Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5830
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau Mestre em Engenharia Civil,Perfil de Construção
id RCAP_46c7696ab0a7e5497500d1711870b6e1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso realHidroplanagemPavimentos rodoviáriosPavimentos drenantesSegurança rodoviáriaDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau Mestre em Engenharia Civil,Perfil de ConstruçãoA segurança nas estradas rodoviárias tem sido uma preocupação constante das administrações rodoviárias, sendo a ocorrência de hidroplanagem apontada com uma das principais causas da sinistralidade. Assim, nos últimos tempos tem havido um acréscimo de interesse, em perceber a sua problemática e procurar soluções que minimizem o risco de hidroplanagem. A hidroplanagem ocorre quando o pneu perde o contacto com o pavimento devido à presença de uma lâmina de água. Um veículo ao deslocar-se sobre um pavimento com uma lâmina de água acima da superfície desenvolvem-se pressões hidrodinâmicas que resultam da dificuldade, do pneu e da estrada, expulsarem a água. A água que não é expulsa debaixo do pneu, vai dificultar a interacção pneu-pavimento fazendo com que o atrito fique reduzido, podendo-se perder o controlo da direcção, e a travagem fica comprometida; situação que corresponde a perigo evidente para a vida dos utentes. O risco aumenta com o aumento da velocidade do veículo. Desta forma, esta dissertação procura calcular a velocidade crítica de hidroplanagem em função de uma série de factores. Em projecto pode ser controlado o comprimento da linha de água que é função da geometria da via, o tipo de pavimento e respectiva macrorugosidade. Outros factores, tais como a pressão dos pneus, profundidade das ranhuras, e intensidade de precipitação não podem ser controlados pelo engenheiro. O presente trabalho surge com o objectivo de por um lado, fazer um levantamento de todos os parâmetros que influenciam a hidroplanagem, e por outro, fornecer orientações a implementar em projecto para minimizar o risco. Pretende-se, dar um contributo com a elaboração de um programa que analise o comportamento da água no pavimento, e determine o risco de hidroplanagem, num caso real. Os resultados obtidos com o programa permitirão facilitar o diagnóstico do risco de hidroplanagem nas estradas portuguesas e ampliar a investigação nesta área. Este estudo servirá também para sensibilizar o leitor que o risco de hidroplanagem surge a velocidades abaixo das normalmente praticadas pelos condutores, perante uma baixa intensidade de precipitação e que ocorra com muita frequência, e que muito há a fazer nas estradas portuguesas para combater o risco de hidroplanagem. Do caso de estudo analisado concluiu-se que para uma intensidade de precipitação de 25 mm/h o risco de hidroplanagem está presente ao longo de toda a estrada, no entanto não está presente em todas as vias. As zonas mais críticas são as zonas de disfarce de sobreelevação, seguindo-se os alinhamentos rectos e por fim as curvas circulares. A utilização de betão betuminoso drenante revela-se uma má opção, sendo aconselhada a aplicação de betão betuminoso e quando necessário uma elevada macrorugosidade. Nas zonas de disfarce de sobreelevação só a execução de ranhuras no pavimento se revela eficaz.Faculdade de Ciências e TecnologiaMicaelo, RuiRUNSoares, André Filipe dos Santos2011-06-22T09:55:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:44Zoai:run.unl.pt:10362/5830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:34.993483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
title Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
spellingShingle Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
Soares, André Filipe dos Santos
Hidroplanagem
Pavimentos rodoviários
Pavimentos drenantes
Segurança rodoviária
title_short Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
title_full Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
title_fullStr Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
title_full_unstemmed Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
title_sort Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real
author Soares, André Filipe dos Santos
author_facet Soares, André Filipe dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Micaelo, Rui
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, André Filipe dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Hidroplanagem
Pavimentos rodoviários
Pavimentos drenantes
Segurança rodoviária
topic Hidroplanagem
Pavimentos rodoviários
Pavimentos drenantes
Segurança rodoviária
description Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau Mestre em Engenharia Civil,Perfil de Construção
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22T09:55:35Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5830
url http://hdl.handle.net/10362/5830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137814910074880