Visão de excelência no service da Adira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, João Pedro Esteves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20885
Resumo: A logística eficiente e a melhoria contínua dos processos logísticos estão na base da competitividade das empresas e da capacidade de satisfazer os seus clientes. A crescente desenvolvimento tecnológico aliado à alta competitividade do mercado dos componentes, tem levado a uma maior consciencialização sobre a gestão dos ativos. De entre os recursos utilizados pelas empresas, os equipamentos são responsáveis pelos investimentos mais avultados, daí a orientação dos esforços no sentido de organizar as atividades de manutenção de forma a garantir a máxima performance dos equipamentos, durante o maior período de tempo e ao menor custo global. A presente dissertação consistiu em melhorar o serviço do pós-venda em geral, focandose no melhoramento dos planos de manutenção preventiva, implementação de Spare Lists e melhoria no serviço pós-venda. Para a melhoria dos planos de manutenção foram realizados kit’s de manutenção individuais para cada máquina e uma ferramenta em MS Excel® que irá auxiliar no controlo das mesmas. Foram também criadas Spare Lists para acompanhar nas vendas de máquinas novas e para situações em que seja necessário apresentar a lista ao cliente. Foi também incutida a importância das intervenções de manutenção preventiva aos clientes como um benefício para as máquinas que possuem. Para tal, foi necessário que a ADIRA tenha um controlo total das máquinas que tem em carteira e começar a registar as intervenções preventivas, com o auxílio da ferramenta em MS Excel® e também do contacto direto com o cliente. O desenvolvimento do programa de gestão interna foi essencial para as melhorias nos processos internos, pois reduziu significativamente a troca de emails e melhorou os processos de uma forma bastante positiva. Aproveitou-se também para aplicar a metodologia 5S para organizar o laboratório de service com o material desorganizado e não identificado que se encontrava em vários locais da fábrica, inclusive no exterior. Na generalidade, alcançaram-se resultados positivos em todas as implementações que foram feitas, mas realça-se a melhoria dos processos internos, a qual originou melhorias significativas e foi bem aceite por todos os colaboradores do departamento.
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A presente dissertação consistiu em melhorar o serviço do pós-venda em geral, focandose no melhoramento dos planos de manutenção preventiva, implementação de Spare Lists e melhoria no serviço pós-venda. Para a melhoria dos planos de manutenção foram realizados kit’s de manutenção individuais para cada máquina e uma ferramenta em MS Excel® que irá auxiliar no controlo das mesmas. Foram também criadas Spare Lists para acompanhar nas vendas de máquinas novas e para situações em que seja necessário apresentar a lista ao cliente. Foi também incutida a importância das intervenções de manutenção preventiva aos clientes como um benefício para as máquinas que possuem. Para tal, foi necessário que a ADIRA tenha um controlo total das máquinas que tem em carteira e começar a registar as intervenções preventivas, com o auxílio da ferramenta em MS Excel® e também do contacto direto com o cliente. O desenvolvimento do programa de gestão interna foi essencial para as melhorias nos processos internos, pois reduziu significativamente a troca de emails e melhorou os processos de uma forma bastante positiva. Aproveitou-se também para aplicar a metodologia 5S para organizar o laboratório de service com o material desorganizado e não identificado que se encontrava em vários locais da fábrica, inclusive no exterior. Na generalidade, alcançaram-se resultados positivos em todas as implementações que foram feitas, mas realça-se a melhoria dos processos internos, a qual originou melhorias significativas e foi bem aceite por todos os colaboradores do departamento.Efficient logistics and the continuous improvement of logistics processes are the basis of companies competitiveness and ability to satisfy their customers. With the growing of technological development allied to the high competitiveness of the components market, it has led to a greater awareness of asset management. Among the resources used by companies, equipment is responsible for the largest investments, hence the need and orientation of efforts to organize maintenance activities in order to guarantee maximum performance of equipment, for the longest period of time and at the lowest global cost. This report aims at improving after-Sales service in general, focusing on improving preventive maintenance plans, implementing spare lists and developing after-Sales service. To improve the maintenance plans, individual maintenance kits were created for each machine and an MS Excel® tool that will help control them. Spare lists were also created to come with the sales of new machines and for situations in which it is necessary to present the list to the customer. The importance of preventive maintenance interventions to customers was also instilled as a benefit for the machines they own. For this, it was necessary for ADIRA to have full control of the machines it has in its portfolio and to start recording preventive interventions, with the help of the MS Excel® tool and also direct contact with the customer. The development of the internal management program was essential for improvements in internal processes, as it significantly reduced the exchange of emails and optimized processes in a very positive way. It also took the opportunity to apply the 5S methodology to organize the service laboratory with the disorganized and unidentified material that was found in several places in the factory, including outside. In general, positive results were achieved in all the implementations that were carried out, highlighting the optimization of internal processes that led to significant improvements. These actions have been well accepted by all employees of the department, which stands out.Casais, Rafaela Carla BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, João Pedro Esteves2023-07-21T00:33:11Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20885TID:203061420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:08ZPortal AgregadorONG
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Dias, João Pedro Esteves
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