Transformar as vivências no desemprego : uma perspectiva da orientação profissional na educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Ana Paula Paulino
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33360
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
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spelling Transformar as vivências no desemprego : uma perspectiva da orientação profissional na educação e formação de adultosTeses de mestrado - 2006Formação de adultos - PortugalOrientação profissional - PortugalDesempregoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006Assistimos nos últimos trinta anos a grandes alterações na estrutura e na organização do mercado de emprego, com repercussões sociais, conhecidas pelas “crises do emprego”. Numa óptica da orientação profissional, o acompanhamento técnico ajustado às características dos cidadãos desempregados pode contribuir para a reconstrução do projecto de vida de cada um, com vista à reinserção profissional, pois a fronteira entre a formação e orientação é cada vez menor. O presente estudo incide na perspectiva de compreender qual é o contributo do balanço de competências pessoais e profissionais (BC), enquanto instrumento potenciador da reorganização pessoal e profissional dos desempregados, no âmbito das práticas da orientação profissional utilizadas num Centro de Emprego do IEFP. Deste modo, o dispositivo metodológico utilizado assenta numa abordagem qualitativa, conduzido numa linha de investigação-formação, ancorado pelos processos de consciencialização dos participantes. Estes processos foram sendo desenvolvidos através da reflexão em grupo sobre experiências e aprendizagens anteriores de cada um dos sujeitos envolvidos. Algumas das conclusões deste estudo evidenciam que o Balanço de Competências é visto e sentido pelos participantes como um processo formativo, vivenciado como uma actividade criativa, o qual fomenta a auto-estima, a capacidade de valorizar o seu percurso pessoal e profissional, a capacidade de iniciativa e relacional, verificando-se uma mudança de atitudes perante si próprio e, consequentemente, uma nova perspectiva em relação ao mercado de trabalho. Estas mudanças parecem potenciar no sujeito atitudes pró-activas com vista à reorganização do seu projecto de vida.Depuis une trentaine d'années, dans un contexte de restructuration de l'appareil de production et de transformation rapide du contenu des emplois et des qualifications, les problèmes sociaux se sont développés, généralement connues comme des “crises de l'emploi”. Ainsi, l'orientation professionnelle s'inscrit comme une technique de accompagnement ajusté aux caractéristiques des personnes en situation de chômage. Elle peut contribuer à la reconstruction du projet de vie de chacun, en vue de la réinsertion professionnelle, donc la frontière entre la formation el l'orientation professionnelle est chaque fois plus étroite. Dans ce contexte, et dans le présent étude, on pense sur une question, sur ce qui se passe dans le processus du bilan des compétences avec les chômeurs. Quel est le rôle du bilan, quand il est utilisé dans les pratiques de 1 orientation professionnelle, dans un Centre d'Emploi, de l' IEFP? Le dispositif méthodologique utilisé est le méthode qualitative, conduit dans une ligne d'investigation-formation. Les expériences et apprentissage du passé ont été très utiles pour le processus formatif de chaque participant. Il y a des conclusions dans l' étude qui permis de dire que le bilan des compétences est vu par les participants comme um processus formatif, vécu intensément comme une activité créative, de développement de l'estime de soi, et de la connaissance de soi. La prise de conscience de leurs aptitudes et de leurs désires, peuvent jouer un rôle essentiel dans la détermination d'un itinéraire individuelle et professionnel, donc il y a une transformation des aptitudes de soi même. La participation des chômeurs au bilan pourrait fonctionner comme un élément déclencheur de la motivation de la réintégration dans le marché de travail. Ces changements semblent exploiter dans le sujet des aptitudes plus actives en vue de la réorganisation de leur projet de vie.Pires, Ana Luísa de Oliveira, 1961-Repositório da Universidade de LisboaViana, Ana Paula Paulino2018-05-11T15:48:35Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:26.316727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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