Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nabais, Madalena Sousa Macedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3960
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar
id RCAP_46b054321be4bdbb70d7493378492ba5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade socialEducaçãoRespostas sociaisCrecheAvaliação e certificação da qualidadeEducationSocial responsesNurseryQuality evaluation and certificationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração EscolarEsta tese centra-se numa investigação realizada no âmbito da avaliação da qualidade em educação, mais precisamente em creche, através do recurso ao referencial normativo do Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, com o objetivo central de conhecer as implicações e resultados da sua aplicação para a resposta social creche, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Através de uma metodologia qualitativa, desenvolvemos numa instituição particular de solidariedade social com certificação da qualidade, um estudo de caso que contou com a participação e colaboração de profissionais de alguns dos seus diferentes níveis hierárquicos numa ótica comparativa de perspetivas, sendo estes membros da direção, coordenação, responsável da qualidade e educadoras de infância. Como instrumentos e técnicas de recolha de dados foram feitas entrevistas individuais semiestruturadas e uma entrevista Focus Group a partir de guiões de entrevista preparados por temas e objetivos que conduziram à sugestão de um conjunto de questões. Estas entrevistas foram complementadas por uma análise documental e após todo o processo e análise procedemos à triangulação dos dados. Da análise dos resultados e das perspetivas dos atores conclui-se que apesar de alguns constrangimentos, dificuldades, resistências e limitações referidas pelos participantes, o balanço final da aplicação do MAQRS-creche na instituição é positivo e valeu a pena. Apurámos também que no final de todo o processo, os objetivos que motivaram a decisão da sua implementação, concretizaram-se e corresponderam às expectativas da instituição face à validação da importância do Modelo MAQRS enquanto normativo de referência para a concretização da avaliação e certificação da qualidade das respostas sociais junto da instituição.ABSTRACT This thesis focuses on an investigation carried out in the framework of the evaluation of quality in education, more precisely in nursery, by using a normative reference of quality assessment model of social responses, with the central objetive of knowing the implications and results of its implementation to the nursery social response in a Private Institution of Social Solidarity. Through qualitative methodology, was prepared a case study as a research strategy, which counted with the collaboration of a private social solidarity institution with quality certification and with the participation of some of its different hierarchical levels in a comparative perspetive, these being members of the direction, coordination, quality and educators of childhood. As instruments and data collection techniques were made individual semisstructured interviews and a Focus Group interview from interview guides prepared by themes and objetives which led to the suggestion of a set of questions. These interviews were supplemented by a documentary analysis and the related data and information collected were analysed through the technique of content analysis. The analysis of the results and prospects of the actors led to the conclusion that despite some constraints, difficulties, resistances and limitations referred to by participants, the bottom line of the MAQRS-nursery application in the institution is positive and worth it, and the objetives that motivated the decision of its implementation were accomplished at the end of the whole process, matched the expectations of the institution and thus validated the purpose of the MAQRS Model to provide normative reference to quality evaluation and certification of social institutionsPrata, ManuelaRCIPLNabais, Madalena Sousa Macedo2014-11-25T14:25:56Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3960TID:201325608porNabais, M. S. M. (2014). Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.258380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
title Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
spellingShingle Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
Nabais, Madalena Sousa Macedo
Educação
Respostas sociais
Creche
Avaliação e certificação da qualidade
Education
Social responses
Nursery
Quality evaluation and certification
title_short Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
title_full Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
title_fullStr Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
title_sort Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social
author Nabais, Madalena Sousa Macedo
author_facet Nabais, Madalena Sousa Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nabais, Madalena Sousa Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Respostas sociais
Creche
Avaliação e certificação da qualidade
Education
Social responses
Nursery
Quality evaluation and certification
topic Educação
Respostas sociais
Creche
Avaliação e certificação da qualidade
Education
Social responses
Nursery
Quality evaluation and certification
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25T14:25:56Z
2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3960
TID:201325608
url http://hdl.handle.net/10400.21/3960
identifier_str_mv TID:201325608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nabais, M. S. M. (2014). Avaliação da qualidade em creche: implicações e resultados da aplicação do modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais - creche, numa instituição particular de solidariedade social [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391934717952