Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sónia Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1574
Resumo: A preocupação com a qualidade tem aumentado nos últimos anos, para gestores e profissionais de saúde, sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião do utente é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. O conceito de satisfação assenta numa perspectiva multidimensional. Diversos factores, como as características dos utentes, têm sido determinantes do nível de satisfação, nomeadamente: sexo, idade, nível de escolaridade e situação profissional. Neste sentido, foi realizado um estudo não experimental, quantitativo, do tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra de 142 acompanhantes de crianças que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do HIP EPE. Para a sua concretização foi utilizado um questionário adaptado de Silva et al. (2007). Os resultados obtidos permitem verificar que os acompanhantes das crianças estão satisfeitos com os serviços prestados, 43,7% consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos. As dimensões mais positivas apontadas referem-se aos aspectos gerais, admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas 97,9% dos acompanhantes das crianças voltaria a este hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. A diminuição do tempo de espera foi a sugestão mais mencionada. Face à satisfação dos acompanhantes das crianças em função do sexo, nível de escolaridade e situação profissional, verificou-se não existir relação estatisticamente significativa. Os resultados relativos à variável idade indicam existir relação estatisticamente significativa entre as duas variáveis, sendo que os acompanhantes das crianças mostram-se mais satisfeitos à medida que aumenta a idade. Palavras-chave: Acompanhantes das crianças Qualidade. Satisfação. Urgência Pediátrica.
id RCAP_4702dea1ede78688437dce4021568fb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátricaAtitude perante a saúdeCriançaGarantia da qualidade dos cuidados de saúdeHospitais públicosPediatriaPrestadores de cuidadosQualidade de cuidados de saúdeSatisfação do doenteServiço de urgência hospitalarUrgênciasAttitude to healthCaregiversChildEmergenciesEmergency service, hospitalHospitals, publicPatient satisfactionPediatricsQuality assurance, health careQuality of health careA preocupação com a qualidade tem aumentado nos últimos anos, para gestores e profissionais de saúde, sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião do utente é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. O conceito de satisfação assenta numa perspectiva multidimensional. Diversos factores, como as características dos utentes, têm sido determinantes do nível de satisfação, nomeadamente: sexo, idade, nível de escolaridade e situação profissional. Neste sentido, foi realizado um estudo não experimental, quantitativo, do tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra de 142 acompanhantes de crianças que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do HIP EPE. Para a sua concretização foi utilizado um questionário adaptado de Silva et al. (2007). Os resultados obtidos permitem verificar que os acompanhantes das crianças estão satisfeitos com os serviços prestados, 43,7% consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos. As dimensões mais positivas apontadas referem-se aos aspectos gerais, admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas 97,9% dos acompanhantes das crianças voltaria a este hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. A diminuição do tempo de espera foi a sugestão mais mencionada. Face à satisfação dos acompanhantes das crianças em função do sexo, nível de escolaridade e situação profissional, verificou-se não existir relação estatisticamente significativa. Os resultados relativos à variável idade indicam existir relação estatisticamente significativa entre as duas variáveis, sendo que os acompanhantes das crianças mostram-se mais satisfeitos à medida que aumenta a idade. Palavras-chave: Acompanhantes das crianças Qualidade. Satisfação. Urgência Pediátrica.ABSTRACT The concern for quality has increased in the last years for managers and health professionals and it is clear that customer satisfaction is a legitimate indicator of quality. To know the customers opinion is essential for monitoring the quality of health services and reorganizing them. The concept of satisfaction is based on a multidimensional perspective. Several factors such as customer characteristics, may determine the level of satisfaction. Some examples of those factors are sex, age, education level and employment status. In this sense, a non-experimental, quantitative, descriptive and cross-correlative and transversal study has been made using a sample of 142 children caretakers who use the Pediatric Emergency of HIP EPE. In order to accomplish this we used a questionnaire adapted from Silva et al. (2007). The obtained results allow us to verify that the children caretakers are satisfied with the services provided, 43.7% were satisfied, 41.5% were very satisfied and 14.8% were fully satisfied. The most positive dimensions identified refer to general aspects, such as admission of patients, personnel and facilities. About the respondents expectations, 97.9% would come back to the hospital with their children and 95.8% would recommend it to a friend. The decrease of the waiting time was the most often mentioned suggestion. Given the satisfaction of children caretakers based on gender, education level and employment status there was no statistically significant relationship. The results for the variable age indicate that a statistically significant relationship exists between the two variables and that the children caretakers are more satisfied with increasing age. KeyWords: Children caretakers. Quality. Satisfaction. Pediatric Emergency.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Sónia Alexandra Gomes2013-02-19T09:44:12Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:54.818384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
title Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
spellingShingle Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
Pinto, Sónia Alexandra Gomes
Atitude perante a saúde
Criança
Garantia da qualidade dos cuidados de saúde
Hospitais públicos
Pediatria
Prestadores de cuidados
Qualidade de cuidados de saúde
Satisfação do doente
Serviço de urgência hospitalar
Urgências
Attitude to health
Caregivers
Child
Emergencies
Emergency service, hospital
Hospitals, public
Patient satisfaction
Pediatrics
Quality assurance, health care
Quality of health care
title_short Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
title_full Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
title_fullStr Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
title_full_unstemmed Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
title_sort Qualidade e satisfação: a visão dos acompanhantes das crianças que recorrem ao serviço de urgência pediátrica
author Pinto, Sónia Alexandra Gomes
author_facet Pinto, Sónia Alexandra Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sónia Alexandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude perante a saúde
Criança
Garantia da qualidade dos cuidados de saúde
Hospitais públicos
Pediatria
Prestadores de cuidados
Qualidade de cuidados de saúde
Satisfação do doente
Serviço de urgência hospitalar
Urgências
Attitude to health
Caregivers
Child
Emergencies
Emergency service, hospital
Hospitals, public
Patient satisfaction
Pediatrics
Quality assurance, health care
Quality of health care
topic Atitude perante a saúde
Criança
Garantia da qualidade dos cuidados de saúde
Hospitais públicos
Pediatria
Prestadores de cuidados
Qualidade de cuidados de saúde
Satisfação do doente
Serviço de urgência hospitalar
Urgências
Attitude to health
Caregivers
Child
Emergencies
Emergency service, hospital
Hospitals, public
Patient satisfaction
Pediatrics
Quality assurance, health care
Quality of health care
description A preocupação com a qualidade tem aumentado nos últimos anos, para gestores e profissionais de saúde, sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião do utente é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. O conceito de satisfação assenta numa perspectiva multidimensional. Diversos factores, como as características dos utentes, têm sido determinantes do nível de satisfação, nomeadamente: sexo, idade, nível de escolaridade e situação profissional. Neste sentido, foi realizado um estudo não experimental, quantitativo, do tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra de 142 acompanhantes de crianças que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do HIP EPE. Para a sua concretização foi utilizado um questionário adaptado de Silva et al. (2007). Os resultados obtidos permitem verificar que os acompanhantes das crianças estão satisfeitos com os serviços prestados, 43,7% consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos. As dimensões mais positivas apontadas referem-se aos aspectos gerais, admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas 97,9% dos acompanhantes das crianças voltaria a este hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. A diminuição do tempo de espera foi a sugestão mais mencionada. Face à satisfação dos acompanhantes das crianças em função do sexo, nível de escolaridade e situação profissional, verificou-se não existir relação estatisticamente significativa. Os resultados relativos à variável idade indicam existir relação estatisticamente significativa entre as duas variáveis, sendo que os acompanhantes das crianças mostram-se mais satisfeitos à medida que aumenta a idade. Palavras-chave: Acompanhantes das crianças Qualidade. Satisfação. Urgência Pediátrica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-02-19T09:44:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1574
url http://hdl.handle.net/10400.19/1574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130874163232768