Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29026 |
Resumo: | Atualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes. |
id |
RCAP_473c1326bacddc99cbc7c14a5cac5223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetaisGestão da cadeia de abastecimentoComprasFunção de comprasProcesso de comprasSeleção de fornecedoresAvaliação de fornecedoresGestão da relação com fornecedoresAnalytic Hierarchy ProcessAtualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes.Nowadays, companies have been adopting new strategies in order to effectively manage their supply chains and remain competitive in today’s marketplace. It is becoming increasingly important to focus on the selection of potential partners and on managing the relationships with current supply chain participants, due to their influence over the performance of companies. Companies’ purchasing function emerges then as a strategic function, since it is responsible for the potential partners’ evaluation and selection. It is also responsible for minimising the companies’ business costs through an effective purchasing management and for efficiently managing the relationships with current partners. It is imperative that this function ensures the full supply of products and services, avoiding stock shortages and, consequently, flaws in the production process. Therefore, through an analysis of White and Green Natural S.A., the company elected for the internship, it was possible to analyse its suppliers’ evaluation and selection process, its purchasing process of raw materials and its relationship management with the main suppliers of raw materials. In order to improve its suppliers’ evaluation process, through the method Analytic Hierarchy Process, it was possible to determine the importance of various criteria and also propose a possible model to evaluate suppliers. The results confirm that this company values several criteria discussed in the analysed literature. It has also been focusing in better managing the relationship with its suppliers in order to share knowledge and create value to their customers.2022-07-28T00:00:00Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29026porPires, Patrícia Maria Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:10Zoai:ria.ua.pt:10773/29026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:28.332256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
title |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
spellingShingle |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais Pires, Patrícia Maria Pereira Gestão da cadeia de abastecimento Compras Função de compras Processo de compras Seleção de fornecedores Avaliação de fornecedores Gestão da relação com fornecedores Analytic Hierarchy Process |
title_short |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
title_full |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
title_fullStr |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
title_full_unstemmed |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
title_sort |
Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais |
author |
Pires, Patrícia Maria Pereira |
author_facet |
Pires, Patrícia Maria Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Patrícia Maria Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da cadeia de abastecimento Compras Função de compras Processo de compras Seleção de fornecedores Avaliação de fornecedores Gestão da relação com fornecedores Analytic Hierarchy Process |
topic |
Gestão da cadeia de abastecimento Compras Função de compras Processo de compras Seleção de fornecedores Avaliação de fornecedores Gestão da relação com fornecedores Analytic Hierarchy Process |
description |
Atualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T00:00:00Z 2020-07-21 2022-07-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29026 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137670227558400 |