Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Melo Bezerra, Jéssica Tayrine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho Bezerra Cavalcante, Marianne, Martins Leitão, Márcio, Soares da Silva, Paula Michely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2912
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de língua portuguesa no atual cenário de pandemia mundial. Para alcançar o objetivo proposto, verificamos os acervos de seis repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) no contexto brasileiro, classificados em três macrocategorias: repositórios públicos mantidos por ministérios federais no âmbito internacional e nacional; repositórios públicos mantidos por iniciativas privadas e secretarias estaduais; e repositórios mantidos por laboratórios de pós-graduação. Na análise dos dados, verificamos, por meio de filtros e análise individual, que há um quantitativo de 862 objetos de aprendizagem destinados ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos ROA (anos finais do ensino fundamental). Porém, a diversidade de tipos de objetos que auxiliam a aprendizagem durante o período pandêmico em questão ainda é um desafio, visto que a maioria dos OA identificados são recursos já utilizados tradicionalmente, como vídeos e áudios que oferecem pouca interatividade.
id RCAP_46f3d5f0af4ea00a6c2f1b3bbfa173f1
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemiaLearning objects for teaching Portuguese Language: challenges and solutions during the pandemicArtigosO presente artigo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de língua portuguesa no atual cenário de pandemia mundial. Para alcançar o objetivo proposto, verificamos os acervos de seis repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) no contexto brasileiro, classificados em três macrocategorias: repositórios públicos mantidos por ministérios federais no âmbito internacional e nacional; repositórios públicos mantidos por iniciativas privadas e secretarias estaduais; e repositórios mantidos por laboratórios de pós-graduação. Na análise dos dados, verificamos, por meio de filtros e análise individual, que há um quantitativo de 862 objetos de aprendizagem destinados ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos ROA (anos finais do ensino fundamental). Porém, a diversidade de tipos de objetos que auxiliam a aprendizagem durante o período pandêmico em questão ainda é um desafio, visto que a maioria dos OA identificados são recursos já utilizados tradicionalmente, como vídeos e áudios que oferecem pouca interatividade.This paper aims to analyze the pedagogical potential of learning objects (LO) for teaching Portuguese in the current world pandemic scenario. To achieve the proposed objective, we verified the collection of six repositories of learning objects (LOR) in the Brazilian context, classified into three macro categories: public repositories maintained by federal ministries at the international and national levels; public repositories maintained by private initiatives and state departments; and repositories maintained by graduate laboratories. In the data analysis, we verified, through filters and individual analysis, that there are a number of 862 learning objects for teaching and learning Portuguese in the LOR (final years of elementary school). However, the diversity of types of objects that help learning during the pandemic period in question is still a challenge, since most of the identified LO are resources already used traditionally, such as videos and audios that offer little interactivity.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2912por2184-562XGomes de Melo Bezerra, Jéssica TayrineCarvalho Bezerra Cavalcante, MarianneMartins Leitão, MárcioSoares da Silva, Paula Michelyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:56Zoai:journals.uminho.pt:article/2912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:07.132728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
Learning objects for teaching Portuguese Language: challenges and solutions during the pandemic
title Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
spellingShingle Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
Gomes de Melo Bezerra, Jéssica Tayrine
Artigos
title_short Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
title_full Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
title_fullStr Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
title_sort Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia
author Gomes de Melo Bezerra, Jéssica Tayrine
author_facet Gomes de Melo Bezerra, Jéssica Tayrine
Carvalho Bezerra Cavalcante, Marianne
Martins Leitão, Márcio
Soares da Silva, Paula Michely
author_role author
author2 Carvalho Bezerra Cavalcante, Marianne
Martins Leitão, Márcio
Soares da Silva, Paula Michely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Melo Bezerra, Jéssica Tayrine
Carvalho Bezerra Cavalcante, Marianne
Martins Leitão, Márcio
Soares da Silva, Paula Michely
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de língua portuguesa no atual cenário de pandemia mundial. Para alcançar o objetivo proposto, verificamos os acervos de seis repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) no contexto brasileiro, classificados em três macrocategorias: repositórios públicos mantidos por ministérios federais no âmbito internacional e nacional; repositórios públicos mantidos por iniciativas privadas e secretarias estaduais; e repositórios mantidos por laboratórios de pós-graduação. Na análise dos dados, verificamos, por meio de filtros e análise individual, que há um quantitativo de 862 objetos de aprendizagem destinados ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos ROA (anos finais do ensino fundamental). Porém, a diversidade de tipos de objetos que auxiliam a aprendizagem durante o período pandêmico em questão ainda é um desafio, visto que a maioria dos OA identificados são recursos já utilizados tradicionalmente, como vídeos e áudios que oferecem pouca interatividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2912
url https://doi.org/10.21814/h2d.2912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999045820416