Comunicação digital nas companhias de teatro da região de Lisboa e Vale do Tejo: a era dos social media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Leonor Alves de Araújo Mesquita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9411
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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A interatividade dos novos meios de comunicação digital está a fazer desaparecer o papel de recetor passivo do utilizador e faz com que este desempenhe, agora, um papel de produtor de conteúdos. Assim, o utilizador começa a integrar um fluxo comunicacional bidirecional, fazendo com que as organizações tenham de repensar os seus modelos de comunicação no contexto da internet e dos Social Media. Todavia, os principais autores que estudam este tema reconhecem que os Social Media, com a abertura, autenticidade, diálogo e participação que promovem, ainda não são totalmente aproveitados pela maioria dos profissionais de Relações Públicas. De modo a perceber de que forma as companhias de teatro de Lisboa e Vale do Tejo estão a aproveitar as potencialidades da Web 2.0, nomeadamente se promovem o diálogo e participação através das plataformas online ou se apenas se restringem à divulgação das suas peças e eventos, esta investigação tem por base a observação e acompanhamento das ferramentas de comunicação online utilizadas pelas organizações teatrais e a aplicação de inquéritos a membros das companhias. Os resultados do estudo demonstram que a maioria das companhias de teatro continua a dinamizar um paradigma de controlo sobre a mensagem para evitar críticas e comentários negativos e continua a transmitir unidireccionalmente informações para os seus públicos. Nesse contexto, foi verificada a existência de níveis baixos de interação em particular no que diz respeito a likes e partilhas de conteúdos e uma maior percentagem de publicações de conteúdos institucionais, comerciais e factuais (neste caso, centrados nos espetáculos da companhia). Considerando o panorama de trabalhos anteriores, a pesquisa aqui apresentada permitiu concluir que nos últimos anos foi parca a melhoria e evolução da utilização dos Social Media pelas companhias de teatro estudadas. Realidade que não se demonstra favorável para um mundo em constante desenvolvimento tecnológico. Com os resultados obtidos, pensa-se que as companhias de teatro poderão compreender melhor as potencialidades e possíveis utilidades destas ferramentas, podendo melhorar a sua prestação na comunicação online.ABSTRACT: We are currently facing a scenario in which public relations are driven by the availability and development of new technologies. This includes the reformulation of the role of Public Relations in an organization, the redefinition of creative needs, of distribution of information, and the building of relationships. The interactivity of new digital media is removing the role of the passive receiver of the user and makes him now play a role of content producer. Thus, the user begins to integrate a two-way communication flow, causing organizations to rethink their communication models in the context of the internet and Social Media. However, the main authors who study this theme recognize that Social Media, with the openness, authenticity, dialogue and participation they promote, are not yet fully utilized by most Public Relations professionals. In order to understand how the theater companies of the Lisbon and Tagus Valley metropolitan area are taking advantage of the potential of Web 2.0, namely if they promote dialogue and participation through online platforms or if they are restricted to the dissemination of their pieces and events, this investigation is based on the observation and monitoring of the online communication tools used by the theater organizations and the application of surveys to company members. The results of the study demonstrate that most theater companies continue to streamline a paradigm of control over the message to avoid criticism and negative comments and continues to impart unidirectional information to their audiences. In this context, there was a low level of interaction in particular regarding likes and shares of content and a higher percentage of institutional, commercial and factual content publications (in this case, centered on the company's shows). Considering the panorama of previous works, the research presented here allowed us to conclude that in the last few years the improvement and evolution of the use of Social Media by the theater companies studied has been scarce. Reality that does not prove favorable to a world in constant technological development. With the results obtained, it is thought that theater companies could better understand the potentialities and possible uses of these tools, improving their performance in online communication.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoJorge, Nuno da SilvaRCIPLGuimarães, Leonor Alves de Araújo Mesquita2019-02-05T11:16:53Z2018-12-112018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9411TID:202100367porGuimarães, L.A.A.M. (2018). Comunicação digital nas companhias de teatro da região de Lisboa e Vale do Tejo: a era dos social media. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:59.301500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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