A interação do clarinete com a eletrónica em tempo real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20788 |
Resumo: | O principal objetivo deste projeto de Mestrado em Interpretação Artística foi o de estimular direta e indiretamente a prática da Música Eletroacústica, com particular enfâse na prática da Música para Clarinete e Eletrónica em Tempo Real. Outro objetivo, foi o de expor os problemas associados a este género de performance apresentando, sempre que possível, soluções para os mesmos. Assim, numa primeira fase, foi contextualizado o surgimento da Música Eletroacústica e consequente desenvolvimento. Na segunda fase, procedeu-se à contextualização do instrumento desde a sua criação até à atualidade fazendo referência às diversas alterações técnicas que o mesmo sofreu. Na terceira fase, estabeleceu-se uma dicotomia entre a Música Eletrónica em Tempo Diferido e a Música Eletrónica em Tempo Real sendo apresentadas as diferenças entre ambas e as respetivas formas de sincronização para com um instrumento. Por último, foram apresentadas as dificuldades e/ou problemas que surgem inerentes à prática de Música Eletrónica em Tempo Real. |
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A interação do clarinete com a eletrónica em tempo realMúsica eletroacústicaClarineteTempo-realPerformanceInteraçãoElectroacoustic musicClarinetReal-timeInteractionO principal objetivo deste projeto de Mestrado em Interpretação Artística foi o de estimular direta e indiretamente a prática da Música Eletroacústica, com particular enfâse na prática da Música para Clarinete e Eletrónica em Tempo Real. Outro objetivo, foi o de expor os problemas associados a este género de performance apresentando, sempre que possível, soluções para os mesmos. Assim, numa primeira fase, foi contextualizado o surgimento da Música Eletroacústica e consequente desenvolvimento. Na segunda fase, procedeu-se à contextualização do instrumento desde a sua criação até à atualidade fazendo referência às diversas alterações técnicas que o mesmo sofreu. Na terceira fase, estabeleceu-se uma dicotomia entre a Música Eletrónica em Tempo Diferido e a Música Eletrónica em Tempo Real sendo apresentadas as diferenças entre ambas e as respetivas formas de sincronização para com um instrumento. Por último, foram apresentadas as dificuldades e/ou problemas que surgem inerentes à prática de Música Eletrónica em Tempo Real.The aim of this Master's dissertation in Artistic Interpretation was to directly and indirectly stimulate the practice of Electroacoustic Music, with particular emphasis on the practice of Music for Clarinet and Real-Time Electronics. Another aim, was to expose the problems associated with this genre of performance presenting, where possible, solutions to them. Thus, in a first phase, the emergence of Electroacoustic Music and consequent development was contextualized. In the second phase, the instrument was contextualized from its creation to the present day, making reference to the various technical changes that it has undergone. In the third phase, a dichotomy was established between Deferred-Time Electronic Music and Real-Time Electronic Music, presenting the differences between them and the respective forms of synchronization with an instrument. Finally, the difficulties and/or problems that arise inherent to the practice of Real-Time Electronic Music were presented.Pinto, Nuno FernandesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Rui Filipe Gonçalves Correia2022-09-01T17:16:06Z2022-07-052022-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20788TID:203055411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:52.721713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O principal objetivo deste projeto de Mestrado em Interpretação Artística foi o de estimular direta e indiretamente a prática da Música Eletroacústica, com particular enfâse na prática da Música para Clarinete e Eletrónica em Tempo Real. Outro objetivo, foi o de expor os problemas associados a este género de performance apresentando, sempre que possível, soluções para os mesmos. Assim, numa primeira fase, foi contextualizado o surgimento da Música Eletroacústica e consequente desenvolvimento. Na segunda fase, procedeu-se à contextualização do instrumento desde a sua criação até à atualidade fazendo referência às diversas alterações técnicas que o mesmo sofreu. Na terceira fase, estabeleceu-se uma dicotomia entre a Música Eletrónica em Tempo Diferido e a Música Eletrónica em Tempo Real sendo apresentadas as diferenças entre ambas e as respetivas formas de sincronização para com um instrumento. Por último, foram apresentadas as dificuldades e/ou problemas que surgem inerentes à prática de Música Eletrónica em Tempo Real. |
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