leitor é confrontado com a questão da identificação (aos mais diversos níveis) com e através deste desporto; a sua dimensão chega a constituir símbolo de identificação nacional. Por fim, é-nos mostrado um mundo anacrónico, no qual os chamados Global Players têm de deixar os seus países, por falta de condições, para, se quiserem fazer um percurso de renome, irem jogar para países ocidentais.Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika2012-06-22T16:58:21Z2012-06-222006-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5153http://hdl.handle.net/10174/5153deuAlves Pereira, Paulo, (2006): "Freitag erobert Robinsons Spiel", in Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika, 35. Jg. Nº. 3, dir. Hein Möllers, Bona, Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika, pp. 29-30.29-300947-83531Afrika Süd3, do 35º. anoDAC, CIEP, CHAIApaulo-pereira@web.de602Alves Pereira, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:12.231644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Freitag erobert Robinsons Spiel
title Freitag erobert Robinsons Spiel
spellingShingle Freitag erobert Robinsons Spiel
Alves Pereira, Paulo
História do Futebol
Futebol no Ocidente e em África
Futebol como cartão de visita
Global Players
title_short Freitag erobert Robinsons Spiel
title_full Freitag erobert Robinsons Spiel
title_fullStr Freitag erobert Robinsons Spiel
title_full_unstemmed Freitag erobert Robinsons Spiel
title_sort Freitag erobert Robinsons Spiel
author Alves Pereira, Paulo
author_facet Alves Pereira, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Pereira, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv História do Futebol
Futebol no Ocidente e em África
Futebol como cartão de visita
Global Players
topic História do Futebol
Futebol no Ocidente e em África
Futebol como cartão de visita
Global Players
description O artigo debruça-se sobre um dos fenómenos que no nosso quotidiano mais galvaniza as multidões - o Futebol. Pegando nas figuras literárias de Sexta-Feira e de Robinson Crusué, recriadas por Michel Tournier, assistimos a uma clara alegoria, já expressa no título: "Sexta-Feira conquista o jogo de Robinson". O artigo convida-nos a uma viagem pelo passado, revisitando lugares onde as formas mais rudimentares do que viria a ser o desporto-rei alguns séculos mais tarde. É feita uma alisão à China, onde 2697 a.C. já se jogava com uma bola de pele. É evocado o jogo Choule, disputado no séc. XII em França durante a Mardi Gras. Não fica esquecido o jogo florentino 'giuoco del calcio', uma mistura de rugby, futebol, luta livre e de rua. Claro que a tradição inglesa é sublinhada, sobretudo através das citações contidas nas peças de Shakespeare "Rei Lear" e "Comédia dos Enganos". Após esta viagem pela História, o leitor é confrontado com a questão da identificação (aos mais diversos níveis) com e através deste desporto; a sua dimensão chega a constituir símbolo de identificação nacional. Por fim, é-nos mostrado um mundo anacrónico, no qual os chamados Global Players têm de deixar os seus países, por falta de condições, para, se quiserem fazer um percurso de renome, irem jogar para países ocidentais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01T00:00:00Z
2012-06-22T16:58:21Z
2012-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5153
http://hdl.handle.net/10174/5153
url http://hdl.handle.net/10174/5153
dc.language.iso.fl_str_mv deu
language deu
dc.relation.none.fl_str_mv Alves Pereira, Paulo, (2006): "Freitag erobert Robinsons Spiel", in Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika, 35. Jg. Nº. 3, dir. Hein Möllers, Bona, Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika, pp. 29-30.
29-30
0947-8353
1
Afrika Süd
3, do 35º. ano
DAC, CIEP, CHAIA
paulo-pereira@web.de
602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika
publisher.none.fl_str_mv Afrika Süd - Zeitschrift zum Südlichen Afrika
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136484547100672