“Muitas vezes, nós não dizemos nada”: representações, perceções e incidência do assédio sexual entre estudantes da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Celeste Manuela Navega
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/74251
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia (Políticas Sociais)
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spelling “Muitas vezes, nós não dizemos nada”: representações, perceções e incidência do assédio sexual entre estudantes da Universidade do Minho“Often, we don't say anything”: representations, perceptions and incidence of sexual harassment among students at the University of MinhoMuitas vezes, nós não dizemos nada: representações, perceções e incidência do assédio sexual entre estudantes da Universidade do MinhoOften, we don't say anything: representations, perceptions and incidence of sexual harassment among students at the University of MinhoViolência de géneroAssédio sexualAcademiaUniversidade do Minho (Portugal)Gender violenceSexual harassmentAcademyUniversity of Minho (Portugal)Ciências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (Políticas Sociais)Esta dissertação de Mestrado em Sociologia teve como tema as representações, perceções e incidência do assédio sexual entre estudantes da Universidade do Minho. É um estudo de caso de carácter exploratório, que recorreu a uma metodologia qualitativa para uma análise mais aprofundada de um fenómeno pouco estudado em Portugal. Pretendeu-se responder às seguintes questões: quais as representações e perceções dos/as estudantes da Universidade do Minho em relação ao assédio sexual? Qual a sua perceção da incidência e da prevalência do assédio sexual entre estudantes da Universidade do Minho? A investigação teve como principal objetivo apurar as formas e a perceção da existência de fenómenos de assédio sexual no contexto académico da Universidade do Minho. O seu objeto empírico foram estudantes da Universidade do Minho de ambos os sexos. A compreensão do fenómeno da violência de género passa por analisar a construção social dos papéis de género a partir de um conjunto de significados atribuídos pela sociedade, assentes numa lógica patriarcal que justifica o poder e a dominação masculinos. Assim, o assédio sexual é uma forma de violência de género, que passou a ser alvo de atenção na década de 1970, comummente ligado ao mundo do trabalho. Em Portugal, começa a ganhar destaque uma década mais tarde, com a primeira investigação que evidencia a dimensão do fenómeno no país. Em particular, na academia, o assédio sexual, começa a ser estudado na década de 1980 nos EUA, ilustrando-se a grande proporção de estudantes que são vítimas de assédio nos campi. Em Portugal, escasseiam estudos sobre o assédio sexual na academia, reforçando a necessidade de investigar este tipo de violência para perceber como a combater. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa e teve como técnica principal de recolha de dados os grupos de discussão. No total, foram entrevistados/as 35 estudantes da Universidade do Minho, de diversas áreas de estudo. Os resultados obtidos organizam-se em cinco dimensões: o reconhecimento e a gravidade do assédio; as perceções da frequência, incidência e intervenientes nos fenómenos de assédio; os contextos do assédio; as respostas individuais e institucionais do assédio; e o último ponto, os efeitos psicológicos e comportamentais das experiências do assédio. As principais conclusões revelam que os/as entrevistados/as reconhecem e experienciaram situações de assédio na vida académica, sendo estas situações consideradas frequentes, sistemáticas e quotidianas. As principais vítimas são mulheres e os agressores são homens, podendo ser professores, colegas, funcionários ou desconhecidos. Os resultados mostram também que esta forma de violência acontece nos mais diversos contextos e tem várias consequências físicas e psicológicas, afetando as vítimas e quem as rodeia. Os/as entrevistados/as consideram, ainda, que há falta de falta de atenção da autarquia, da Universidade do Minho e do próprio governo relativamente à sua segurança nos campi e nos seus espaços envolventes.This Master dissertation in Sociology focuses on the representations, perceptions and incidence of sexual harassment among the students of the University of Minho. It is an exploratory case-study, which resorted to a qualitative methodology for an in-depth analysis of an understudied phenomenon in Portugal. It intended to answer the following questions: what are the representations and perceptions of the students of the University of Minho of sexual harassment? What is their perception of the incidence and prevalence of sexual harassment among the students at the University of Minho? The main objective of the investigation was to investigate the forms and perceptions of sexual harassment in the academic context of the University of Minho. Its empirical object were both male and female students of the University of Minho. Understanding gender violence involves analysing the social construction of gender roles prescribed by society based on a patriarchal logic that justifies male power and domination. Sexual harassment is a form of gender violence, which began to attract the researchers’ attention during the 1970s, commonly linked to the world of work. In Portugal, it gained prominence a decade later, with the first investigation that highlighted its dimension in the country. In particular, within academies, sexual harassment began to be studied during the 1980s in the USA. The first researches showed that a large number of students were the victims of harassment on campuses. In Portugal, studies on sexual harassment in the academy are scarce, which reinforces the need to investigate this type of violence to understand how to fight it back. This qualitative research included focus groups as the main data collection technique. Overall, 35 students from the University of Minho from different areas of study were interviewed. The results were organized into five dimensions: recognition and the severity of harassment; the perceptions of the frequency, incidence and actors involved in harassment situations; the contexts of harassment; individual and institutional responses to harassment; and finally, the psychological and behavioural effects of harassment. Data reveal that the interviewees recognize and have experienced harassment during their academic life and these situations were considered frequent, systematic and daily. The main victims of harassment were women and the aggressors were mostly men, be them professors, colleagues, employees or strangers. The results also show that this form of violence takes place in the most diverse situations and has several physical and psychological consequences, affecting the victims, as well as those around them. The interviewees also considered that there is a lack of attention from the municipality, the University of Minho and the government itself regarding their safety on campuses and their surroundings.Brandão, Ana MariaUniversidade do MinhoAmorim, Celeste Manuela Navega20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74251por202720659info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:07.121528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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