Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Patrícia Maria Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29026
Resumo: Atualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes.
id RCAP_473c1326bacddc99cbc7c14a5cac5223
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetaisGestão da cadeia de abastecimentoComprasFunção de comprasProcesso de comprasSeleção de fornecedoresAvaliação de fornecedoresGestão da relação com fornecedoresAnalytic Hierarchy ProcessAtualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes.Nowadays, companies have been adopting new strategies in order to effectively manage their supply chains and remain competitive in today’s marketplace. It is becoming increasingly important to focus on the selection of potential partners and on managing the relationships with current supply chain participants, due to their influence over the performance of companies. Companies’ purchasing function emerges then as a strategic function, since it is responsible for the potential partners’ evaluation and selection. It is also responsible for minimising the companies’ business costs through an effective purchasing management and for efficiently managing the relationships with current partners. It is imperative that this function ensures the full supply of products and services, avoiding stock shortages and, consequently, flaws in the production process. Therefore, through an analysis of White and Green Natural S.A., the company elected for the internship, it was possible to analyse its suppliers’ evaluation and selection process, its purchasing process of raw materials and its relationship management with the main suppliers of raw materials. In order to improve its suppliers’ evaluation process, through the method Analytic Hierarchy Process, it was possible to determine the importance of various criteria and also propose a possible model to evaluate suppliers. The results confirm that this company values several criteria discussed in the analysed literature. It has also been focusing in better managing the relationship with its suppliers in order to share knowledge and create value to their customers.2022-07-28T00:00:00Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29026porPires, Patrícia Maria Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:10Zoai:ria.ua.pt:10773/29026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:28.332256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
title Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
spellingShingle Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
Pires, Patrícia Maria Pereira
Gestão da cadeia de abastecimento
Compras
Função de compras
Processo de compras
Seleção de fornecedores
Avaliação de fornecedores
Gestão da relação com fornecedores
Analytic Hierarchy Process
title_short Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
title_full Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
title_fullStr Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
title_full_unstemmed Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
title_sort Análise e melhoria do processo de avaliação e seleção de fornecedores de uma empresa de bebidas vegetais
author Pires, Patrícia Maria Pereira
author_facet Pires, Patrícia Maria Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Patrícia Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da cadeia de abastecimento
Compras
Função de compras
Processo de compras
Seleção de fornecedores
Avaliação de fornecedores
Gestão da relação com fornecedores
Analytic Hierarchy Process
topic Gestão da cadeia de abastecimento
Compras
Função de compras
Processo de compras
Seleção de fornecedores
Avaliação de fornecedores
Gestão da relação com fornecedores
Analytic Hierarchy Process
description Atualmente, as organizações têm vindo a adotar novas estratégias para gerirem as suas cadeias de abastecimento de forma eficaz, permitindo-lhes manterem-se competitivas no mercado. A seleção de potenciais parceiros e a gestão das atuais relações com os participantes da cadeia têm assumido uma importância cada vez mais acentuada, uma vez que estes parceiros influenciam a performance das empresas. A função de compras surge também como uma função estratégica, uma vez que, na maioria das vezes, esta é responsável pela avaliação e seleção de potenciais fornecedores, pela minimização dos custos da organização através de uma gestão de compras eficaz e de uma gestão eficiente das relações com os seus atuais parceiros. É também imperativo que esta função assegure o pleno abastecimento de produtos e serviços, evitando quebras de stock e, consequentemente, falhas no processo produtivo. Assim, através da análise da empresa White and Green Natural S.A, empresa acolhedora de estágio, foi possível analisar o processo de avaliação e seleção de fornecedores, a sua gestão de compras de matérias-primas e a gestão da relação com os seus principais fornecedores de matéria-prima. De forma a melhorar o processo de avaliação de potenciais fornecedores, e recorrendo ao método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível determinar a importância dos diversos critérios propostos, tendo sido apresentado um possível modelo para a realização desta avaliação. Os resultados do estudo confirmam que a empresa em estudo valoriza diversos critérios existentes na literatura analisada, tendo vindo a apostar na gestão da relação com os seus atuais parceiros, de forma a partilhar conhecimento, permitindo, ao mesmo tempo, a criação de valor para os seus clientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T00:00:00Z
2020-07-21
2022-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29026
url http://hdl.handle.net/10773/29026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137670227558400