Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2519
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_46986b23cba8b4a09a1249e3e820a307
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimentalAnsiedadeCriançasGrupoPrograma de intervençãoAnxietyChildrenGroupIntervention programDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioAs perturbações de ansiedade assumem particular importância quando é possível verificar que se posicionam em segundo lugar, a nível mundial, na categoria das perturbações mais prevalentes em crianças e adolescentes. Partindo desta premissa, é urgente que existam respostas no Sistema Nacional de Saúde, que incidam sobre esta problemática, de forma a responder às necessidades da população. Este estudo pretende avaliar a eficácia de um programa de intervenção dirigido a crianças dos 9 aos 11 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Ansiedade Generalizada. Foi utilizada uma amostra de 20 crianças, inscritas em escolas públicas do distrito de Lisboa, sendo que 10 formaram o Grupo Experimental e as restantes 10 formaram o Grupo de Controlo. Ambos os grupos foram submetidos a dois momentos de avaliação, onde também foi necessária a participação dos respectivos Encarregados de Educação. Entre as duas fases de avaliação, o Grupo Experimental foi submetido às sessões do Programa em avaliação. Foram consideradas as variáveis Depressão, Stress, Ansiedade no Encarregado de Educação, Comportamento, Manifestações Somáticas e factor g, para análise dos resultados, assim como a comparação entre Grupo de Controlo e Grupo Experimental. Os instrumentos considerados para a avaliação destas variáveis foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress para Crianças, Inventário Ansiedade Estado e Traço- STAI-Y, o Questionário de Capacidades e Dificuldades, Inventário da Notação Social da Família (Graffar Adaptado), as Matrizes Coloridas Progressivas de Raven e um Questionário Sociodemográfico. Foram concluídas diferenças estatisticamente significativas na dimensão Ansiedade, pré e pós-programa e, entre o Grupo Experimental e o Grupo de Controlo. O Grupo de Controlo não apresentou diferenças significativas nos seus resultados pré e pós-programa. Os resultados pré e pós-programa, no Grupo Experimental, mostraram não haver diferenças significativas entre a variável Depressão e Stress. No que diz respeito ao estudo dos comportamentos, emoções e relações interpessoais, no Grupo Experimental, apenas foi encontrada uma diferença significativa nos resultados pré e pós-programa na Escala de Sintomas Emocionais. vi Não foi encontrada uma relação significativa entre a Ansiedade dos participantes do Grupo Experimental, pré-sessões, e a Ansiedade dos respectivos Encarregados de Educação, uma vez que rs=0,12, considerado praticamente nulo. Já na relação estudada entre factor g e a Ansiedade dos participantes, também pré sessões, no Grupo Experimental, foi encontrada uma forte correlação entre as variáveis, ilustrada por rs=0,601.ABSTRACT: Anxiety Disorders are particularly important when it is possible to verify they rank second place, globally, in the category of most prevalence disorders in children and adolescents. On this assumption, there is an urgent need for solutions in the National Health System that will focus on this issue, in order to meet the needs of the Portuguese population. This study aims to assess the effectiveness of an intervention program, aimed at children from 9 to 11 years old, diagnosed with Generalized Anxiety Disorder. A sample of 20 children, that attend public schools in Lisbon, were split into two groups, 10 children formed the Experimental Group and the other 10 formed the Control Group. Both groups were submitted to two stages of evaluation, which also required the participation of their Guardians. Between the two phases of evaluation, the Experimental Group was subjected to sessions of the program under evaluation. Several variables were considered: Depression, Stress, the Guardian’s level of Anxiety, Behavior, Somatic Manifestations and g factor, for the analysis of the final results, as well as the comparison between the Control Group and the Experimental Group. The instruments considered for the evaluation of these variables were the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADSC-21), the State and Trait Anxiety Inventory- STAI-Y, the Strengths and Difficulties Questionnaire, Family Social Notation Inventory (Graffar Adapted), Raven’s Colored Progressive Matrices as well as a Sociodemographic Questionnaire. There were statistically significant results found in the Anxiety dimension, pre and post-program and between the Experimental Group and the Control Group, where it wasn’t possible to identify significant differences in their pre and post-program. The Experimental Group showed no significant differences, between the pre and post-session results, in the variables Depression and Stress. Regarding the behavior, emotions and interpersonal relationships study in the Experimental Group, there were only found significant differences in the Emotional Symptom Scale, pre and post-program. There was not found any significant relationship, in the Experimental Group, between the participant’s pre-sessions anxiety and their Guardians Anxiety, since rs=0,12, viii considered virtual nil. However, considering the relationship between g factor and the participant’s pre-session anxiety results, in the Experimental Group, there was found a strong correlation between the variables, illustrated by rs=0,601.ISPA - Instituto UniversitárioSalgueiro, Emílio Eduardo GuerraRepositório do ISPARibeiro, Catarina Duarte das Fontes2013-12-07T15:13:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2519201088320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:29.522704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
title Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
spellingShingle Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
Ansiedade
Crianças
Grupo
Programa de intervenção
Anxiety
Children
Group
Intervention program
title_short Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
title_full Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
title_fullStr Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
title_full_unstemmed Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
title_sort Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
author Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
author_facet Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Crianças
Grupo
Programa de intervenção
Anxiety
Children
Group
Intervention program
topic Ansiedade
Crianças
Grupo
Programa de intervenção
Anxiety
Children
Group
Intervention program
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07T15:13:09Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2519
201088320
url http://hdl.handle.net/10400.12/2519
identifier_str_mv 201088320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130065593696256