"O ensino da escrita": apropriação do sistema ortográfico : plano de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Filipa Machado da Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30156
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling "O ensino da escrita": apropriação do sistema ortográfico : plano de intervenção“O Ensino da escrita”: appropriation of the spelling system : intervention plan806.90:372.88372.88:806.90372.45Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA leitura e a escrita assumem um papel determinante no sucesso escolar dos alunos e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Como tal, os investigadores e os profissionais ligados à educação têm vindo a demonstrar um interesse crescente pelos alunos que apresentam dificuldades na aquisição dessas competências. Verifica-se que um elevado número de retenções no 1.º ciclo do ensino básico se devem ao insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, é fundamental sinalizar, prevenir e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades neste domínio. A intervenção precoce tem sido apontada como uma mais valia no sucesso das intervenções educativas. O presente estudo procurou construir um programa de intervenção nas dificuldades iniciais na apropriação do sistema ortográfico no 1.º ano de escolaridade e descrever os ganhos médios e individuais registados. O programa foi implementado durante o horário letivo, ao longo de 10 sessões, com a duração aproximada de 90 minutos. Ao longo das intervenções foram sendo realizadas algumas avaliações, sendo que a primeira e a última avaliação serão as mais importantes. Os resultados obtidos indicam um padrão diferencial em relação às percentagens de ganhos alcançados por cada um dos sujeitos. As percentagens de ganhos mais elevados registam-se nas variáveis de escrita de sílabas do tipo CV e pequenas palavras. O modelo adotado não permite generalizar os resultados obtidos para outros grupos e contextos, nem excluir a presença de outros fatores que possam influenciar e explicar as diferenças registadas. A ausência de uma avaliação contínua no tempo não permite avaliar se os ganhos observados se mantiveram.Reading and writing are both competences which assume a determinant role on students studying success and also on their personal and professional development. Educational investigors and professionals have been demonstrating a growing interest for students who present difficulties in what concerns the acquisition of reading and writing competences. The tendency verified is that a high number of detentions on elementary school is connected to difficulties in learning how to read and write. As such, it is vital to early spot, prevent and intervene students who present difficulties with these two competences. Early intervention has been pointed out as a great strategy on the success of the interventions made next to students with difficulties. The present report has tried to build an intervention program to respond to a series of initial difficulties which occur while students are appropriating the spelling system as well as describe the medium and individual gains. The program was implemented during the school schedule and developed within ten sessions that lasted ninety minutes. Throughout the interventions some evaluations were made but the first and the last one represent a great importance for the program. The obtained results indicate a diferential pattern towards the percentages and obtained gains for each individual. The percantages of the higher gains are registred on two variables: syllabical writing of type CV e small words. The adopted model does not allow neither to generalize the obtained results for other groups and contexts nor to exclude the influence of other factos which may explain the registered differences. The absence of a continuous evaluation on time does not allow to evaluate if the observed gains have been kept by the students.Viana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoSilva, Marisa Filipa Machado da Mota20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30156por201407191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:01.544732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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