Centro de dia na perspectiva do utente : uma visão global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mónica Alexandra Vidal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3286
Resumo: Os Centros de Dia são estruturas de semi-institucionalização que surgem enquadradas numa política de “envelhecer em casa”. Estas são uma verdadeira alternativa às respostas sociais de internamento permanente e definitivo para idosos. Portugal não fica indiferente a este movimento, apesar da sua implementação tardia e especificidades que caracterizam o funcionamento do programa. Perspectiva-se, que para uma melhor organização e funcionamento das estruturas, é necessário conhece-las de modo mais aprofundado. Só assim, será possível operacionalizar uma intervenção integrada em face às necessidades do meio e das populações que recorrem aos seus serviços. Os objectivos gerais deste estudo dividem-se em dois eixos centrais: i) uma análise a um nível macro, das semelhanças e diferenças dos programas tendo em conta a localização dos mesmos, baseando-se na dicotomia rural/urbano; ii) sustentando-se na perspectiva do utente, análise e reflexão sobre níveis gerais de satisfação, serviços e actividades disponibilizados, e graus de adesão e participação dos utentes. Na recolha de dados, utilizou-se o método de amostragem por cotas, composta por 86 participantes. Os participantes eram pertencentes a seis instituições do distrito de Aveiro, seleccionadas em função do seu contexto demográfico (rural/urbano). O instrumento utilizado para a recolha de dados foi “Questionário do Utente” pertencente ao protocolo de avaliação de Centros de Dia. O protocolo foi desenvolvido por Conrad com o objectivo de analisar a estrutura, processos, populações e resultados dos programas do Centros de Dia existentes nos Estados Unidos. No que respeita ao “Questionário do Utente”, este reflecte a visão do mesmo sobre o Centro de Dia que frequenta, tendo em conta a dinâmica institucional. Os resultados mais relevantes deste estudo, apontam para os seguintes pontos: i) não existem diferenças entre as instituições implantadas em meio rural ou em meio urbano; ii) existência de um número reduzido de serviços disponibilizados aos utentes pelo programa; iii) adesão dos utentes aos serviços disponibilizados e um grau de satisfação ao nível do bom; iv) os utilizadores revelam uma intensidade de utilização elevada do Centro de Dia; v) o principal motivo de adesão ao programa está ligado à necessidade de companhia; vi) o grau de satisfação global do programa é razoável. ABSTRACT: The Day Care Centres are semi-institutional structures that appear involved on a “ageing at home” policy. These are real alternatives to the social responses of permanent confinement for the elder. Portugal is not indifferent to this movement, although its late implementation and specificities that characterize the program. It is foreseen that for a better organization and functioning of the structures, it is necessary to know them in depth. Only in this manner, it will be possible to organize and integrated intervention due to the necessities of the environment and the population that use their services. The general purposes of this study are divided in two central items: i) a macro analysis of the program similarities and differences concerning their location based on the dichotomy urban/ rural; ii) based on the client perspective, analysis and reflection about the general degrees of satisfaction, services and activities available and degrees of clients’ involvement and participation. In the data withdrawal, it was used the quota method composed of 86 clients. Those belonged to six centres of the Aveiro region, selected by their geographic context (rural/ urban). The method that was used for the data withdrawal was the “Client Questionnaire”, that is part of the evaluation protocol for Day Care Centres. This protocol was developed by Conrad with the purpose of analysing the structure, process, population and results of the day Care Centre programs in the United States. In what concerns the “Client Questionnaire”, it reflects the vision of the client towards the Day Care Centre that he/she enrolls, taking in consideration the institution dynamics. The most relevant results of this study point out to the following: i) there are no differences between the existent institutions in the rural or urban environment: ii) there is a limited number of services available by the program for the client; iii) the involvement of clients with the services and a degree of satisfaction to the level “good”; iv) the clients show a high level of usage of the Day Care Centre; v) the main reason of adherence to the program is due to the necessity of having someone to be with; vi) the general degree of satisfaction is reasonable.
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Os objectivos gerais deste estudo dividem-se em dois eixos centrais: i) uma análise a um nível macro, das semelhanças e diferenças dos programas tendo em conta a localização dos mesmos, baseando-se na dicotomia rural/urbano; ii) sustentando-se na perspectiva do utente, análise e reflexão sobre níveis gerais de satisfação, serviços e actividades disponibilizados, e graus de adesão e participação dos utentes. Na recolha de dados, utilizou-se o método de amostragem por cotas, composta por 86 participantes. Os participantes eram pertencentes a seis instituições do distrito de Aveiro, seleccionadas em função do seu contexto demográfico (rural/urbano). O instrumento utilizado para a recolha de dados foi “Questionário do Utente” pertencente ao protocolo de avaliação de Centros de Dia. O protocolo foi desenvolvido por Conrad com o objectivo de analisar a estrutura, processos, populações e resultados dos programas do Centros de Dia existentes nos Estados Unidos. No que respeita ao “Questionário do Utente”, este reflecte a visão do mesmo sobre o Centro de Dia que frequenta, tendo em conta a dinâmica institucional. Os resultados mais relevantes deste estudo, apontam para os seguintes pontos: i) não existem diferenças entre as instituições implantadas em meio rural ou em meio urbano; ii) existência de um número reduzido de serviços disponibilizados aos utentes pelo programa; iii) adesão dos utentes aos serviços disponibilizados e um grau de satisfação ao nível do bom; iv) os utilizadores revelam uma intensidade de utilização elevada do Centro de Dia; v) o principal motivo de adesão ao programa está ligado à necessidade de companhia; vi) o grau de satisfação global do programa é razoável. ABSTRACT: The Day Care Centres are semi-institutional structures that appear involved on a “ageing at home” policy. These are real alternatives to the social responses of permanent confinement for the elder. Portugal is not indifferent to this movement, although its late implementation and specificities that characterize the program. It is foreseen that for a better organization and functioning of the structures, it is necessary to know them in depth. Only in this manner, it will be possible to organize and integrated intervention due to the necessities of the environment and the population that use their services. The general purposes of this study are divided in two central items: i) a macro analysis of the program similarities and differences concerning their location based on the dichotomy urban/ rural; ii) based on the client perspective, analysis and reflection about the general degrees of satisfaction, services and activities available and degrees of clients’ involvement and participation. In the data withdrawal, it was used the quota method composed of 86 clients. Those belonged to six centres of the Aveiro region, selected by their geographic context (rural/ urban). 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The most relevant results of this study point out to the following: i) there are no differences between the existent institutions in the rural or urban environment: ii) there is a limited number of services available by the program for the client; iii) the involvement of clients with the services and a degree of satisfaction to the level “good”; iv) the clients show a high level of usage of the Day Care Centre; v) the main reason of adherence to the program is due to the necessity of having someone to be with; vi) the general degree of satisfaction is reasonable.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:35:45Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3286porTeixeira, Mónica Alexandra Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:25Zoai:ria.ua.pt:10773/3286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:32.640115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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