Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Dora Filipa Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3362
Resumo: A inteligência emocional tem ganho um relevo particular no domínio da psicologia, enquanto ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde, satisfação, bem-estar, e qualidade de vida, associados aos contextos educativos e profissionais (Nelis, Quoidbach, Mikolajczak, & Hansenne, 2009, cit. in Carvalho, 2011). Neste estudo visa-se estudar as qualidades psicométricas de um instrumento de avaliação da inteligência emocional, caracterizar a inteligência emocional, e analisar possíveis diferenças nos resultados em função de variáveis sociodemográficas. Participaram 557 alunos do 8º ano de escolaridade, 289 raparigas e 268 rapazes, entre os 11 e os 15 anos (M=13.27; DP=.583), que frequentavam escolas públicas do norte, centro, e sul de Portugal. A inteligência emocional foi avaliada através do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On, (Candeias & Rebocho, 2007). Em termos das qualidades psicométricas do instrumento verifica-se uma solução fatorial de 31 itens, organizados em cinco fatores, que explicam aproximadamente 50% da variância dos itens, sendo claramente identificados os fatores Humor Geral, Adaptabilidade e Interpessoal. Por sua vez, constatam-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo, na dimensão Intrapessoal, a favor das raparigas, e na dimensão Humor Geral a favor dos rapazes; em função da idade, na dimensão Adaptabilidade, a favor dos alunos mais novos; e, em função da localização geográfica, na dimensão Intrapessoal, a favor dos jovens do norte. Retiram-se implicações para o desenvolvimento de intervenções de aconselhamento de carreira ao longo da vida, que englobem o construto da inteligência emocional.
id RCAP_46f5aa047427b7b7aa087a835bfec171
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficasPSICOLOGIAPSICOLOGIA SOCIALINTELIGÊNCIA EMOCIONALDEMOGRAFIAMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONALADOLESCÊNCIAPSYCHOLOGYSOCIAL PSYCHOLOGYDEMOGRAPHYEMOTIONAL INTELLIGENCEADOLESCENCEA inteligência emocional tem ganho um relevo particular no domínio da psicologia, enquanto ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde, satisfação, bem-estar, e qualidade de vida, associados aos contextos educativos e profissionais (Nelis, Quoidbach, Mikolajczak, & Hansenne, 2009, cit. in Carvalho, 2011). Neste estudo visa-se estudar as qualidades psicométricas de um instrumento de avaliação da inteligência emocional, caracterizar a inteligência emocional, e analisar possíveis diferenças nos resultados em função de variáveis sociodemográficas. Participaram 557 alunos do 8º ano de escolaridade, 289 raparigas e 268 rapazes, entre os 11 e os 15 anos (M=13.27; DP=.583), que frequentavam escolas públicas do norte, centro, e sul de Portugal. A inteligência emocional foi avaliada através do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On, (Candeias & Rebocho, 2007). Em termos das qualidades psicométricas do instrumento verifica-se uma solução fatorial de 31 itens, organizados em cinco fatores, que explicam aproximadamente 50% da variância dos itens, sendo claramente identificados os fatores Humor Geral, Adaptabilidade e Interpessoal. Por sua vez, constatam-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo, na dimensão Intrapessoal, a favor das raparigas, e na dimensão Humor Geral a favor dos rapazes; em função da idade, na dimensão Adaptabilidade, a favor dos alunos mais novos; e, em função da localização geográfica, na dimensão Intrapessoal, a favor dos jovens do norte. Retiram-se implicações para o desenvolvimento de intervenções de aconselhamento de carreira ao longo da vida, que englobem o construto da inteligência emocional.Emotional intelligence has gained special importance in the field of psychology as a key ingredient for success, quality of interpersonal relationships, health, satisfaction, wellbeing and quality of life associated with educational and professional contexts (Nelis, Quoidbach, Mikolajczak, & Hansenne, 2009, cit. in Carvalho, 2011). This study aims to study the psychometric qualities of an instrument of emotional intelligence, characterize emotional intelligence, and analyze possible differences in results according to sociodemographic variables. 557 students in 8th grade participated, 289 girls and 268 boys between 11 and 15 years (M = 13:27, SD = .583) attending public schools in northern, central and southern Portugal. Emotional intelligence was assessed using the Emotional Intelligence Questionnaire Bar-On (Rebocho & Candeias, 2007). In terms of the psychometric qualities of the instrument there is a factorial solution of 31 items organized into five factors, explaining approximately 50% of the variance of the items being clearly identified the factors Humor General Adaptability and Interpersonal. In terms of the psychometric qualities of the instrument there is a solution factorial of 31 items organized into five factors, explaining approximately 50% of the variance of the items being clearly identified factors Humor General, Adaptability and Interpersonal. In turn, there are also significant differences by gender in the Intrapersonal dimension in favor of girls, and the General Mood scale in favor of boys according to age, the dimension Adaptability in favor of younger students; and, depending on geographic location in the intrapersonal dimension, for young people from the north. Remove from implications to the development of career counseling interventions lifelong covering the construct of emotional intelligence.2013-04-29T15:42:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3362porMatias, Dora Filipa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:50.622899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
title Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
spellingShingle Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
Matias, Dora Filipa Santos
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DEMOGRAFIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
ADOLESCÊNCIA
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
DEMOGRAPHY
EMOTIONAL INTELLIGENCE
ADOLESCENCE
title_short Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
title_full Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
title_fullStr Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
title_full_unstemmed Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
title_sort Inteligência Emocional em Alunos do 8º ano : diferenças em função de variáveis sociodemográficas
author Matias, Dora Filipa Santos
author_facet Matias, Dora Filipa Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Dora Filipa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DEMOGRAFIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
ADOLESCÊNCIA
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
DEMOGRAPHY
EMOTIONAL INTELLIGENCE
ADOLESCENCE
topic PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DEMOGRAFIA
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
ADOLESCÊNCIA
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
DEMOGRAPHY
EMOTIONAL INTELLIGENCE
ADOLESCENCE
description A inteligência emocional tem ganho um relevo particular no domínio da psicologia, enquanto ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde, satisfação, bem-estar, e qualidade de vida, associados aos contextos educativos e profissionais (Nelis, Quoidbach, Mikolajczak, & Hansenne, 2009, cit. in Carvalho, 2011). Neste estudo visa-se estudar as qualidades psicométricas de um instrumento de avaliação da inteligência emocional, caracterizar a inteligência emocional, e analisar possíveis diferenças nos resultados em função de variáveis sociodemográficas. Participaram 557 alunos do 8º ano de escolaridade, 289 raparigas e 268 rapazes, entre os 11 e os 15 anos (M=13.27; DP=.583), que frequentavam escolas públicas do norte, centro, e sul de Portugal. A inteligência emocional foi avaliada através do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On, (Candeias & Rebocho, 2007). Em termos das qualidades psicométricas do instrumento verifica-se uma solução fatorial de 31 itens, organizados em cinco fatores, que explicam aproximadamente 50% da variância dos itens, sendo claramente identificados os fatores Humor Geral, Adaptabilidade e Interpessoal. Por sua vez, constatam-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo, na dimensão Intrapessoal, a favor das raparigas, e na dimensão Humor Geral a favor dos rapazes; em função da idade, na dimensão Adaptabilidade, a favor dos alunos mais novos; e, em função da localização geográfica, na dimensão Intrapessoal, a favor dos jovens do norte. Retiram-se implicações para o desenvolvimento de intervenções de aconselhamento de carreira ao longo da vida, que englobem o construto da inteligência emocional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-29T15:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3362
url http://hdl.handle.net/10437/3362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275605311488