O uso de mascotes como estratégia de design emocional para aumentar a angariação online de fundos para causa animal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malcata, Daniela Guedes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41051
Resumo: A extinção das espécies animais é cada vez mais uma problemática atual da nossa sociedade. O crowdfunding tem sido uma ferramenta útil para angariação de fundos necessários para apoiar causas deste tipo. No entanto, as taxas de sucesso têm sido baixas nas campanhas de causas animais. Estudos anteriores sugerem que a adoção de estratégias de design emocional podem favorecer o sucesso deste tipo de campanhas. O design emocional foca-se na criação de produtos que suscitem emoções, a fim de proporcionar uma experiência positiva. As emoções têm um papel fundamental, pois é através delas que o ser humano entende o que o rodeia. Neste contexto, este estudo teve como objetivo principal explorar o impacto de estratégias de design emocional, de modo a aumentar a taxa de sucesso de crowdfunding animal online. Com isto em mente, escolhemos as mascotes como objeto de estudo, colocando a hipótese que a sua presença aumentaria o sucesso das campanhas (i.e., intenções de doar). Para testar esta hipótese, foram criadas três versões de uma campanha para proteger tartarugas, que foram aplicadas numa plataforma de crowdfunding fictícia. O estudo, que adotou um desenho misto (entre- e intra-sujeitos), de natureza quantitativa, recorreu a um inquérito por questionário realizado online para recolha de dados relativos às três versões da campanha; i.e., com mascote 2D estática, com mascote 3D animada e sem mascote. Foram avaliadas questões relativas à presença vs ausência da mascote; à influência da animação da mascote; à confiança percecionada, à influência dos hábitos de doação, personalidade (confiança disposicional, altruísmo), atitudes e crenças (influência do desejo social - benefício intrínseco; influência da norma social, autoengano) dos potenciais doadores. Os dados recolhidos não permitiram confirmar a hipótese estabelecida, ou seja, não há evidências de que as mascotes em estudo tenham influenciado as intenções de doação na campanha-alvo. As implicações deste estudo para o design são discutidas nesta dissertação
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