Avaliação da viabilidade ambiental do processo de reciclagem criogénica e da recauchutagem de pneus usados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10204 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais |
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Avaliação da viabilidade ambiental do processo de reciclagem criogénica e da recauchutagem de pneus usadosACV streamlinedImpactes ambientaisPneus usadosReciclagemRecauchutagemDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas AmbientaisDe acordo com os dados da Valorpneu, foram recolhidos e tratados 93 367 toneladas e 79 114 toneladas de pneus usados, em 2011 e 2012 respectivamente, dos quais 51% e 49% foram recicladas, respectivamente, e 27% e 32%, respectivamente aproveitadas energeticamente, sendo o restante recauchutado (Valorpneu, 2012j; Valorpneu, 2013a). O objectivo deste trabalho consiste em perceber a viabilidade ambiental do processo de reciclagem pelo método criogénico face à recauchutagem, aplicando a metodologia de Análise do Ciclo de Vida (ACV) streamlined, com recurso à Norma ISO 14040 e ao software Umberto. Como a recolha de dados reais das empresas nacionais envolvidas neste sector não foi facilitada, esta ACV foi feita com base nos dados obtidos através da base-de-dados do próprio software Umberto e de artigos científicos. Optou-se por selecionar como categorias de impacte ambiental a analisar a depleção dos recursos abióticos e o aquecimento global. Relativamente aos resultados obtidos, a recauchutagem apresentou impactes superiores, em ambas as categorias de impacte analisadas. Observando os resultados obtidos neste estudo verifica-se que a reciclagem criogénica é a melhor opção de valorização de pneus usados. No entanto e, segundo outros autores, a recauchutagem é um processo ambientalmente mais viável que a produção de pneus novos. Assim, estudos futuros deverão ser realizados para estudar a viabilidade económica da reciclagem criogénica e recauchutagem, bem como realizar uma ACV completa e estudar mais categorias de impacte, para complementar este estudo.Faculdade de Ciências e TecnologiaMartinho, Maria da GraçaRUNFeio, Maria Inês Afonso2013-07-29T09:24:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:48Zoai:run.unl.pt:10362/10204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:18.888187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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